'É preciso investir em educação', diz leitora

Folha perguntou como o poder público pode melhorar a sociedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os profissionais do Estado e seus familiares deveriam utilizar os serviços públicos em saúde, educação, segurança, previdência etc. Assim o investimento nessas áreas seria mais condizente com as necessidades da população.
Wellington Tiago Pires (Santo André, SP)

Alunos em escola pública em Campo Mourão (PR) - Dirceu Portugal/Fotoarena/Folhapress

Li que em São Paulo, nos últimos dez anos, o governo estadual vem utilizando apenas parte da verba para prevenir as catástrofes climáticas. E ano a ano assistimos ao sofrimento da população, especialmente na época das chuvas. E também assistimos ao sucateamento dos serviços públicos nas mais variadas áreas. A primeira iniciativa é fazer os investimentos disponíveis e necessários para atender a população, especialmente os mais pobres, nas áreas da saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Jones Cordeiro (Campinas, SP)

A única maneira de iniciar uma melhoria sólida na sociedade é pela economia. O salário é um componente fundamental para as famílias deixarem de se preocupar estritamente com a sobrevivência e direcionarem investimentos para pontos que são importantes, como a educação.
Vitor Rodrigues Basalia (São Paulo, SP)

Fazer com que os servidores públicos cumpram as leis.
José Campos de Jesus (São Paulo, SP)

Parar de roubar e mentir descaradamente acerca de políticas públicas, que nunca foram implantadas.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

Uma melhor remuneração e melhoria dos equipamentos deixariam a polícia mais segura para fazer o seu trabalho e evitaria que vários caíssem em algum tipo de corrupção, já que não haveria necessidade, pois o salário seria suficiente para cobrir as necessidades da vida. E instalar câmeras em todas as viaturas traria credibilidade ao serviço prestado.
Emanuel Xavier da Silva (Guarabira, PB)

1. Acabar com o lixo espalhado em ruas, rios e campos; 2. Assegurar a pontualidade do transporte coletivo; 3. Implantar a renda básica da ordem de R$ 400 mensais para todos; 4. Incentivar todas as ações que contribuam para que aos 10 anos de idade nenhuma criança seja um analfabeto funcional.
Eduardo Fernandez Silva (Brasília, DF)

Integrar as forças policiais e bombeiros às comunidades, com palestras regulares nas escolas.
Carlos Augusto da Silva (Guapimirim, RJ)

Nossos antepassados não usavam plástico, e as futuras gerações não merecem receber essa poluição como herança. Não basta legislar sobre o consumo, é a produção que deve ser regulada. Plástico tem que ser proibido, já!
Flávio Lofêgo Encarnação (Rio Branco, AC)

Realizar consulta pública por meio da internet para a população eleger prioridades com a arrecadação de impostos do município.
Marlei Nogueira (Campinas, SP)

A criação de uma agência destinada a combater desastres naturais e sociais, nos moldes da Fema (EUA). O que se percebe é que, atualmente, as respostas emergenciais aos desastres no Brasil são marcadas por disputas políticas e falta de coordenação.
Mariano Antunes de Moraes (Araraquara, SP)

Iniciativas de suporte aos profissionais públicos de saúde, educação, cultura e segurança devem ser valorizadas. Todos os dias essas pessoas permitem que tenhamos vida no nosso país. Quando o poder público tem iniciativas reais, voltadas para melhorar esses aspectos, tudo flui.
Roberta Marietta Elvira Sbardellati Barbieri (Maringá, PR)

Facilitar a vida do cidadão comum quando demanda serviços públicos. Ainda há um arcabouço de regulações e uma limitação de funcionários, que dificultam, por falta de treinamento ou má vontade, o acesso a tais serviços.
José Geremias Dalmazo (Rio das Ostras, RJ)

Na segurança pública, uma boa iniciativa seria colocar câmeras de segurança em parques e permitir que os usuários tenham acesso às imagens. Eu corro diariamente em parques públicos e me sinto insegura muitas vezes.
Marcia Cristina Giupatto (Santo André, SP)

Investir em educação. O ensino sempre será o melhor instrumento para resolver os obstáculos que o Brasil enfrenta.
Camilla Yumi Endo (Maringá, PR)


OUTROS ASSUNTOS

Açúcar e afeto
Excelente o artigo de Gustavo Fioratti ("Imenso equívoco", Tendências / Debates, 4/2). Já não bastam tantas polarizações que precisam ser revistas agora querem enquadrar a arte? Composição linda que continuarei cantando.
Fátima Salomé Barreto Garcia (Belo Horizonte, MG)

PT
"PT antecipa autocrítica sobre gestão Dilma, tenta blindar Lula e cria desgaste interno" (Política, 5/2). Vai reconhecer erros com anos de atraso e por conveniência política.
Rafael de Oliveira (São Paulo, SP)

Vão dizer que o governo Dilma 2 fracassou por conta de forças externas, conspiração das elites etc. Fazer autocrítica não compõe o DNA da esquerda, em especial do PT.
André Oliveira (Belém, PA)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.