Descrição de chapéu desmatamento

Bolsonaro incentivou desmates com seu Ministério do Desmata-Ambiente

Priorizar gastos com defesa e armas é próprio do fascismo e de ditaduras, diz leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Desmatamento
Bolsonaro promoveu expressivo aumento de 56,6% no desmatamento da Amazônia entre 2019 e 2021 em relação ao período de 2016 a 2018 ("Desmatamento sob Bolsonaro chegou a nível alarmante, aponta Ipam", Ambiente, 4/2). Tudo graças a seu incentivo e apoio a madeireiros, garimpeiros e grileiros, através da atuação do seu Ministério do Desmata-Ambiente.
Bárbara Maisonnave Arisi (Amsterdã, Holanda )

Ilustração "O Retrato" - Iotti

Escolhas
Gastos prioritários com defesa e armas são próprios do fascismo e das ditaduras. Gastos maiores com educação e saúde são próprios da civilização e das democracias. Um país que prioriza a educação e as crianças não vai precisar gastar com armas e com defesa. Jair Bolsonaro nunca escondeu de ninguém a sua escolha ("Defesa assegura investimento maior que obras, Educação e Saúde", Mercado, 5/2). Pobre Brasil.
Therezinha Lima e Oliveira (São José dos Campos, SP)


Parabéns a Muniz Sodré pela coluna "Semear e colher" (Opinião, 6/2). Péssima foi a semeadura e péssima deverá ser a colheita, infelizmente. Acho que nem Teresa Cristina, com seus venenos, poderá inibir o nascimento e o crescimento do mal plantado.
Luiz Fernando Schmidt (Goiânia, GO)


Saúde
Parabéns a Carlota Aquino e ao sempre brilhante Gonzalo Vecina Neto pelo artigo "Os tempos da saúde", Tendências / Debates, 6/2). Enquanto não tivermos ações efetivas das agências reguladoras nos planos de saúde estaremos sujeitos aos caprichos das operadoras e sobrecarregando o SUS. Vale lembrar que as operadoras acabam oferecendo um plano de doença, não um plano de saúde, pois não há nenhum serviço de prevenção ao segurado.
José Otávio Pinto e Silva (São Paulo, SP)


O mais inteligente
O homem mais inteligente do século 20 não foi John von Neumann, Max Planck, Niels Bohr, Albert Einstein ou algum outro gigante das ciências exatas (Hélio Schwartsman, Opinião, 6/2). Foi alguém mais discreto e que não causou nenhuma destruição de cidades com suas teorias. Contudo suas poesias causam até hoje uma "fissão" no espírito. Esse homem foi Fernando Pessoa.
Leonardo de Atayde Pereira (São Paulo, SP)


PT
Volta e meia os inimigos do PT vêm cobrar autocrítica do partido, como leitores fizeram neste domingo (6/2) nesta seção. Um deles diz que "autocrítica não está no DNA do PT". Que autocrítica fizeram os que ajudaram a eleger Jair Bolsonaro —por ação ou omissão— para barrar o PT em 2018? O que elegeu o genocida foi o antipetismo porra-louca.
Eduardo Guimarães (São Paulo, SP)

Tenho visto muitas manifestações de apoio à volta de Lula. Não esqueçam de levar em consideração que 57 milhões o rejeitaram em 2018. O candidato era um poste, mas tinha o aval de Lula. Aval que serviu a Dilma. Por que o rejeitaram? Basicamente pela corrupção desenfreada. Ninguém se esqueceu e não se sabe ainda se mudaram de ideia, apesar das bolsonaradas. Não há nada definido. Lula não anda pelas ruas porque tem medo. Os demais candidatos, por ora sem chances, só atrapalham, à exceção de Moro, a quem Lula e Bolsonaro têm verdadeiro pavor.
Paulo Henrique Coimbra de Oliveira (São Paulo, SP)

Vacina
Excelente comentário ("A farsa da imunidade natural", Ciência, 6/2)! Claro e sucinto. Infelizmente, o maior cego é aquele que não quer ver. Que pena que ainda existam tantos que não queiram ver no Brasil.
Alvaro Gaspar Pinto (Arraial d'Ajuda, BA)


Futebol
Meia página sobre a final da Copa Africana e nenhuma linha sobre a rodada do Campeonato Paulista na edição de domingo do caderno Esporte?
Antonio Carlos Lourenço (Santos, SP)


Olavo de Carvalho
É inacreditável que a Folha dê duas páginas para uma senhora acadêmica escrever sobre o Olavo de Carvalho ("Olavo acima de todos", Ilustrada Ilustríssima, 6/2). Tal idiota não merece de nenhum brasileiro mais do que um mísero peido. E olha lá...
Mario Prata (Florianópolis, SC)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.