Descrição de chapéu indígenas

Leitores comentam manifestações de domingo 12/9

Não foi às ruas quem não quer ser massa de manobra de golpistas, diz leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Protestos
"Líderes de centro-esquerda planejam investida para atrair PT aos atos contra Bolsonaro" (Painel, 13/9). Esse povo que foi às ruas neste domingo ajudou de tirar Lula das eleições por que acreditou no fake juiz. E a Folha ainda acredita nele. Sem essa manobra, Lula seria presidente. Não seria a solução perfeita, mas, com certeza, teríamos tido milhares mortes a menos, a crise da pobreza seria menos grave e teríamos aliados internacionais que poderiam nos ajudar a superar os problemas econômicos. Esse movimento da terceira via é sem noção política.
Klemens Laschefski (Belo Horizonte, MG)

Quem pariu a besta que cuide dela. Eu votei em Haddad. Não vou para a rua tirar presidente eleito.

Noel Carvalho

Campinas, SP


Eu votei em Fernando Haddad e vou às ruas contra Bolsonaro. Só não me peçam para engrossar um movimento que tem como mote "nem Lula nem Bolsonaro".
Daniel Alvares (São Paulo, SP)

Mas é claro que o PT não iria a essas manifestações. As pessoas falando mal do Lula e esnobando o partido; eles queriam o quê? Esse movimento engloba os partidos e as pessoas que apoiaram a derrubada de Dilma em 2016.
Marcelo Emanoel Dias Barbosa (Campo Grande, MS)

Parece piada, mas creio que seja má-fé. Esperar que apoiadores do PT vão a uma manifestação em que a sua principal liderança é colocada no mesmo nível do inominável inquilino do Planalto...? Os organizadores desses atos não conseguem mobilizar a população e culpam o PT. Ou seja, convidaram o PT para uma manifestação contra o PT, mas, como o PT não foi, o partido é acusado por não haver público. Kafka não faria enredo melhor.
Maria de Souza (Salvador, BA)

Que loucura. Não faz o menor sentido alguém comparecer a uma manifestação contra si próprio.

Fernanda Safira Soares Campos

Cuiabá, MT



Se essas pessoas acreditam que foi "o PT" que não foi às ruas, estão muito mal de avaliação. Não foi às ruas quem não quer ser massa de manobra de golpistas e quem viu claramente que esse não era um ato contra Bolsonaro nem pelo impeachment.
Marta Carvalhal (São paulo, SP)

Não é o PT que precisa aderir aos atos conclamados por fascistas enrustidos. São os que se dizem democratas que devem aderir às manifestações conclamadas, de fato, pela população, às quais PT e PSOL sempre aderiram.

Fábia Lopes

Brasília, DF

Rachadinha
"Rachadinha é 'clara e ostensiva' corrupção, diz Moraes ao condenar ex-vereadora no TSE" (Poder, 13/9). O próximo será o "vereador federal".
Delane J. de Souza (Belo Horizonte, MG)


Fantasmas
"'Fantasmas' de Carlos constaram com endereço de Bolsonaro em cadastro da Receita e Câmara" (Poder, 13/9). Tá certo, uai! Bolsonaro e bolsonariozinhos também são fantasmas. Ou por acaso trabalham?! Então endereço de fantasma é um só mesmo.
Francisco Eduardo de Carvalho Viola (São José dos Campos, SP)

Chamem o menino Dallagnol! Precisamos atualizar aquele power point.

Rodrigo Vaz Soares

Viamão, RS


Ansioso para ver os malabarismos que os bolsominions vão fazer para explicar mais essa.
Carlos Fernando de Souza Braga (São Paulo, SP)


Lobistas
"Lobista na mira da CPI recebia núcleo de Bolsonaro para passeios de lancha e churrascos" (Poder, 13/9). Quantos lobistas iguais a esse existe em torno desse governo e dessa familia?
Antonio Barreto Filho Barreto (São Paulo, SP)

Espero que a justiça seja feita. Afinal, essa gente se apresentou como oposição ao PT e contrária à corrupção. Mas o que se vê é uma verdadeira quadrilha, alheia à dor do brasileiro diante da pandemia e avessa à empatia.

Micheline Lage

Goiânia, GO


Incrível a tentativa de relacionar o presidente a qualquer coisa errada. Até agora a mídia só se expõe e se desgasta. Querem maracutaia? Chamem ele de volta, no pacote vêm Dirceu, Palloci, Renan Calheiros, Jader Barbalho, Edison Lobão...
João Braga (Marília, SP)


Floresta
Impecável o texto de Marcelo Leite, que, com clareza e sensibilidade, nos mostra que sem a floresta não existirá vida ("Demarcação de terras indígenas ameaça derrubar o céu sobre juízes do STF", Ambiente, 12/9). Simples assim. Resta torcer, rezar ou esperar pela lucidez do Supremo Tribunal Federal; e que o futuro das novas gerações seja mais importante que os privilégios efêmeros dos juízes.
Lucia Martelli (Ribeirão Preto, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.