Qual é seu neologismo favorito? Participe de interação da Folha

Sérgio Rodrigues abordou o tema em coluna publicada nesta quarta-feira (16)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O colunista de economia da Folha Vinicius Torres Freire usou em texto recente a palavra "despiorar", o que deixou em polvorosa bolsonaristas nas redes sociais.

Trata-se de um neologismo —uma palavra nova, inventada, que não consta nos dicionários— que já foi aplicado por ele aos “governos Lula, Dilma, Temer e economias do mundo em geral”.

Outro colunista, o Sérgio Rodrigues, explica. "Despiorar não é um sinônimo perfeito de melhorar —dá conta de uma recuperação parcial após uma piora. Aquilo que despiora continua ruim, só que menos."

No caso, despiorar não é uma palavra tão nova assim —há registro dela após 1939.

Ainda segundo Sérgio Rodrigues, embora introduza uma sutileza semântica útil e seja morfologicamente inatacável (des + piorar), a palavra despiorar ainda é considerada informal. Isso significa que deve ser evitada em textos severos ou engomados como bulas papais, pareceres jurídicos e redações do Enem —colunas de jornal escapam, ainda bem.

  • Com esse gancho, a Folha gostaria de saber qual é seu neologismo favorito.

Pode ser um neologismo novíssimo ou um não tão novo assim. Pode ser, inclusive, um neologismo que você inventou e mais ninguém conheça —é sua chance de mostrá-lo ao mundo. Escreva um email para enviesuanoticia@grupofolha.com.br. Preencha, por favor, os campos abaixo:

Nome:
Idade:
Profissão:
Cidade:

Obrigado pela participação!

Reprodução do Dicionário Aurélio - Fabio Braga 25.set.15/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.