'Aleluiagate? Glóriaadeusgate?', pergunta o leitor o nome do escândalo

'A PF vai prosseguir em busca do mandante?', pergunta leitor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aleluiagate
Como podemos chamar esse escândalo dos pastores do MEC? Aleluiagate? Glóriaadeusgate? Nos anos 90, eu dizia a meu sogro que essa filosofia evangélica de que qualquer um pode montar uma igreja e qualquer um pode se apresentar como pastor iria trazer prejuízos à própria religião fundada por Lutero. Ele respondia que Deus não permitiria que alguém montasse uma igreja com maus propósitos, pois seria castigado pela fúria divina. Errado ele não estava.
Rynaldo Papoy (Guarulhos, SP)

Policiais federais deixam a sede do Ministério da Educação (MEC) após cumprirem mandado de busca e apreensã - Pedro Ladeira/Folhapress

Em março deste ano, Jair Bolsonaro disse que punha a cara no fogo pelo distinto cidadão. Quebrou, ou melhor, queimou a cara.
Humberto Sanchez (Araçatuba, SP)

Peço à Folha que encaminhe ao Palácio do Planalto os endereços dos hospitais de queimados existentes no país. Será um serviço de utilidade pública.
Maurice Politi (São Paulo, SP)


Quando surgiram as denúncias de corrupção no Ministério da Educação envolvendo o então ministro e pastores, Milton Ribeiro disse que atendia pedido de Bolsonaro. Agora cabe uma pergunta: a PF vai prosseguir em busca do mandante?
Sylvio Belém (Recife, PE)

A apuração rigorosa por parte da imprensa de atividades mais que suspeitas com o uso dinheiro público destinado à educação foi fundamental para a operação da Polícia Federal, que agora iniciou a responsabilização de quem tinha obrigação de zelar pelo patrimônio público. Nosso reconhecimento aos dedicados jornalistas que puxaram o fio dessa torpe meada.
Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)


Criança grávida
São estarrecedoras a frieza e a crueldade dessa juíza, cega ao sofrimento de uma menina de 11 anos, vítima de estupro, grávida, em risco de vida, subitamente apartada de sua mãe. Cega ao sofrimento dessa mãe que se vê impedida de cuidar de sua filha. Essa juíza ativamente aumentou o risco de morte dessa criança em prol de fazer "outras famílias felizes".
Priscila de Azevedo Noronha (São Paulo, SP)

Juíza Joana Ribeiro Zimmer, de Santa Catarina.
A juíza Joana Ribeiro Zimmer, de Santa Catarina - Solon Soares/Agência Alesc

Battisti
"Battisti vê cinismo de Lula e, em cartas à Folha, culpa-o por eleição de Bolsonaro" (Política, 22/6). Hei de concordar com o ex-terrorista: o demiurgo de Garanhuns é falso e cínico político.
André Silva de Oliveira (Belém, PA)

A Folha guardou isso um ano para publicar? Explique por que guardou todo esse tempo e agora julgou ser um bom momento para publicar essa estupenda reportagem.
Taniara Aguiar de Souza (Florianópolis, SC)

Cesare Battisti ao chegar a Roma, em janeiro de 2019 - Alberto Pizzoli/AFP


É nisso que dá proteger criminoso. Esse foi um dos erros do futuro presidente. Deveria ter deixado a Itália resolver a sua própria vida.
Athos R. Trindade (Juiz de Fora, MG)

Lula lutou pela libertação dos terroristas sequestradores do Abílio Diniz. Anos depois lutou para dar a esse terrorista italiano a liberdade aqui no Brasil. Acabou não dando certo, o cara está na cadeia. Lula é um criminoso.
José Carlos Sampaio Góes (São Paulo, SP)


Que reportagem irrelevante. Depois de o cara confessar queriam que o Lula dissesse o quê?
José Roberto Franco Reis (Rio de Janeiro, RJ)


Agressão
"Procuradora é espancada por colega de trabalho no interior de SP" (Cotidiano, 22/6). O agressor deveria ter tido a prisão preventiva decretada, pois preenche os requisitos. Ele pode intimidar e até matar testemunhas para atrapalhar as investigações.
Filomena Silva Magalhães (Muriaé, MG)

O que mais chama a atenção nesse episodio de uma covardia sem precedentes é o procurador ir à delegacia e sair pela porta da frente, liberado. Fica claro que temos dois tipos de cidadão no Brasil.
Cláudio Lourenço Rocha (São Paulo, SP)

Fico aqui me perguntando por qual razão o sujeito não foi preso em flagrante? Colegas tiveram que contê-lo. E onde estavam os seguranças? A polícia? A Guarda Municipal? Afastamento de 30 dias? O que mais precisa acontecer para que seja sumariamente exonerado?
Allito Jr. (São Paulo, SP)


Funai
"Presidente da Funai precisa sair já" (Angela Kaxuyana e Maria Emília Coelho, 22/6). Ele está cumprindo as determinações do chefe do desmonte do país. Tem gente para tudo.
Jane Santos (Rio de Janeiro, RJ)

Manifestantes fazem ato em memória do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Philips, mortos por pescadores ilegais na região do Vale do Javari, no Amazonas - Pedro Ladeira/Folhapress

Apaixonante
Tenho dois filhos e fiquei embevecido com o texto de Jairo Marques sobre sua filha ("Minha criança está apaixonada", 21/6). Lava a alma! São momentos assim que nos dão um alento de que a humanidade ainda tem jeito.
Rubens Sayegh (São Paulo, SP)

Que privilégio, logo cedo, ter um momento de ternura que traz esperança na humanidade. Jairo tem a capacidade de tocar o coração.
Gaby Faltay Castro (Barueri, SP)

Sua filha pediu um texto bonito no jornal, Jairo; mas você exagerou. Normalmente, após ler sua coluna, fico com aquela sensação boa de "dia ganho", mas desta vez foi pura ternura, foi muito além.
Rogério Veloso da Silva (Goiânia, GO)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.