Descrição de chapéu Rússia

Leitores comentam fala de papa Francisco sobre fim do ódio no Brasil

'O começo é não permitirmos que alguém que representa isso continue na Presidência'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Papa Francisco
"Papa Francisco reza pelo Brasil e pede fim do ódio a 4 dias do 2º turno", (Mundo, 26/10). O começo para ficarmos livres do ódio, da intolerância e da violência é não permitirmos que alguém que representa e prega tudo isso continue na Presidência. O papa conhece bem o que se passa no Brasil: como chefe da Igreja Católica e, mais ainda, como um legítimo cristão, deu seu recado ao povo brasileiro.
Ugo Maia Andrade (Aracaju, SE)

Se reza adiantasse a Argentina estaria bombando.
Claudio Monteiro (Paulo Lopes, SC)

Do nosso lado, papa Francisco; já do outro, bispo Edir Macedo e Silas Malafaia.
Carlos Fernando de Souza Braga (São Paulo, SP)

Em charge, tarja define os indecisos na corrida eleitoral e um balão de fala diz "Estou em dúvida entre seguir o papa ou o padre kelmon"
Charge de leitor reflete sobre a declaração do Papa, que pede que Nossa Senhora Aparecida livre o Brasil do ódio - Nico

Floriano Peixoto
"Bolsonaro é uma caricatura do ditador Floriano Peixoto", (Tom Farias, 27/10). Muito apropriado o artigo. A história de Santa Catarina sempre resistiu ao arbítrio. Basta ver os símbolos da bandeira catarinense e como um presidente impôs um culto à sua figura, mudando o nome da capital para Florianópolis se auto homenageando em vida. Contra suas próprias tradições, escolhem o auto denominado mito.
Fabiana Z (Belo Horizonte, MG)


Bairrismo
Um repentino bairrismo careta e provinciano, ao agirem como se o candidato Tarcísio fosse péssimo por não ser paulista. Porém, o PT hoje escandalizado com um carioca no governo, nos trouxe nos anos 1990 uma paraibana, Luiza Erundina, que fez sucesso graças a São Paulo.
Roberto Moreira da Silva (São Paulo, SP)

0
O candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) - Zanone Fraissat/Folhapress

Marco Aurélio
"Marco Aurélio Mello critica Lula e anuncia voto em Bolsonaro no 2º turno", (Política, 27/10) Prezado Marco Aurélio, no domingo, descanse, fique em casa, parece estar precisando colocar as ideias no lugar.
Lea Terezinha Gandara Vieira (São Paulo, SP)

Marco Aurélio tem o mesmo poder de Paulo Guedes: quando fala, dá votos ao Lula!
Lizia Helena Nagel (Maringá, PR)


Lula e mercado
Se as intenções de Lula não agradaram ao mercado é porque devem ser boas para o povo. Alguma vez o mercado propõe algo que não resulte em aumentar seus lucros assombrosos às custas do investimento em políticas sociais? ("Em carta, Lula promete ‘política fiscal responsável’, mas frustra o mercado", Mercado, 27/10).
José Marcos Thalenberg (São Paulo, SP)

Que tanta preocupação com isso! Nos governos anteriores do PT não houve uma única medida que tenha posto em risco os ganhos do mercado financeiro.
Tânia Carneiro (São Paulo, SP)


Adiamento
Criou-se recentemente, o que em tese podemos chamar de neologismo, o "terceiro turno". Em certa medida, me parece uma forma muito Poliana de colocar-se a situação. Estamos falando de um presidente de uma nação sugerindo transformar o país num campo de batalha, muito pior do que fez Trump, e com possibilidades inimagináveis de situações perigosas e mortais ("Eduardo Bolsonaro sugere adiar 2º turno para direito de resposta ao pai", Política, 28/10).
Arlindo Carneiro Neto (São Paulo, SP)

Tudo para desviar o foco dos tiros do aliado Jefferson, dos planos de congelar o salário mínimo e as aposentadorias. Em resumo, mais uma cortina de fumaça e tentativa de posse de vítimas do sistema.
Maria Lopes (São Paulo, SP)


Desconto em parque
O parque toma partido na divisão que transcende a política que se instalou no Brasil. O Sul do Brasil vai se constituindo em terra inóspita para os vistos como diferentes pelos autoproclamados maioria dominante na região ("Beto Carrero World dá desconto para quem vestir verde e amarelo e ironiza petistas", Painel, 26/10).
Valdo Neto (Jandira, SP)

Beto Carrero World oferece desconto de 25% para quem for vestido de verde e amarelo, cores associadas ao apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL); para os petistas, o desconto só vale no dia e horário da votação, segundo a publicação - @betocarrero no Instagram

Campanha em salas
Como pode ser educadora uma pessoa que se propõe ao convencimento pela ameaça, mentira inescrupulosa e ausência de uma relação minimamente pautada por princípios éticos com seus estudantes? Que universidade é essa para manter uma professora assim? Duvido que essa tenha sido a primeira vez que ela impõe seu besteirol antidemocrático aos estudantes ("Professora universitária de medicina faz campanha para Bolsonaro em salas", Painel, 27/10).
Marta Carvalhal (São Paulo, SP)


Putin
Uma dica para o Lula: se afaste da Rússia até a queda do Putin. Se aceitar se aliar a este sujeito, com que postura poderá reclamar se algum país invadir a Amazônia? Então tenha coerência e desde já repudie a invasão da Ucrânia pela Rússia ("Tenho relação boa com Lula e Bolsonaro, diz Putin à Folha", Mundo, 27/10).
Richard Oliveira (Belo Horizonte, MG)

O presidente russo Vladimir Putin em conferência em Moscou - Mikhail Metzel/Sputnik/AFP

Fantasia
"Menino vai fantasiado de Hitler a festa da escola no interior de SP", (Cotidiano, 27/10) Que absurdo submeter uma criança inocente a tamanho despautério, além de criminoso, pois não deixa de ser uma apologia!
Geísa Chagas (Fortaleza, CE)


Química
Fiquei sensibilizado com as palavras de Álvaro Pereira Júnior no obituário do também colega de profissão Ivan Pérsio de Arruda Campos ("Mortes: Filho de poeta, abraçou a química desde criança", Cotidiano, 27/10). A química transforma, tanto a matéria como as pessoas. Em tempos tão reativos, é bom ver a literatura permeando as chamadas ciências exatas, como foi a vida de Ivan, na linha de Primo Levi, Franz Kafka e outros próximos à química.
Adilson Roberto Gonçalves (Campinas, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.