'Acima de todos está a Constituição', diz leitor

Eduardo Bolsonaro envergonha o estado de SP', diz leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acima de todos
Análise urgente e necessária a realizada pelo mestre Lenio Luiz Streck ("O Brasil em pânico institucional", Tendências / Debates, 5/4). "Acima de todos" deve existir a Constituição, nosso pacto fundante, e, logo abaixo, as nossas instituições, que salvaguardam a democracia e a nós. Não pode haver espaço ou chance para retrocessos.
Rene Sampar (Curitiba, PR)

Charge sobre a mudança da bula da Cloroquina e as recentes ameaças de Bolsonaro.
Charge sobre a mudança da bula da Cloroquina e as recentes ameaças de Bolsonaro. - Folhapress

Apodrecendo
O ambiente político brasileiro está bolsonatento. A figura do atual presidente conspurca e apodrece tudo e todos que o cercam.
Marize Carvalho Vilela (São Paulo, SP)

Não é apenas Jair Bolsonaro que será julgado em Haia. Seus filhos e seus pares, mais cedo ou tarde, frequentarão aquele tribunal e pagarão, ainda que minimamente, por seus incontáveis e frequentes crimes, o que poderá desencorajar outros canalhas a agirem de forma tão vil ("Eduardo Bolsonaro ironiza tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão", Política, 4/4).
Paulo Bittar (São Paulo, SP)

Eduardo Bolsonaro, deputado federal por São Paulo, filho do presidente demagogo e fascista, envergonha São Paulo e o Brasil inteiro diante de sua total ignorância com Míriam Leitão. Ironizou a dor da jornalista, torturada pela ditadura militar, que seu pai tanto defende. É uma vergonha para São Paulo, que ele representa no Parlamento. Espero que na próxima eleição ele seja escorraçado da Câmara por obediência à família do ódio que se diz cristã.
Cláudio Nunes Patrocínio (São Paulo, SP)

Cristina Serra ("Bolsonaro, inimigo da democracia", Opinião, 5/4) apropriadamente conclui que Bolsonaro é o inimigo da democracia a ser combatido. Resta convencer o empresariado e a maioria da grande imprensa de que a democracia é um valor maior do que os dividendos da Petrobras e estatais.
Antônio Beethoven Cunha de Melo (São Paulo, SP)


Ambiente paulista
No editorial "Voo turbulento" (Opinião, 3/4), a Folha elogia a gestão ambiental de Doria. Nada mais falacioso. Doria exerceu no estado a pior condução ambiental do pós-ditadura. Para começar, extinguiu a Secretaria do Meio Ambiente. Depois tentou extinguir a Fundação Florestal, responsável por parques e reservas. Só isso já dá ideia do desastre dessa administração. A anunciada despoluição do rio Pinheiros foi adiada pra 2024. O candidato que quiser ter o voto ambientalista deve começar pelo comprometimento de recompor a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
José Pedro de Oliveira Costa, primeiro secretário do Meio Ambiente do Estado, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP (São Paulo, SP)


O meu Brasil
Títulos de reportagens desta terça (5/4) na Folha. "Mãe e sete filhos soterrados em Paraty, Rio, moravam num único cômodo"; "Venda de ingressos no Rock in Rio começa nesta terça, por R$ 625" ???? Isso é o meu Brasil, infelizmente.
Marcos Fernando Dauner (Joinville, SC)


Assim não dá!
Ora, João Pereira Coutinho, me desculpe, mas não é possível lê-lo às terças-feiras. Confesso que nem terminei de ler seus comentários desta terça e já estou cá a reclamar ("Histórias de violência", Ilustrada). Suas colunas deveriam ser diárias, ó pá! Diárias!
Luiz Carlos de Souza (São Paulo, SP)


Aberrações
Parabéns, Joel Pinheiro da Fonseca ("Você gosta de ir ao cartório? Política). Nós, brasileiros, só temos a agradecer a pessoas como você, que usam do espaço que têm na imprensa para mostrar aberrações como essa. Precisamos incentivar essas iniciativas. Quem sabe conseguiremos mudar essa e outras aberrações?
Antenor Baptista (São Paulo, SP)


Inflação
Uma das funções fundamentais do Ministério da Economia deveria ser estabilizar os preços dos combustíveis e da energia elétrica, insumos que mais impactam os preços em geral.
Valério Bronzeado (João Pessoa, PB)


O arcebispo e o pastor
Tentando justificar a indicação de empresários com conflitos de interesse para presidir a Petrobras, Arthur Lira pergunta se então "tem que pegar um arcebispo" para exercer o cargo ("‘Tem que pegar um arcebispo para ser diretor da Petrobras?’, diz Lira ao defender Pires", Mercado, 4/4). Tratando-se de Bolsonaro, Lira pode ficar tranquilo: a indicação de um pastor seria muito mais provável.
Francisco de Aguiar (São Paulo, SP)


Educação em São Paulo
Rossieli e Doria. Impressionante! Os dois conseguiram um feito que nenhum outro tucano havia conseguido: diminuir os salários dos professores efetivos que atuam no Programa de Ensino Integral. Como já recebemos o atual piso nacional, fomos presenteados com a diminuição da gratificação, que era de 75% sobre o salário-base, e agora passou a ser fixa. Os 10% de reajuste não conseguem repor o que perdemos. O slogan da campanha do atual candidato, Rodrigo Garcia, poderia ser: "Com o PSDB sempre podemos piorar a educação".
Mara Chagas (São Paulo, SP)


Segurança pública em São Paulo
Não tenho dúvidas de que Tarcísio de Freitas é um péssimo candidato para o governo do estado de São Paulo. Mas a falácia na segurança pública paulista é visível. Falta polícia, falta investimento, falta capacitação... A segurança pública em São Paulo não existe.... O medo ao sair nas ruas de São Paulo é cada dia maior.
Paulo Rogério Lencioni (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.