'Ficou evidente o descontrole emocional de Bolsonaro', diz leitor

Leitor critica cancelamento de debates entre presidenciáveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Barrados no baile
Ficou bem evidente nesta semana o total descontrole emocional de Jair Bolsonaro. Ao reagir às críticas e provocações de Wilker Leão, tentou até arrancar o celular das mãos do youtuber. A baixaria que se viu (e que mais uma vez só serve para envergonhar o Brasil diante do mundo inteiro), digna de porta de botequim, mostra que Bolsonaro não tem condições emocionais para ocupar o cargo de presidente da República. O TSE bem que poderia fazer um teste de sanidade mental para candidatos a altos postos. Com certeza iria barrar um bocado de gente que não tem condição para ocupar tais cargos.
Ary Braz Luna (Sumaré, SP)


Imenso espaço da capa do jornal nesta sexta (19/8) destaca o incrível episódio da agressão do presidente a um cidadão. Ok, o assunto merece. Mas a divulgação extensa do episódio não alimentaria ainda mais o ódio e a violência prevalentes no país? Não propagaria a ideia de que "sair no braço" é melhor do que argumentar? Não cria oportunidade para que os apoiadores do capitão se sintam contemplados e até ganhem adeptos? Fatos assim não seriam programados para Jair se manter na mídia?
Suely Rozenfeld (Rio de Janeiro, RJ)

Bolsonaro tenta tirar celular do youtuber Wilker Leão - Reprodução de vídeo/G1


O centrão emplacou um paspalho de seu baixo clero na Presidência e agora governa de fato. Uma coisa é negociar com o centrão; outra é passar o bastão a eles, com direito a orçamento secreto. Apelidos e alcunhas são muitas vezes injustos, mas desta vez caiu bem.
José Marcos Thalenberg (São Paulo, SP)

Difícil manter a esperança no Brasil se um terço da população se identifica com um cara como o tchutchuca! Chega ser inacreditável.

Sérgio Mattos

São Paulo, SP


Se Fernando Henrique Cardoso soubesse que a reeleição daria nisso, teria agido como um estadista e mandado barrar essa prática. Pela extinção da reeleição! Inclusive no Legislativo. Política não é profissão. Já passou da hora de esse pessoal passar a pensar no Brasil como país.
Neli de Faria (São Paulo, SP)

"'Putain du Centrao': cobertura global tenta traduzir 'tchutchuca'" (Nelson de Sá, 19/8). 'Perrita del Centrón'! Esta foi muito maluca! Como diz a garotada: "lacrou, mano".
Milton Barbosa Cordeiro (Belém, PA)

A Folha que conheci não deixaria um texto como esse ser publicado. Independentemente de não gostar do presidente, é pura falta de respeito. Como o nível geral do país baixou...
Nilo Mismetti (São Paulo, SP)


Apoios
Deltan Dallagnol gravou vídeo em apoio a Alvaro Dias, rival de Moro na corrida ao Senado pelo Paraná. Agora só falta os ex-integrantes da Lava Jato saírem no tapa. Essa corja se merece.
Sílvio de Barros Pinheiro (Santos, SP)


Debates
É um erro e um desserviço de parte dos veículos de comunicação cancelar os debates por conta da ausência dos dois líderes nas pesquisas. Se eles se recusam a se mostrar e a tentar discutir algo minimamente importante para o eleitor, que fiquem lá vazias as suas cadeiras e que os demais candidatos ocupem o espaço. Algum deles pode até crescer e furar a tal "polarização". Os meios de comunicação, tão atuantes na defesa da democracia, estão contribuindo para fragilizá-la.
Alexandre Effori de Mello (Rio de Janeiro, RJ)

Fé e voto
"Bolsonaro amplia vantagem entre evangélicos; Lula tem o dobro entre católicos" (Política, 19/8). Como cristão protestante, tenho nojo de saber que irmãos se juntaram à hipocrisia, ao farisaísmo e à mentira deslavada, numa campanha muito mais diabólica que cristã. Tantos cegos na igreja, comandantes conduzindo milhares ao inferno. Em nome de dinheiro e poder.
Lenivaldo Camargo (São Paulo, SP)

Católicos de verdade não votam em quem quer o aborto livre, leve e solto. E muito menos em quem defende invasor de igreja.
João Carlos Moreno (Presidente Prudente, SP)

Pessoas informadas sabem que ninguém é a favor de aborto. Pessoas informadas sabem que a luta é para descriminalizar a prática do aborto. Que cansaço!
Anna Amélia (Uberlândia, MG)


Armas e responsabilidade
Quando uma pessoa empresta sua arma de fogo a uma outra, ela responde pelo crime que a segunda venha a praticar. Por uma questão de lógica, e diante de um povo anestesiado, eu faço uma pergunta. Por que então o governo federal, que libera milhares de armas de fogo para a população ferir e matar, não responde por esses crimes?
Bismael B. Moraes (Guarulhos, SP)


Fora da lista
Setores sindicais e da esquerda, embora procurem não demonstrar, não perdoam o fato de Dilma Rousseff não ter aberto mão da reeleição para que Lula pudesse voltar à Presidência em 2015. Se isso tivesse acontecido, não teríamos tido o impeachment em 2016 e muito menos Bolsonaro como presidente. Daí o motivo de o nome dela não constar na lista das centrais ("Centrais incluem Lula e Getúlio em lista de personalidades dos 200 anos e deixam Dilma de fora", Painel, 18/8).
Pedro Valentim (Bauru, SP)

Recorde de audiência No dia do segundo turno das eleições de 2014, a Folha foi o primeiro veículo a anunciar que a presidente Dilma estava reeleita, com base em projeção do Datafolha feita a partir da apuração do TSE. O jornal bate em outubro o recorde de audiência digital. Pela primeira vez, o site ultrapassa a casa de 30 milhões de visitantes mensais únicos –o número final foi 33,5 milhões
Site da Folha no dia em que Dilma foi reeleita - Acervo Folha

Mulheres
A carta do leitor João Paulo Zizas é séria ou ele usou de ironia (Painel do Leitor, 18/8)? Fiquei na dúvida.
Ana Cláudia Galvão Galrao (São João del-Rei, MG)


Livros
O artigo de Cláudia Costin ("Livros e vozes caladas", Opinião, 18/8) merece ser adotado como leitura obrigatória nos cursos universitários de literatura e biblioteconomia.
Aluísio Dobes (Florianópolis, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.