Descrição de chapéu inflação juros

Leitores comentam apoio de Marina e Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Americana (SP)

Marina apoia Lula
"Marina Silva declara apoio a Lula após sequência de mágoas e divergências" (Política). Grande dia! Quanta alegria em ter Marina de volta à política nacional! Nunca precisamos tanto dela.
Rachel Matos (Belo Horizonte, MG)

Movimento importante para Lula, que tem agregado o apoio de antigos rivais tucanos. O apoio de Marina reforça o voto do eleitorado feminino e abre caminho para apoio do campo evangélico. Chapa que traz esperança por ter em sua própria concepção a ideia de união e fortalecimento da democracia.
Gabriel Pereira (Mococa, SP)

Fotografia colorida do ex-presidente Lula e da ex-senadora Marina Silva em plano médio. Ele está à direita, de camisa azul de manga comprida e fala ao microfone enquanto a abraça com a outra mão; ela se apoia no ombro dele, vestindo blaser bege, camisa mostarda, colar de motivos indígenas vermelho e óculos, com os cabelos presos em um coque
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abraça Marina Silva após a ex-ministra conceder-lhe apoio, em São Paulo - Danilo Verpa/Folhapress

Depois de tantos malfeitos na gestão e tanto desrespeito na campanha eleitoral, Marina poderia até perdoar Lula como boa cristã, mas jamais dar apoio eleitoral a ele e sua claque.
Carlos Eduardo Cunha (São Paulo, SP)

Viu só, Ciro, como é possível deixar as mágoas e as vendetas de lado a fim de defender a democracia? Isso é política com P maiúsculo.
José Maurício Precoma Miranda (São José dos Pinhais, SP)

Inflação no bolso
Esses índices inflacionários divulgados pelo governo estão viciados ("Preço da cebola quase dobra em 12 meses", Mercado, 10/9). Eles não correspondem à vida real!
Bruno Sebastião Neto (Maceió, AL)

Democracia de fachada
Respondi ao questionário do IBGE: qual a minha cor, se sei ler e escrever, com que meios tenho acesso à água e me desfaço dos dejetos, quantos moram no domicílio, quantos são os banheiros, qual a minha renda. Em poucas perguntas, é possível descortinar o Estado em que nos encontramos ("Estado criminoso sustenta democracia de fachada no Brasil, diz autora", Ilustríssima, 11/9).
Paloma Fonseca (Brasília, DF)

Falo isso há anos. Democracia com orçamento secreto? Com foro privilegiado? Com juízes nomeados politicamente? Com PGR defendendo o presidente, e não a nação? E pior: instituições estão se corrompendo.
Paulo Roberto Fernandes (Brasília, DF)

Sem habitat
Pobres animais ("Onça é vista em parque da zona norte de São Paulo pela primeira vez", Cotidiano, 10/9). O habitat sendo destruído. Buscam mundo que desapareceu. Em breve, desaparecerão, e nós logo adiante.
Marcus Machado (Viamão, RS)

Onça-parda é flagrada pela primeira vez no parque Anhanguera, na zona norte de SP
Onça-parda é flagrada pela primeira vez no parque Anhanguera, na zona norte de SP - Divisão da Fauna Silvestre/Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

No peito de um desafinado
O Rock in Rio deste ano teve uma peculiaridade interessante: as apresentações dos icônicos cantores Axl Rose, Billy Idol e Djavan tiveram repercussão muito mais pelas inesperadas desafinadas do que pelos shows propriamente. O tempo é inexorável para todos e, assim como pele, olhos, ouvidos envelhecem, não é diferente com as cordas vocais. O público tem todo o direito de se decepcionar com os desvios de voz de seus ídolos, mas os tempos mudaram. É necessário tolerância e entendimento para com a ordem natural da vida, da qual o envelhecimento faz parte.
Luciano Harary (São Paulo, SP)

Diarista humilhada
"‘Deus transformou o mal que ele fez em bênção’, afirma diarista humilhada por bolsonarista" (Política, 12/9). Mudei o meu Pai Nosso. Agora o final é "mas livrai-nos destes homens de bem, amém". Que ser desprezível.
Marco Medeiros (Rio Grande, RS)

Esses são a estirpe e o caráter dos apoiadores do "imbrochável". Fazem o que querem com o povo humilde e pobre, não tendo por eles nenhum respeito e consideração. Pobre é apenas massa de manobra política.
Marly Pigaiani Leite (Ubatuba, SP)

Marmita é importante para quem tem fome mas a dignidade também é. A caridade tem que estar acompanhada do respeito àqueles que dela dependem. De nada adianta fazer a caridade exigindo algo em troca.
Manoel Marcilio Sanches (São Paulo, SP)

Eleitor de Bolsonaro nega marmita para eleitora de Lula
Em vídeo que viralizou nas redes, eleitor de Bolsonaro nega marmita para eleitora de Lula - Reprodução

"Ilza, humilhada por bolsonarista, trabalhou criança na roça e colocou de pé sua casa própria" (Política). É a classe média brasileira: preconceituosa, racista, homofóbica. Mas o pior de tudo: segregadora social. E a classe média bolsonarista usa a bandeira do "patriotismo" para destilar seu ódio fascista por todos os lados.
Rodrigo da Rocha Flausino (Belo Horizonte, MG)

Prestígio
Pela primeira vez vejo a Folha (Opinião, 12/9) ter suas três crônicas assinadas por mulheres, abordando o mesmo tema de fundo, com excelência. Parabéns.
Aluísio Dobes (Florianópolis, SC)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.