Descrição de chapéu aborto

Leitores comentam posse de Rosa Weber no STF

Morte de Jean-Luc Godard e gravidez de criança no Piauí são outros assuntos do dia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Americana (SP)

Rosa no STF
"Rosa assume presidência do STF, defende Estado de Direito e critica discurso de ódio" (Política, 13/9). Só o que sinto são os recados velados. Há uma interpretação de que esses recados são insuficientes para acabar com o discurso de ódio e botar ordem nesse governo desordeiro. Parece que tudo fica por isso mesmo.
Maria Izabel Costa (Curitiba, PR)

Todo sucesso para Rosa. Precisamos de uma mulher forte para proteger nossa democracia!
Pedro Omar Mendes (Lauro de Freitas, BA)

O Brasil de hoje é uma nação onde os ricos, poderosos e políticos não são obrigados a cumprir ordens judiciais. Entre as instituições, o STF é o que menos cumpre e segue a Constituição, e pior, está claramente a serviço da esquerda no país.
Silvio Mendonça (Catalão, GO)

Cerimônia de Posse da Ministra Rosa Weber como nova presidente do STF - Pedro Ladeira/Folhapress

JLG
"Cineasta Jean-Luc Godard, ícone da Nouvelle Vague, morre aos 91 anos" (Ilustrada). A reflexão acerca da finitude e do sofrimento permitiu que se pudesse vislumbrar a eutanásia como possibilidade de alívio para uma existência miserável e sem sentido, desde a perspectiva de seu titular. Nessa circunstância, a bioética da proteção entra em cena enquanto horizonte capaz de permitir o amparo daquele que padece.
Luci Neves (Salvador, BA)

O cineasta Jean-Luc Godard durante o Festival de Cannes, em 1987
O cineasta Jean-Luc Godard durante o Festival de Cannes, em 1987 - AFP

Ele fez filosofia política com as imagens do cotidiano, enquanto outros, apenas a publicidade televisiva.
Mozart Cabral (Pomerode, SC)

O cinema mudou muito desde o último filme de Godard. Quando era jovem, atribuía a alguma falha intelectual minha o fato de não admirá-lo como meus colegas de barzinho, que ficavam horas endeusando-o, com uma linguagem esotérica. Hoje, revendo alguns de seus filmes, acho-os anacrônicos, pueris, e, desculpem, chatos, chatos, chatos.
Maria Bethania Malato (Belém, PA)

Realeza
Rei Charles por Rei Charles prefiro aquele com "a" e "y": o ótimo músico e intérprete norte-americano, dono de vasta e duradoura obra gravada, Ray Charles. Que, ademais, sempre viveu às custas do próprio trabalho e cuja cor de pele por certo não o faria bem-vindo ao seio da família real britânica, a exemplo de Meghan Markle.
João F. Duarte Jr. (Campinas, SP)

Filhos
Quase sempre tenho a impressão de que Vera Iaconelli ("Quando filhos começam a falar", Cotidiano, 13/9) lê meus pensamentos. Passo por essa fase de reaprender a falar com os filhos e a escutar as suas falas. Enquanto eram bebês e crianças, tudo era na base da intuição ou, como ela disse, de acerto e erro. Quando a primeira fez 12, eu comecei a perceber que o diálogo, as palavras, os gestos e até o carinho deveriam ser mudados. Muito grata pela coluna, tão realista quanto dura, muitas vezes, mas necessária.
Lea M. Geaquinto Santos (Brasília, DF)

Criança grávida
"‘Tia, e agora? O que a gente vai fazer?’, perguntou menina de 11 anos ao saber de 2ª gravidez" (Cotidiano). Onde estão os pró-vida nessas horas? Só sabem defender criança que não nasceu? Só sabem fazer discurso hipócrita para pessoas tolas como os pais da menina, que não conseguem nem proteger a própria filha e agora dizem se responsabilizar pelos netos? Acredite quem for ignorante o bastante!
Márcia Correia (Porto Alegre, RS)

menina de costas sentada com bebê de costas
Menina de 11 anos que seguiu com a gestação após estupro, com o filho em sua casa, em Teresina - Renato Andrade-23.jun.2022/Folhapress

Quando esse pesadelo bolsonarista acabar, devemos retomar o debate sério e responsável sobre educação sexual nas escolas e nas famílias.
Lourenço Faria Costa (Quirinópolis, GO)

Cadê o Estado que não protege essa criança? Estão esperando o que para acontecer o terceiro, quarto estupro?
Geísa Chagas (Fortaleza, CE)

Algumas pessoas vivem em um inferno de miséria e violência desde que nascem. O nível de negligência a que são submetidas impede que consigam quebrar esse ciclo.
Simone Rodrigues (Cascavel, PR)

Imagem mostra enfermeiros em volta de uma maca de hospital.
Médicos e enfermeiros atendem paciente, com Covid-19, em UTI, no Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS) - Daniel Marenco - 12.mar.21/Folhapress

Piso para enfermeiros
"STF tem placar de 5 a 2 pela suspensão do piso da enfermagem; julgamento vai até sexta" (Mercado). Sou professor aposentado de MS. Lutamos muitos anos para conseguir o nosso piso salarial nacional. De autoria do senador Cristóvão Buarque, ele foi aprovado em 2008 durante o governo Lula. Os (as) enfermeiros (as) têm direito ao seu piso. Se consideram alto, que se negocie a sua implantação aos poucos, por alguns anos. O que não se pode é deixá-los sem o seu direito.
Petrônio Alves Corrêa Filho (Três Lagoas, MS)

Índice
Estava procurando algumas palavras que combinassem mais com o psicopata do Planalto do que o horroroso e mentiroso "imbrochável". Achei algumas: imbecil, ignóbil, imaturo, infeliz, infantil, indesejável, inverídico, intragável, intolerante, insosso, insuportável, invejoso, interesseiro, imprestável, indisciplinado, insano, instável, impostor, inútil…Fica aqui a sugestão aos leitores da Folha para contribuírem com outras até chegarmos a pelo menos 100. Cadê o Ruy Castro para nos ajudar?
Marcia Strazzer de Novais (Mogi das Cruzes, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.