Inacreditáveis retrocessos nos EUA, diz leitor sobre armas e aborto

'Aguardo os próximos capítulos de Hübner sobre a corrupção', diz leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Retrocessos
Na mesma edição, neste dia 24, a Folha traz dois inacreditáveis retrocessos na maior potência do mundo, na qual muitos se espelham: "Suprema Corte suspende direito constitucional ao aborto nos Estados Unidos após 49 anos" (Mundo). Antes que o susto passe, lemos que "Suprema Corte derruba lei de Nova York e amplia direito a andar armado nos EUA" (Mundo). Pare o mundo que eu quero descer...
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)

Em Louisville (Kentucky), Charles Booker, candidato democrata ao Senado, fala à imprensa sobre a decisão da Suprema Corte que revogou direito ao aborto - Jon Cherry/Getty Images/AFP

Quem avisa
"Bolsonaro me ligou e acha que vão fazer busca, disse Milton Ribeiro antes de ser alvo da PF" (Política, 24/6). Sabem o que vai acontecer? Nada! Isso vai parar na gaveta do Augusto Aras, que dirá que não viu motivos para investigar Jair Bolsonaro.
Júlio Oliveira (Jales, SP)

É uma atrás da outra. O pior é ter 30% da nação firme e forte com Bolsonaro.

Maurício Alves

Águas Lindas de Goiás, GO


Citem apenas um, um nome apenas deste governo que seja íntegro. Por favor, me deem apenas um nome! Minha memória não consegue sozinha.
Bira Scutari (Ferraz de Vasconcelos, SP)

"Engraçado" ainda haver quem defenda o miliciano corrupto com unhas e dentes.
Soraya Terezinha Colmenarez (Caxias do Sul, RS)

Será que o honestíssimo e íntegro Partido dos Trabalhadores vai pedir a renúncia de Bolsonaro? Lógico que não, né? Apesar desse ódio mortal que os petistas nutrem pelo mito, ele é o melhor candidato a ser vencido.
Luiz Alfredo Rezende (Curitiba, PR)

Meu Deus, onde fomos parar? Olha o naipe da cambada que está no comando.

Camila Lopes

São Paulo, SP

Datafolha
A recente pesquisa Datafolha confirma que caminhamos para uma eleição plebiscitária: golpe x legalidade; tortura x direitos humanos; desmatamento x proteção ao meio ambiente; ditadura x democracia. Nunca foi tão fácil exercer o voto útil. Só os setores mais atrasados da sociedade continuarão a se postar contra a civilização e pela barbárie.
Antônio Beethoven Cunha de Melo (São Paulo, SP)


Forças Armadas
"Ciro Gomes reage a notícia-crime de militares e vê ação política a mando de Bolsonaro" (Política, 23/6). Tenho certeza de que as Forças Armadas apolíticas, se existirem, ou pelo menos as Forças Armadas com visão de Estado, não de partido, concordam com Ciro Gomes.
Rives Passos (Campo Grande, MS)

A reputação das Forças Armadas foi enxovalhada pelo apoio dado ao pior presidente do Brasil.
Lilia Adão (Rio Novo do Sul, ES)


Educação paulista
Profissionais sem formação adequada lecionarão no estado de São Paulo ("Aulas de história e geografia em SP poderão ter professor sem formação na área" Educação, 22/6). O que já estava ruim ficará ainda pior. O mais correto seria melhorar o salário dos professores, atraindo mais profissionais habilitados, dando-lhes oportunidades de aperfeiçoamento no desempenho da função. Mas é mais barato utilizar mão de obra sem especialização.
João Pastina Neto (Pereiras, SP)

A Folha, mais uma vez, ataca os professores e assume seu posicionamento pró-mercado ("Opção no ensino", Opinião, 23/6). Defender a entrada das organizações sociais nas escolas é destruir a autonomia, carreiras e a construção democrática que ainda existe nas escolas. E, em relação aos 10% de ausências diárias de professores, aconselho o jornal a conversar com professores e sindicatos para compreender os motivos de tantas faltas e licenças médicas.
Geraldo dos Santos Júnior, professor da rede municipal (São Paulo, SP)

O Sindicado dos Especialistas de Educação do Ensino Público Municipal de São Paulo (Sinesp) contesta o editorial "Opção no ensino". A intenção do PL 573/21 é privatizar a gestão do ensino público. O Sinesp encaminhou a todos os vereadores parecer jurídico que expõe inconstitucionalidades do projeto. O sindicato luta pelo arquivamento do PL, que entregaria recursos públicos para a iniciativa privada e causaria sérios prejuízos à educação paulistana.
Norma Lúcia Andrade dos Santos, presidente (São Paulo, SP)


Corrupção bolsonarista
Mais um capítulo elucidador de Conrado Hübner Mendes sobre a corrupção nesse desgoverno. No capítulo 1, deu uma aula sobre o conceito de corrupção. Brilhante! No 2, demonstrou como a "famiglia" ficou rica ocupando cargos públicos sem nenhum compromisso em prestar serviços à sociedade. Fantástico! No 3 ("Corrupção bolsonarista, capítulo 3", Política, 23/6), descreveu a necessidade da ignorância como grande aliada da corrupção; imprensa livre, livros, escolas de todos os níveis são venenos. Aguardo os próximos capítulos dessa educadora novela.
Antonio Carlos Rodrigues da Silva (Londrina, PR)

O presidente Jair Bolsonaro está de pé em uma foto, ao lado de três homens, todos vestem terno e camisa branca, na tela o texto "Bolsonaro, pastores e barras de ouro"
Thumb do vídeo 'Operação da PF aponta corrupção no MEC, e áudios indicam interferência de Bolsonaro em investigações' - TV Folha
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.