Jovens comentam interação da Folha sobre voto e título de eleitor

Enfermeira brasileira no Afeganistão, obra de Bolsonaro que caiu e reajuste do funcionalismo são outros temas abordados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O voto jovem pode ser um fator de virada nas eleições. A última eleição americana é prova disso —ele é importantíssimo! Ainda assim, o estado das coisas não me anima o suficiente para tirar o título.
Paulo Henrique Silva Affonso Christo, 17 anos (São Paulo, SP)

Ilustração de Orlando sobre o voto de jovens
Ilustração de Orlando sobre o voto de jovens - Orlando

Desde pequena, eu quis votar. É costume da família todo mundo ir junto no dia da eleição. Quando a gente era menor, meus pais deixavam a gente clicar na maquininha. O voto é importante para que você ocupe o espaço de tomada de decisões, para impedir que esse o espaço seja ocupado em seu nome. É importante que a gente escolha representantes que defendam nossos ideais. Quando eu fiz 16, uma das primeiras coisas foi tirar o título de eleitor e recomendo a todos os jovens que façam o mesmo, até 4 de maio.
Maria Vitória Medeiros Vieira, 17 anos (São Paulo, SP)

A política deve, ou deveria, cobrir principalmente os interesses das futuras gerações, pois elas é que irão realmente sofrer as boas e as más consequências de decisões políticas, como estamos sofrendo hoje consequências de péssimas decisões da década passada. O jovem deve usar sua pequena porcentagem para tentar ao máximo modificar como a política nacional funciona. Do modo que opera hoje, o país continuará nesse estado.
Pedro Vitor Gonçalves, 17 anos (Belém, PA)

É importante para mudarmos o Brasil. Já tirei meu título.
Ana Vitória Simão Ruivo, 17 anos (São Paulo, SP)

Sim, já tirei o meu título. É importante o jovem saber que ele tem o poder para não deixar o maior ladrão da história voltar à cena do crime.
Wilson Huido, 17 anos (São Paulo, SP)

O voto jovem é importante por mostrar o posicionamento político da nossa juventude e o que ela acha sobre a opção menos pior dos políticos candidatos. Ainda não tirei meu título de eleitor.
Gabriel Dias Lacrimanti, 15 anos (São Paulo, SP)

Acho de extrema relevância, pois com a participação de uma eleitorado mais jovem se tem uma maior democratização e o fortalecimento da cidadania. Sim, já tirei o título.
Silas Martins de Medeiros, 18 anos (Varjão de Minas, MG)

Tirei meu título de eleitor antes de completar 18 anos. Quando fui à Justiça Eleitoral para retirá-lo, parecia que eu estava finalmente podendo escolher e apertar os botões da urna eletrônica sozinha. A importância do voto é ter a chance de escolher aquele candidato que mais representa a minha ideologia e que poderá mudar a realidade brasileira. Votar é poder retirar do poder "representantes" que ficaram mais de quatro anos no cargo e não realizaram o que prometeram, votando em projetos que apenas beneficiavam a si próprios.
Camilla Yumi Endo, 18 anos (Maringá, PR)

O adolescente já tem um início de preocupações com a vida e em como será o seu futuro, então se preocupa com quem vai gerir o país. "Como eu vou entrar na universidade?"; "será que vou conseguir emprego?"; "terei um país/estado/cidade mais seguro para morar?" são perguntas que dizem respeito aos jovens, por isso é muito relevante que nós tenhamos participação ativa na vida pública, para que possamos escolher como será o país que vivemos. Meu título está tirado, pronto para ser usado e incentivo todos os que conheço a tirarem também.
Emanuel da Silva Alves, 18 anos (Ferraz de Vasconcelos, SP)

A participação de jovens é de vital importância no mundo eleitoral. É aí que os jovens começam a pensar, como cidadãos adultos, quem é o mais capacitado para dirigir aquilo a que está se candidatando. Com o resultado de eleições, jovens aprendem se seu voto foi válido para algo benéfico ou não.
Thiago Silva Lima, 18 anos (Morrinhos, GO)

O voto entre 16 e 18 anos serve para evidenciar quem realmente se importa com o futuro do país e faz seu papel de cidadão político por meio do cumprimento desse direito. Tirei meu título há duas semanas e não vejo a hora de fazer parte da verdadeira mudança.
Felipe Schoqui Moreira, 17 anos (São José do Rio Pardo, SP)

Ainda não tirei meu título, não assisto a muita coisa de política e estou por fora. A importância é a influência que o voto tem com os jovens.
Giovana Menezes, 17 anos (Santo André, SP)

É importante, porém eu ainda não tirei o meu título.
Guilherme Rosa Lopes, 15 anos (São Paulo, SP)


OUTROS ASSUNTOS

No front
Que exemplo de ser humano, profissional e mulher ("Enfermeira brasileira coordena 33 hospitais no Afeganistão e negocia com talibãs", Mundo, 29/4)! Nobel pra ela!
Bira Scutari (Ferraz de Vasconcelos, SP)


A ponte caiu
Quando até concreto desaba, o que esperar do abstrato ("Trecho de obra inaugurada por Bolsonaro há 20 dias desaba no RS", Cotidiano)?
Fernando Scavone (São Paulo, SP)
*
São obras financiadas pelo tal orçamento secreto com o centrão.
Maria B. T. M. da Silva (São Paulo, SP)


Reajuste de 5%
Se o governo não pode reajustar o salario dos servidores, não autorize aumento de energia, medicamento, plano de saúde e outros aumento autorizado pelo governo ("Bolsonaro diz que reajuste de 5% ‘desagrada a todo mundo’, mas é o possível", Mercados, 29/4).
João Batista Pereira (Porto Velho, RO)

Compreensível... leite moça, viagra, cartão corporativo, camarão e farofa, próteses, "férias", pagar mico com o Putin, picanha para as Forças Armadas... enfim. É o possível em outubro, tirar o inepto.
José Trindade (Curitiba, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.