Leitores relatam casos de assédio sexual no local de trabalho

Verba pública para a Marcha para Jesus é alvo de críticas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sim, diversas vezes, porém duas de maneira escandalosa. Em ambas eu era menor de idade. Uma vez foi meu patrão, outra meu supervisor. No caso do patrão, ele me assediou e me demitiu imediatamente por eu não ter cedido aos seus assédios.
L.F., 64, (Juiz de Fora, MG)

Eu tinha 21 anos, era o meu primeiro estágio, numa pequena empresa de streaming de filmes de curta-metragem. O dono era de família rica e influente no Rio de Janeiro. Meu estágio terminava às 20h, e às vezes precisava ficar mais tempo, muitas vezes só eu e o meu chefe. Ele se posicionava atrás de mim para "me ajudar" e gemia baixo, como se estivesse fazendo sexo. Era muito desconfortável, e não havia o que fazer.
Luís T., 39 (Rio de Janeiro, RJ)

Fui assediada pelo dono da empresa em que eu trabalhava, que comentava todos os dias com os outros funcionários sobre minhas nádegas. Ele ria, sempre falando do tamanho delas. Falei várias vezes que não gostava disso. Esse mesmo chefe, quando tínhamos reuniões com fornecedores, ficava em tom de "brincadeira" me oferecendo a eles como matéria-prima da empresa. Até hoje aquelas palavras e atitudes me enojam.
Maria, 44 (São Paulo, SP)

Aos 24 anos, eu trabalhava numa diretoria de um banco estatal como secretária, em Brasília. Eram sete executivos nessa diretoria, todos homens. Nessa época, um diretor pedia que eu levasse documentos à mesa dele quando estava em reunião para que todos olhassem minha bunda ao sair da sala, era muito constrangedor e eu evitava roupas apertadas. Eu trabalhava numa recepção com outras meninas, e a maioria dos homens achava que podia parar ali e dar em cima das mulheres, assediar, chamar para sair. Se o chefe nos tratava daquela forma, dava margem para todos agirem igual.
C.M., 40 (Brasília, DF)

Eu achei que tinha dado sorte ao conseguir um estágio numa entidade social aqui em São Paulo, afinal eram apenas duas vagas e muitos concorrentes. Mas, desde o primeiro dia, meu supervisor começou a dar em cima de mim, começou a passar a mão como quem não quer nada. E dizia que se eu quisesse ser efetivada ele poderia "dar um jeito", e o jeito incluía ir para a cama com ele. Eu só tinha 20 anos! Acabei deixando o estágio e quase não consegui me formar por causa disso.
P.C., 30 (São Paulo, SP)

Os nomes dos leitores que deram seus depoimentos foram omitidos a pedido da maioria.


Marcha para Jesus
"Marcha para Jesus recebeu R$ 1,7 milhão em emendas de vereadores de SP", Painel, 9/7. Se Jesus estivesse entre nós , essa gente o crucificaria novamente!
José Neto (Curitiba, PR)

Fieis na Marcha para Jesus, em São Paulo - Ronny Santos/Folhapress

Se essas contribuições —escusas— viessem pra saúde e educação, Jesus ficaria muito feliz!
Elisabeth Beraldo Faria (São Paulo, SP)

Eles recebem dinheiro público, e políticos fazem comícios e propaganda política do presidente, mas a esquerda que rouba, a esquerda que é corrupta.
Sandra Maciel (Rio de Janeiro, RJ)

Jesus deve estar sentindo revolta e vergonha dessas pessoas. Vão lá idolatrar político usando seu nome. Gente hipócrita.
Everaldo Krigovski (Pontal do Paraná, PR)


Arma de fogo
"Homem atira em ex-mulher e na filha dela e mata namorado da jovem após separação", Cotidiano, 8/7. O que é "não aceitar o fim do relacionamento"? Ah, o país é misógino e os machões lavam a desonra da própria estupidez com sangue.
Nana Hippolyte (Macaé, RJ)

População armada, pessoas desequilibradas, falta de fiscalização, vulnerabilidade de mulheres. Até quando? Quem responde por essa política infeliz de armamento?
Fabiana Z Soares (Belo Horizonte, BH)


Negociação internacional
"Elon Musk abandona negociação para compra do Twitter", Mercado, 8/9. Provavelmente, ele estava blefando desde o início.
Wellington Moreira (Brasília, DF)

Esse Musk é um fanfarrão como eu. Só que rico.
Raphael Rodrigues (Balneário Camboriú, SC)


Eleições presidenciais
"Judiciário teme uso eleitoral por Bolsonaro do desfile militar do 7 de Setembro", Política, 9/7. Independência deve ser comemorada pelo povo e não por militares com demonstração de possível força. No governo Bolsonaro militar perdeu prestígio.
João Batista de Júnior (Mogi Mirim, SP)

Só me resta rezar para que no 7 de Setembro chova muito durante todo o dia no Brasil. Que caia muita água, mas muita água.
Hugo Alves (Campo Grande, MS)

Para os que só sabem criticar o Brasil, por que não se mudam para a Argentina? Lá o presidente fez um lockdown dos maiores do mundo como vocês defenderam e sem nenhum resultado, e tem políticas públicas iguais as que vocês defendem. Ah, melhor levar mantimentos pois os alimentos estão acabando, e a inflação está na casa dos 60%.
Salete Conceição Possebon (Santa Maria, RS)


Ambiente
"Garimpeiro alvo da PF tinha mansão com heliponto e casou ao som de Bruno e Marrone", Ambiente, 9/7. É esta gente que envenena os nossos rios para ostentar vida de luxo?
Elena Claudia Castro Assunção (Belém, PA)

Para gregos e troianos: tem que criar o imposto sobre fortunas urgente. Tem muita gente se enriquecendo com coisas ilícitas. Democracia plena e liberdade de imprensa.
João Lima (Fortaleza, CE)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.