Leitor critica fala do papa sobre filhos

Leitores criticam Marcelo Queiroga

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Esfera terrena
O papa Francisco não deveria ser um interlocutor privilegiado para assuntos relacionados à maternidade e à paternidade ("Papa Francisco critica quem substitui filhos por cães e gatos", Mundo, 6/1). Há quase 2.000 anos, os fundadores da sua seita já optaram pelo monasticismo como a melhor forma de vida. Ele deve cuidar das coisas divinas e religiosas, deixando aos legisladores e políticos os assuntos mais ligados à esfera terrena.
Marize Carvalho Vilela (São Paulo, SP)

Ao lado da cadela Lucy, que tem paralisia, Saed al-Aer brinca com outro cachorro na cidade de Gaza, onde vive; ele cuida de 300 cães em uma associação local - Mohammed Abed/AFP

Covid
A realidade imitando a ficção, como no filme "Não Olhe para Cima". O ministro sobre a variante ômicron: "É preciso aguardar a evolução de casos".
Vital Romaneli Penha (Jacareí, SP)


Vacina
Sim, sem dúvida, como disse Bolsonaro, somos #taradosporvacina. Mas, infelizmente, algumas pessoas com poder são taradas por destruição e morte.
Rosana Gomes (São Paulo, SP)

O pior
Não poderia deixar de parabenizar o médico Alberto Hideki Kanamura pelo artigo "O pior ministro da Saúde" (Tendências / Debates, 7/1). Expressou de forma clara a minha mesma indignação pela maneira como um médico nunca pode se comportar --com o agravante de o médico citado ser o ministro da Saúde. Expresso aqui, pela ética e pelo compromisso, minha solidariedade a esse artigo e meu apoio incondicional à opinião de um experiente e respeitado gestor em saúde deste país.
Luiz Antônio Machado César (São Paulo, SP)


O único exagero cometido pelo colega Alberto Kanamura em seu excelente artigo ("O pior ministro da Saúde") foi o de chamar o ministro Marcelo Queiroga de colega. Aquele médico espezinha o Código de Ética Médica e bandeou-se para o lado dos tarados pela morte, o mesmo lado de seu chefe. Merece o repúdio de toda a classe médica.
José Marcos Thalenberg, médico (São Paulo - SP

Apoio totalmente o desabafo e a denúncia do professor Alberto Kanamura, médico, colega e gestor renomado de saúde, que sempre priorizou a ciência. O atual ministro de Saúde, que se diz médico, falta com o essencial da nossa profissão, que são a ética e o cuidado com a saúde da população.
Dulce Bagnoli Arruda Cesar (São Paulo, SP)

Tendo em vista a absoluta inoperância e cumplicidade dos conselhos regionais de Medicina e do Conselho Federal de Medicina quanto à essa barbaridade que vivemos, pergunto como é que o Ministério Público, qualquer um deles, não denuncia esse médico anticiência, vassalo bolsonarista, autor de medidas que aumentam o risco de mortes. Isso é homicídio e tentativa de homicídio. A consulta pública sobre a vacinação em menores de 5 a 11 anos vai contra parecer técnico da Anvisa.
Eduardo Passos, médico cirurgião (São Paulo, SP)



Desmonte
Gostaria que a leitora Anete Araújo Guedes (Painel do Leitor, 7/1) dissesse qual foi o desmonte do Estado praticado pelo governo Bolsonaro. Retirar do governo os petistas que só fazem mal ao país é um desaparelhamento do Estado. Qual foi o retrocesso? Qual a violência praticada pelo governo? Qual a tortura? Ditadura? De quem? Se a leitora não quer ter uma arma, não pode tirar o direito de quem quer ter uma.
Mário Benoni Castanheira de Souza (Brasília, DF)


IPVA em SP
Aproveitar a inflação pontual que atingiu o mercado de automóveis, como resultado da pandemia, e aumentar brutalmente o IPVA pode ser ótimo para as finanças públicas do estado. Mas é tremendamente cruel para o contribuinte. Se João Doria tinha poucas intenções de voto, agora merece que elas caiam para zero.
Thomas Hahn (Cotia, SP)


Centrão
"Líderes do centrão defendem chapa de Tarcísio com Janaina Paschoal em SP" (Poder, 7/1). Será que vão cometer o mesmo erro? Quem é essa senhora que pegou carona nas ideias de um alienado golpista traidor da nação? Será que é isso mesmo que eu estou lendo? As pedaladas de Dilma não se comparam a essa tragédia que esse senhor provocou na sociedade brasileira.
Fernando José dos Santos (Santo André, SP)

Acho que poderiam pegar esses dois para o remake de "O Gabinete do Doutor Caligari"... Porque só num manicômio é que a nobre política deveria exercer o seu poder.

Edgard Reymann

Peruíbe, SP


Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de Patrick Herman, embaixador da Bélgica (Brasília, DF), Matthieu Branders, cônsul-geral da Bélgica (São Paulo, SP), João Casillo, cônsul honorário da Bélgica (Curitiba, PR), Ryosuke Kuwana, cônsul-geral do Japão (São Paulo, SP), Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado Geral do Japão (São Paulo, SP), Casillo Advogados (São Paulo, SP), D'Urso e Borges Advogados Associados (São Paulo, SP).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.