Leitores falam sobre educação sexual

Leitor elogia obituário do maître Ático

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Planejamento familiar
É urgente que a educação sexual se efetive nas escolas, para que alunas e alunos bem informados e com acesso a métodos contraceptivos possam realizar um planejamento reprodutivo. Passou da hora de a escola ser um poderoso agente social nessa questão. O artigo da médica Carolina Sales Vieira ("Uma tragédia bem brasileira", Tendências / Debates, 20/1) é elucidativo. No Brasil, 55% das gestações não são planejadas, sobretudo por falta de acesso a métodos contraceptivos e por desinformação. Os ministérios da Educação e da Saúde precisam se unir.
Cíntia Bartolomeu Garcia, professora do ensino médio (São Carlos, SP)


É preciso avançar como sociedade e quebrar o tabu conservador que impede a abordagem de temas sexuais nas escolas. É preciso inovar a nossa rede de ensino, incentivando a abordagem dos diversos tópicos sobre a sexualidade: as possíveis consequências da vida sexual precoce, os meios contraceptivos, a gravidez na adolescência etc. De outro modo, o futuro repetirá o passado.
Cassio Silveira (São Paulo, SP)

Mais instruções sobre o tema nas escolas e menos igreja dando palpites.

José Pimenta

São Paulo, SP

Cem anos, infâmia e vergonha
Junte-se infâmia e vergonha e se obterá a decisão do Exército de manter sigilo por cem anos sobre o processo interno que absolveu Eduardo Pazuello da participação em atos político-partidários, que violam o Regulamento Disciplinar do Exército. O Exército se coloca de joelhos perante a nação ("Vexame encoberto", Opinião, 21/1).
Moisés Spiguel (Campinas, SP)

Parte de nossas Forças Armadas entrou para a quadrilha de criminosos que tomou de assalto o país. Quebra de hierarquia e corrupção agora fazem parte da corporação, que envergonha os poucos militares que ainda honram a sua farda. Infelizmente, a covardia e o medo tomaram conta do Alto Comando militar, escondendo a sujeira debaixo do tapete. Que vergonha para todos!
Rui Versiani (São Paulo, SP)

Governo da morte
Esse é mesmo um governo da morte. Já tivemos, em média, mais de uma morte diária de crianças por causa da Covid-19 e não houve manifestação nenhuma de Queiroga nem de Damares ("Após visita de Queiroga e Damares, Saúde diz que vacina não deu reação em criança", Saúde, 21/1). Agora, uma criança foi internada por suspeita de reação vacinal (já descartada) e ambos compareceram ao hospital. Sim, o ministro da Saúde e a ministra da Família. Isso tudo para agradar o chefe, que sempre lutou contra a vacinação.
Paulo Bittar (São Paulo, SP)

Por que não visitam as famílias que perderam seus alicerces em função desse governo desastroso?

José Erasmo Silva

Piracicaba, SP

Damares, fica no teu cantinho queimando as folhas da tua tal goiabeira e deixe o país em paz! Queiroga, faça o mesmo, e aproveite para elaborar a tua defesa no processo ético-profissional que sofrerá quando voltar ao planeta Terra esférico!
Ricardo Cândido de Araújo (Taboão da Serra, SP)

Maître Ático
No meio de tantas notícias agressivas e negativas, um lindo e comovedor necrológio dedicado ao maître Ático. Obrigado, Geraldo Forbes ("Trabalhador incansável, foi de limpador a maître", Cotidiano, 21/1).
Thomas Hahn (Cotia, SP)

Ático Alves de Souza, aos 91 anos, em 2018 - Gustavo Lacerda/Folhapress

Alianças
"Petistas que atacam aliança com Alckmin fazem um favor a Lula" (Reinaldo Azevedo, 21/1). Moro em São Paulo e preferiria mil vezes Geraldo Alckmin no cargo de governador a rainha da Inglaterra. Ganharia fácil a eleição e manteria a sua biografia.
Peter Janos Wechsler (São Paulo, SP)

Lula é um gênio político. Ele não escolheria um nordestino porque não agregaria votos --ele já faz isso. Ele não escolheria alguém ligado ao agro por conta das bandeiras históricas do PT ligadas à reforma agrária. Ele não escolheria alguém do Sul, Centro-Oeste ou Norte por serem colégios eleitorais diminutos. O empresariado sabe que Lula é pragmático e que o mercado já o aceita, não é necessário fazer pontes escolhendo um empresário. Resta impulsionar votos em São Paulo. Resultado? Alckmin vice.
Márcio Carneiro de Albuquerque (Carpina, PE)

É fato que há petistas contrários à aliança Lula-Alckmin. Mas o que politicamente chama mais atenção é a quantidade de segmentos, tradicionalmente avessos ao PT, que se indignaram com a proposta. A hipocrisia revelada por esses pretensos liberais e moralistas, muito bem denunciada pelo articulista, é a maior evidência da pertinência dessa dobradinha para o PT.
Klinger Luiz Sousa (Santo André, SP)


Bibliotecas
Engana-se o colunista Tom Farias em achar que a internet irá acabar com as bibliotecas ("Na era digital, destino das bibliotecas talvez seja servir de cenário para selfies", 19/1). A digitalização dos textos facilita o acesso, mas nunca substituíra o prazer da leitura de um livro impresso. E as bibliotecas são espaços públicos que permitem o acesso gratuito a seus títulos. Por isso precisamos cada vez mais das bibliotecas com seus acervos, espaços de leitura e equipes de profissionais capacitados a atender os diversos públicos: estudantes, pesquisadores ou simplesmente amantes de um bom livro.
Dina Elisabete Uliana, bibliotecária (São Paulo, SP)

Pazuello
"Pazuello completa um mês sem registros na agenda como assessor no Planalto" (Poder, 21/1). Como acabar com sua imagem e a de sua instituição? Pergunte ao Pazuello, especialista no assunto. Como destruir um currículo e uma trajetória de vida? Procure o mesmo general.
Marcelo Masiero (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.