Disputa eleitoral se resume em acusações ineficazes, diz leitor

Assinantes da Folha também defendem que bandeira deve voltar a ser símbolo nacional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ataques viralizados
Bolsonaro se valeu de recursos emocionais e sobretudo mentiras em suas campanhas e foi justamente essa estratégia que apresentou resultados positivos. Nesse caso, como discutir ideias de um lado enquanto o outro joga com emoções? Pior para nós todos, que perdemos em qualidade de propostas e encampamos disputas acusatórias ineficazes ("Bolsonaro e Lula oficializam ‘esgoto’ e levam ataques das redes à propaganda da TV", Política, 13/10).
José Rada Neto (Florianópolis, SC)

Charge com Bolsonaro dizendo "Que cheiro ruim" e Lula "eles capricharam no cenário, companheiro" ao lado de uma boca de esgoto
Charge da leitora Josiane Orsolino Massa Hierikim - Arquivo Pessoal

Bandeira nacional
A bandeira nacional é um símbolo do Brasil e não de um grupo político ou empresarial e precisa ser respeitada e honrada como tal ("Bandeira do Brasil substitui material de campanha em SC e vira selo de bolsonarismo", Política, 12/10).
Edson Soares Silva (São Paulo, SP)

Muita gente que fica nessa de "minha bandeira jamais será vermelha" não está vendo que desvalorizou o símbolo que diz defender. A vergonha de usar cresce a cada dia. Só apoiadores do presidente usam. Se virar símbolo político de um grupo, deixa de ser dos demais.
Hercilio Silva (Brasília, DF)


Aniquilação russa

"Europa ameaça aniquilar Exército russo se Putin usar bomba nuclear", (Mundo, 13/10). É claro que Putin tem que ser avisado porque, tendo já cometido tantos erros de cálculo, podia cair também neste: o de que um país com armas nucleares pode usá-las livremente porque, precisamente por as ter, ninguém o vai atacar.
Pedro Gonio (São Paulo, SP)

Esse tipo de resposta da Europa e dos EUA faz parecer que Putin pode tudo, dizimar a Ucrânia inteira, desde que não utilize arma nuclear. A guerra está trazendo prejuízos para todos. É preciso ter um fim, ataquem a Rússia com armas não nucleares que o custo para o mundo inteiro será menor do que a inflação que assombra a economia, as infraestruturas e o fornecimento de energia.
Alberto Kiess (Rio de Janeiro, RJ)


Confusão na basílica
Que coisa mais atrapalhada! Esse presidente oportunista e desprovido de bom senso. Defende o armamento da população, fuzilamento de adversários e tem a cara de pau de entrar em uma igreja ("Aparecida tem alvoroço com Bolsonaro, recados de arcebispo e tensão eleitoral na basílica", Política, 12/10).
Murilo Alencar Alves (Araxá, MG)

Sequestraram até nossa fé, nossa religião! Como cidadã, me sinto exausta e triste! Quem aguenta isso mais quatro anos? No que nos transformamos? Não se respeita nem um lugar sagrado como a basílica de Nossa Senhora Aparecida! O que mais falta?
Heloisa Helena Cidrin Gama Alves (São Paulo, SP)


Debate cancelado
Tarcísio não quer demonstrar suas reais intenções para São Paulo. Isso explica suas desistências ("Record cancela debate entre Tarcísio e Haddad alegando problema de agenda", Painel, 13/10).
Francisca Conceição (São Paulo, SP)


Saldo positivo de Fagner
Estamos em um momento no qual quem não quer mostrar a cara não precisa mostrar nunca mais ("Fagner lança disco político com Belchior sem declarar voto em Lula ou Bolsonaro", Ilustrada, 13/10)
Carlos Telles (Porto Alegre, RS)

Gosto muito da voz marcante de Fagner. Será que ele tem acompanhado o presidente, que ele diz admirar, falando mal dos nordestinos? Acorda, Fagner! A economia só deve estar boa para você, porque se observar um pouco, vai se deparar com a miséria e o povo passando fome.
Maria de Melo (Recife, PE)

Ilustração da capa de Meu Parceiro Belchior, novo disco de Fagner
Ilustração da capa de Meu Parceiro Belchior, novo disco de Fagner - Fausto Nilo/Divulgação

Colunistas
Traduziu meu sentimento perfeitamente. Essa convivência necessária é de amargar, um engolir de sapos diariamente, mas pelo menos a gente sabe agora quem é quem ("Fui ensinada, desde o berço, que o golpe é certo e é preciso estar preparada", Fernanda Torres, 12/10).
Marcia Leda de Melo Canedo (Volta Redonda, RJ)

"O futuro das crianças depende do seu voto no dia 30 de outubro", (Mirian Goldenberg, 12/10). É muito triste e desolador quando vemos pessoas próximas que consideramos inteligentes reproduzindo mentiras absurdas como se fossem verdades. De forma geral, falta interesse em compreender os fenômenos de forma mais complexa.
Daniela A Ferraz (São Paulo, SP)

Comparar o papel de presidente de um país, em especial de um país complexo como o Brasil, com o exercício do cargo de técnico da seleção brasileira, para fim de justificar a omissão de maior detalhamento por parte de Lula de suas propostas de governo, mostra apenas como a paixão cega as mentes mais capazes ("É o gol, Folha", Juca Kfouri, 12/10).
Elton Barros Torquato (João Pessoa, PB)


Guedes-Pelé
"Bolsonaro compara Guedes a Pelé e diz que não sabe se, ‘pela idade’, ele quer continuar no cargo", (Mercado, 12/10). Com o todo respeito que o Pelé merece dos brasileiros, essa esdrúxula e grotesca comparação só poderia ter partido do Bolsonaro. Ele consegue desrespeitar até o maior jogador de futebol de todos os tempos.
Odilon Octavio Santos (Marília, SP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes - Gabriela Biló - 27.jun.22 /Folhapress

A diferença é que Pelé jogou para alegria dos brasileiros e Guedes joga para a ambição dos milionários.
Mateus Vaz de Sá (Goiânia, GO)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.