Forças Armadas na América Latina só pensam em golpe, diz leitor

Leitores também comentam a visita do presidente em voo comercial no ES

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bolsonaro e o golpe
"Bolsonaro prepara o golpe" (Ruy Castro, Opinião, 11/6). No Brasil, como em todos os países latino-americanos, as Forças Armadas só existem para conspirar e realizar golpes políticos. Pela defesa da pátria contra cobiça de países estrangeiros, eles nada fazem. Pelo contrário: estendem tapete vermelho para que as potências capitalistas surrupiem o país.
Maurício Costa (Belém, PA)

O presidente Jair Bolsonaro assiste à formatura dos oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ)
O presidente Jair Bolsonaro assiste à formatura dos oficiais da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ) - Paulo Whitaker - 1º.dez.2018/Reuters

Não há mais golpe agudo, com quartelada, tanques nas ruas etc. Não. Os golpes de Estado agora são crônicos e paulatinos, são sedimentados dia após dia, com declarações do tipo "bastam um cabo e um jipe para fechar STF". É na normalização do absurdo que o golpe se materializa.
Bruno Lima (Teresópolis, RJ)


Bolsonaro e a máscara
A sugestão absurda de Bolsonaro de dispensar o uso de máscara para quem já contraiu o coronavírus ou foi vacinado dispensa maiores considerações; autoridades médicas já atestaram a insanidade da proposta. Fato é que a obsessão do presidente em "mandar" na condução da pandemia obedece a um princípio fundamental do comportamento animal: a marcação de território.
Luciano Harary (São Paulo, SP)

É inacreditável que o presidente da República agora defenda a liberação do uso de máscara. A não ser para alegrar seus seguidores, não vejo objetivo nenhum na proposta. Os demais problemas que estamos enfrentando com a pandemia não são mais importantes?
Antônio Dilson Pereira (Curitiba, PR)

Sempre na contramão da ciência, ao querer liberar o uso da máscara, o presidente não só apequena como desmoraliza o ministro da Saúde —que deveria renunciar em nome de sua própria dignidade.
Lafayette Pondé Filho (Salvador, BA)

Maricas do Brasil, unamo-nos e preservemos as nossas vidas e as das outras pessoas, mesmo que a idiotice de plantão no Planalto diga para tirarmos nossas máscaras. Não é hora! E que os que quiserem ficar desmascarados se lembrem de que nem todos têm um hospital militar a seu dispor.
Tania Tavares (São Paulo, SP)

Quando parecia que o presidente em exercício já tinha destilado todas as suas asneiras e tomado todas as atitudes autoritárias, eis que a imprensa nos brinda com sua solicitação ao ministro da Saúde para liberar a exigência de máscaras para os já vacinados e os que contraíram a Covid-19. Se estivéssemos em outros governos, FHC, Lula, Dilma ou Temer, essa asneira seria motivo de pedido de impeachment.
Flávia Romanek (São Paulo, SP)

Posicione-se, ministro Marcelo Queiroga! Não fique enrolando, dizendo que fará estudos. Estudos sobre esse assunto já temos fartamente.
Miriam Pavani (Mogi Guaçu, SP)


Bolsonaro no avião
"Presidente entra em voo comercial no ES e ouve gritos de 'genocida', 'fora, Bolsonaro' e 'mito'" (Poder, 11/6). Parabéns aos revoltosos do avião. Sua revolta representa todas as vítimas desse genocida.
Jorge Viana da Silva (Moreno, PE)


Fuga de Cérebros
"Sob Bolsonaro, mais trabalhadores qualificados tentam deixar o Brasil" (Mercado, 9/6). É mais do que lícita, para qualquer ser humano, a busca por melhores oportunidades de trabalho e por melhores condições de vida. Não surpreende essa fuga de cérebros para o exterior; não é de hoje e nunca acabará. O brasileiro não tem o perfil de se sacrificar por seu país.
João Manuel Maio (São José dos Campos, SP)


Alberto Fernández
"Fernández diz que brasileiros vieram da selva e argentinos chegaram de barco da Europa" (Mundo, 10/6). A frase do presidente da Argentina, Alberto Fernández, evidencia que, nas Américas, a costura entre populações originais (expropriadas de suas terras), europeias (colonizadoras) e africanas (escravizadas) construiu o racismo estrutural. Olhando de longe, parece um tecido bem costurado; de perto vemos um tecido roído pela violência e pela injustiça humanitária.
José Jorge de Morais Zacharias (São Paulo, SP)

É pura ignorância um presidente argentino desconhecer que o Brasil continental foi descoberto e colonizado por portugueses e teve a Coroa portuguesa transplantada para cá, no começo do século 19, transformando o Rio de Janeiro na mais bela cidade da América do Sul. Se não for é ignorância, é grosseria ou despeito.
Roberto Cecil Vaz de Carvalho (Araraquara, SP)


Privatização Eletrobras
A Eletrobras não é deficitária, não é ineficaz e não causa prejuízo ao país. Por qual motivo o governo quer privatizar uma estatal estratégica?
Emerson Leal (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.