Passou por uma gravidez tardia? Conte sua história

No Brasil, o número de grávidas após os 35 anos cresceu 65% nas últimas duas década, de acordo com o SINASC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pelotas (RS)

Na última segunda-feira (19), a atriz Claudia Raia anunciou que está grávida do seu marido, Jarbas Homem de Mello. A notícia chama atenção pois a atriz tem 55 anos e engravidou durante a menopausa.

Claudia é mãe de Enzo, de 25 anos, e Sophia, de 29, ambos fruto de seu relacionamento com o ator Edson Celulari. Em seu Instagram, ela contou que ficou surpresa quando sua ginecologista pediu que ela fizesse um exame beta HCG —feito para identificar o hormônio produzido pelo corpo durante a gravidez—, mas não esperava que o resultado seria positivo.

Claudia Raia anunciou que está grávida aos 55 anos - Instagram/hugogross

Ela e o marido já haviam dito, em entrevistas, que congelaram óvulos para uma futura gestação, mas, ao anunciar a gravidez, ela não mencionou a informação nem como realizou seu sonho em idade avançada para os padrões reprodutivos.

As informações são de que ela teria realizado FIV (Fertilização In Vitro), um dos caminhos mais normais e de sucesso hoje em dia para gravidez de mulheres mais velhas ou para as que sofrem com infertilidade, como aponta a colunista da Folha Cristiane Gercina.

O acontecimento chamou atenção a gravidez tardia. Assim como a atriz, muitas brasileiras têm tido filhos tardiamente. Com o desenvolvimento da medicina reprodutiva e o aumento da expectativa de vida, casos em que as mulheres têm engravidado após os 35 anos estão se tornado frequentes.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o índice de filhos por mulher despencou nas últimas décadas de 6,16 em 1940, para 1,76 em 2020. Ainda, segundo o Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (SINASC), as brasileiras estão engravidando mais tarde. Os registros de mães com 35 anos ou mais subiram 65% nas últimas duas décadas.

Você, leitora da Folha, passou ou está passando por uma gravidez tardia? Com quantos anos você engravidou? Você planejou e realizou tratamento para engravidar? Quais dicas você dá para as mamães que passam por esse momento? Compartilhe a experiência.

Responda neste link. Publicaremos algumas respostas no jornal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.