Descrição de chapéu

Para leitor, líder é quem sabe escolher os melhores

Estreia de colunista Wilson Gomes é comentada pelos leitores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Endurance
Não esqueçamos que ninguém faz nada sozinho. Um líder como Shackleton ("Descoberta do navio Endurance traz a esperança de que Zelenski tire Ucrânia do abismo", Mercado, 20/3) teve um grande comandante navegador chamado F. Worsley, que apenas com conhecimento náutico navegou naquele mar difícil e chegou aonde planejou, teve os outros tripulantes, inclusive o que transformou um simples bote salva vidas em um barco capaz de atravessar 1.300 milhas no mais perigoso mar. Um líder sabe principalmente escolher os melhores.
José Carlos Soares Costa (Curitiba, PR)

A ilustração de Luciano Salles, publicada na Folha no dia 20 de março de 2022, retrata um homem da cintura pra cima que enfrenta uma forte tempestade de neve. Ele está com o corpo levemente inclinado para a frente para aguentar a força do vento e usa os braços e mãos para proteger o rosto da neve abundante. Usa roupas térmicas da cor marrom que remetem ao ano de 1920, tem uma grande corda para escaladas presa ao corpo, óculos protetores da cor cinza, capacete de couro marrom escuro com a parte interna felpuda de cor bege virada nas orelhas e testa. Usa grandes luvas protetoras de cor bege para suportar o frio e vento intenso.
Luciano Salles - Luciano Salles

Wilson Gomes
Texto primoroso! Começaste com o pé esquerdo! Assino a Folha há uns bons 15 anos, mudei da esquerda para a orfandade, depois para a direita e agora me encontro na esquerda não praticante. E eis que leio esse seu texto maravilhoso ("Sou de esquerda, mas posso não ser da sua esquerda", Ilustrada, 20/3), com o qual me identifiquei bastante, cético que sou.
Leo Oliveira van Holthe (Brasília, DF)

Desça de cima do muro, se posicione, não é preciso fazer um comentário deste tamanho para dizer que não vota no Lula, você é da esquerda oba-oba, que na hora do vamos ver vota no Bolsonaro.
Adenilson Peneli (São Paulo, SP)


Primeira via
É muita má-fé os industriais virem defender sua terceira via com nova roupagem, dizendo que só eles geram a riqueza e não são corruptos ("Presidência da República: a verdadeira primeira via"), Tendências/Debates, 20/3. A pandemia revelou que os trabalhadores foram obrigados a continuar suas atividades porque sem eles a tal da riqueza não seria gerada. Esse artigo deveria estar na Ilustríssima, como ficção.
Adilson Roberto Gonçalves (Campinas,SP)

Quero agradecer aos três autodeclarados ícones da razão empresarial do Brasil, também conhecidos como a "elite" brasileira, a dica que me deram sobre em quem votar. Sem pressa e nem precipitação votarei no candidato que melhor representa a civilidade descrita como a primeira via. Votarei no Lula, naquele que se encaixa na descrição de tão lúcidos senhores. Diante do que se apresenta como o risco que gente como vocês nos impuseram, não tenho mais dúvidas.
Flávia Aidar (São Paulo, SP)


Falta de material
A Folha distorce a informação na notícia "Alunos estão sem livros em SP, dizem pais" (Cotidiano, 18/3). Cabe esclarecer ao leitor, como foi informado ao jornal, que todas as escolas da rede estadual receberam material didático (livros) em janeiro de 2022, antes do início das aulas. As Diretorias de Ensino também possuem estoque extra para eventuais faltas, e ainda, caso necessário, podem solicitar a qualquer momento para a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo mais exemplares.
Wander Ferreira, assessor de comunicação na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Atraso na entrega de material didático leva professores a improvisar atividades para dar aula
Atraso na entrega de material didático leva professores a improvisar atividades para dar aula - Acervo pessoal


Hélio Schwartsman
Sou leitor de Hélio Schwartsman. Embora quase nunca concorde com suas posições excessivamente liberais ou consequencialistas, provoca bons debates. O de ontem, ao sugerir que seria mero lobby ou reserva de mercado a obrigatoriedade da presença de advogado(a) na realização de divórcio consensual ("Competência x lobby", Opinião, 18/3), demonstra inequívoco preconceito e ignorância, contrariando a afirmação de que "acredita em ciência e estudo". Conhecesse a ciência do Direito e a estudasse, verificaria que a advocacia é atividade essencial à administração da Justiça.
Luciano Rollo Duarte (São Paulo, SP)


Bolsonaro
Estamos vivendo uma realidade distópica. Bolsonaro, o comunista-fascista se alia com a Rússia, que sustenta o governo de Maduro e mantém ligação com a Coreia do Norte. Ao mesmo tempo, xinga a China e a mantém como o maior parceiro comercial do Brasil, de joelhos aos interesses chineses. E se junta à extrema direita dos EUA e de governos autocratas pouco relevantes. Só pode ser distopia.
Mário José Corrêa de Paula (São Paulo, SP)


Racismo
O autor se esqueceu de mencionar ( "Negros com altas habilidades relatam diagnóstico tardio por causa de racismo", Cotidiano, 20/3)que das crianças identificadas como gifted ou talented (g ou t) pela M Gentry, nos EUA, brancos são 58,8%, negros 8,5%, de fato, mas que 18,1% são latinas e 9,9% amarelas. Ou seja, latinos são 33,21 % menos identificados (em relação à proporção da população matriculada) e amarelos são 102% mais identificados.
Luciano Ferreira Gabriel (Viçosa, MG)

Morena Mariah, 30, que descobriu ter altas habilidades de forma tardia porque sofreu racismo na escola. - Zô Guimarães - 20.dez.21/Folhapress

Paulo Guedes
Faz muito sentido ele criticar os impostos ("Paraguai rebate Guedes após ministro dizer que país virou ‘estado brasileiro mais rico’", Mercado, 20/3), já que deveriam servir para ajudar as classes menos favorecidas a terem algum tipo de ascensão via educação de qualidade. Mas não vemos criticas à taxa de juros de mais de 11%, pois a elite econômica ganha muito dinheiro com o rentismo às custas do povo brasileiro. Gostam tanto do liberalismo estadunidense, lá a taxa de juros é 0,5%. Notem a diferença.
Allan Freire (São Paulo, SP)

Erramos

POLÍTICA (16.MAR) A reportagem "Alckmin recebeu R$ 3 milhões em caixa 2 da Ecovias, diz executivo em delação" (Política, 16/3) afirmava que a PF investiga a denúncia de caixa dois. O inquérito, porém, foi arquivado pela Justiça Eleitoral no início deste mês.


POLÍTICA (16.MAR) Diferentemente do afirmado no artigo "Um caso de lava-jatismo piorado", de Elio Gaspari, foi Cícero, então cônsul de Roma, quem criticou a insistência em abusar da paciência alheia, e não o senador romano Catilina, que foi na verdade o objeto da crítica de Cícero.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.