Leitores comentam atos em defesa da democracia

Caso Miguel e uso de verba pública por padrinho de Flávio Bolsonaro são outros assuntos do dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Americana (SP)

Democracia

"Carta pela democracia reúne de ex-ministros do STF a autor de impeachment de Dilma" (Mônica Bergamo). De cartinha em cartinha em favor da democracia seguimos o caminho para o abismo. Parem com isso. Sugiro aos signatários que fomentem manifestações pelo país. Usem a influência do poder econômico e social que detêm para que o Brasil não siga um caminho sem volta.

José Valter Cipolla Aristides (Colombo, PR)

Todo dia se ouve que somos uma democracia e que temos instituições sólidas. Mas dia sim, dia não sai uma nota "em defesa da democracia". Sinal evidente de que esse país nem é uma democracia nem possui instituições sólidas. Democracia e Estado de Direito são pautas vencidas há muitos anos em países que são verdadeiramente democráticos.

Clarice Ferraz (Recife, PE)

Criaram o monstro e agora não sabem o que fazer com ele.

Maristela Ramos (Uberaba, MG)

"Ministro da Defesa deve assinar compromisso com a democracia em meio a escalada golpista de Bolsonaro" (Painel, 26/7). O juramento de respeitar a Constituição deveria bastar como garantia de que as Forças Armadas se manterão dentro de suas atribuições. Se esse juramento não nos tranquiliza, não será a declaração que o fará.

Jonas N dos Santos (Juiz de Fora, MG)

Fuzilamento

"Fuzilar petralhada é fala tosca, mas não discurso de ódio" (Política, 26/7). A entrevista com Clarissa Gross é um bom exemplo dos casos em que o academicismo encastelado descola a pessoa do senso de realidade, do bom senso e, no limite, assume o contrário do que parece querer defender. Uma pena, e um perigo.

Pedro Mendonça de Oliveira (São Paulo, SP)

Professora e pesquisadora Clarissa Gross, da FGV
Professora e pesquisadora Clarissa Gross, da FGV - Douglas Magno/Folhapress

Na verdade, é um discurso repleto de amor e generosidade. Nada a ver com ódio. Até porque o gestual de segurar a metralhadora nos remete ao sentimento de carinho e querer o bem ao próximo.

José Luvercy Rodrigues (Fortaleza, CE)

É difícil entender os meandros da "legalidade", mas esses discursos não se encaixam mesmo é na modalidade afetiva. Assim, acabam incitando o ódio.

Zilda Bastos Mello (Salvador, BA)

Parabéns, professora, pela coragem de expor uma análise objetiva e não emocional, ainda que suscite outros ódios.

Cida Sepúlveda (São Paulo, SP)

Quem fala para muitos precisa ter cautela com suas falas.

João Pastina Neto (Pereiras, SP)

Auxílio

"Caminhoneiros receberão R$ 2.000 de auxílio no dia 9 de agosto" (Mercado, 26/7). Esse "auxílio" é claramente compra de votos e para evitar que a categoria pare o país. Cadê STF, STJ e o MPF, que não reagem?

Roberto Maciel (São Paulo, SP)

Sarí Corte Real, durante entrevista; a Justiça negou pedido de prisão - 2.jun.20/Reprodução/TV Globo

Caso Miguel

"Justiça nega prisão de Sarí Corte Real" (Cotidiano). A decisão judicial se pautou pela estrita obediência à legalidade processual que funda o Estado de Direito. O juiz procedeu de modo a fazer prevalecer a presunção de inocência até trânsito em julgado nas instâncias superiores. Foi a desobediência a esses procedimentos que nos conduziu ao estado atual de insegurança jurídica e política. Os midiáticos mandados de busca e apreensão com conduções coercitivas espetaculares e prisões preventivas indefinidas fragilizaram nossa democracia.

Carlos Pinheiro (Rio de Janeiro, RJ)

Por mais horrorosa que tenha sido a atitude dessa senhora, não seria o caso, hoje, de prisão. E se fosse o filho de alguém rico? Na mesma circunstância, não seria o caso. Perfeita decisão.

Neli de Faria (São Paulo, SP)

Branca, rica e filha de político influente no estado. alguém achava mesmo que ia ficar presa?

Eladio Gomes (Itabira, MG)

Corrupção

"Padrinho de Flávio Bolsonaro usa verba pública para passar finais de semana no Rio" (Política). É absurdo atrás de absurdo. Nepotismo atrás de nepotismo em detrimento do bem público. Se isso não é corrupção não sei mais o que é. Aí tem que cortar bilhões do orçamento na educação e na saúde. Olhe para onde o dinheiro público está indo.

André Perticarrari (Santos, SP)

O secretário nacional dos esportes Marcelo Magalhães, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) em evento sobre patrocínio da Caixa ao esporte brasileiro, no Palácio do Planalto, em Brasília - Pedro Ladeira-1.jun.21/Folhapress

Rachadão, açaizão, tratolão, covaxão, viagrão, protesão, mansão, chocolatão, gadociatão, michecão, roboticão, asfaltão, ouração... Não há governo nessa corrupção.

Paul Muadib (Rio de Janeiro, RJ)

Este é o governo mais corrupto da história do Brasil. E não acontece nada. As instituições estão falindo. Estão contaminadas.

Luiz Henrique Frosini (São Paulo, SP)

Estupro

"’Não aceite bebida na balada’, diz Aline Campos, sobre estupro aos 17" (Folha Social+). Parabéns pela coragem, Aline. Bom aviso para os jovens, não bebam, protejam-se mutuamente, juntem-se em grupos e identifiquem os agressores.

Fátima Marinho (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.