'Brasil costuma se sair melhor quando não é franco favorito', diz leitora

Assinantes analisam Copa do Mundo, bloqueios com terra e Caetano Veloso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cartão amarelo
"Fifa ameaça dar cartão amarelo, e seleções desistem de braçadeira contra homofobia", (Esporte, 21/11). O Qatar não poderia ter sido sede da Copa do Mundo, como não poderia ter sido Argentina em 1978 ou Rússia em 2018. O respeito da Fifa pelos direitos humanos é zero. Podemos ir e jogar bola, mas não podemos esquecer o realmente importante.
Ricardo A Schmitman (São Paulo, SP)


Soberba e despreparo
Acho até bom que a seleção não esteja tão embalada para esta Copa. Brasil costuma se sair melhor quando não é franco favorito. E, ressalvas à parte, acho que Tite tenta fazer um trabalho metódico (às vezes beira ao chato pelo tecnicismo) que pode funcionar muito bem. São meus votos. Tite merece ("Fracasso nas Copas de 74 e 2006 ensina que a bola pune soberba e despreparo", Ilustríssima, 19/11).
Simone Cristine (Governador Valadares, MG)

Boa parte dos jogadores convocados jogam fora do Brasil. Se o Brasil ganhar, todos vêm para comemorar. Mas se perder, como eles não residem aqui, voltam para seus países e seus times sem dar nenhuma satisfação para a torcida.
Marcia Cristina Polon (Lins, SP)

A mascote La'eeb durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo no estádio Al Bayt, em Al Khor, no Qatar - Fabrizio Bensch/Reuters

Casernas
"Ministro do TCU diz que ‘movimento forte’ nas casernas terá ‘desenlace’ imprevisível", (Mônica Bergamo, 20/11). A gravidade do que está dito pelo ministro de um Tribunal de Contas da União, em movimentos que fez no passado e está fazendo no presente, deveria ser motivo suficiente para nos mobilizarmos em favor da democracia. Vejo as falas, que ele chama de liberdade de expressão, como muito graves.
Celia de Matoa Ferreira (Florianópolis, SC)

O Brasil não pode cometer os mesmos erros do passado. Aqueles que agora não aceitarem a democracia só podem ter um destino: a cadeia. Não pode haver anistia.
Felipe Marques (Juazeiro do Norte, CE)

Quem elegeu o Lula foram mais de 60 milhões de pessoas. A caserna e as manifestações antidemocráticas não vão tirar a legitimidade do processo eleitoral.
Rose Souza (São Paulo, SP)

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Augusto Nardes - Adriano Machado - 30.jun.15/Reuters

Acesso
"PGR trava acesso da PF a dados da CPI da Covid em investigação sobre Bolsonaro", (Política, 20/10). A PGR está prevaricando. É um absurdo o que está acontecendo. A CPI da Covid fez um trabalho minucioso e juntou provas. Nós assistimos com medo, tristeza e dor o que aconteceu com nossos parentes e amigos. O comportamento do presidente foi cruel, desumano e criminoso.
Dinalva Rosa Maurício (São José dos Pinhais, PR)

Considero a atuação do Ministério Público mais vergonhosa até do que do próprio Bolsonaro. Agora, a procuradora dizer que o Bolsonaro incentivou a fiscalização popular, quando incitou a invasão de hospitais, é ultrajante.
Ramiro Loutz (Fortaleza, CE)


Bloqueios com terra
Quando são protestos por melhores condições de trabalho, a polícia logo aparece e joga gás lacrimogêneo ou bala de borracha. Agora, um grupo armado coloca barreiras em rodovias que podem causar morte de quem trafega por essas vias e fica por isso mesmo? Isso se chama sabotagem das instituições que deveriam zelar pela ordem pública ("Bloqueios com terra em rodovias federais causam pelo menos dois acidentes", Cotidiano, 20/11).
Uanderson Aquino (Rio de Janeiro, RJ)

Incentivador
"Bolsonaro diz que quer declarar apoio a manifestantes, mas teme Justiça", (Painel, 20/11). Ele já é o grande responsável por toda essa arruaça dos seus apoiadores. Ele sempre apoiou violência, balbúrdia, desordem e confusão. O seu silêncio já é um sinal de apoio aos baderneiros. Se fosse um democrata, já teria reconhecido a vitória de Lula e tudo seguiria na paz.
Jane Santos (Rio de Janeiro, RJ)


Democracia militante
Dizer que Alexandre de Moraes está aplicando golpe é de uma leviandade jurídica imperdoável. Na verdade, ele está evitando que um golpe ilegal e imoral tenha curso no país ("Atuação de Alexandre de Moraes põe à prova teoria da ‘democracia militante’", Política, 20/11).
Jose Walter Da Mota Matos (Pouso Alegre, MG)


Tarifa zero
A cidade de São Paulo está estagnada. Não há projetos e obras estruturantes, periferia abandonada (como sempre) e o prefeito com o caixa municipal cheio. Transporte grátis para ganhar eleição e a cidade em ruínas é de fazer chorar ("Tarifa zero para ônibus sairá do papel e dará reeleição ao prefeito de SP, dizem aliados", Painel, 20/11).
Anderson Ramos (São Paulo, SP)

Antes de pensar na reeleição, mostre serviço. Medidas eleitoreiras já se mostraram ineficientes e quem paga a conta é a população.
Flavia Fonseca (São Paulo, SP)


Caetano Veloso
Capacidade de ser esse camaleão da existência, do pensamento, do pensar o mundo. Sempre adaptado, lúcido e transbordando amor na forma de viver e agradecer a vida ("Reeleição de Bolsonaro poderia ter enterrado o Brasil, diz Caetano Veloso", Ilustrada, 20/11).
Tulio Viana (Chapadão do Céu, GO)

Realmente, como diz o comercial, "o Brasil tem jeito", ameaça desmoronar, balança, mas não cai no precipício. E pensar que esse país dos Caetanos, Gils, Chicos, Betânias e Gals também abriga personagens trevosos ao longo da sua história. Viva a cultura brasileira.
Ednaldo Miranda de Freitas (Coronel Fabriciano, MG)

Taís Araujo
São essas as pessoas que me fazem ter orgulho de ser brasileira. A Taís Araújo, além de ser uma atriz talentosíssima, é uma cidadã nota dez. Sua postura inspira muitas meninas por aí, e isso me dá esperança para o futuro do Brasil e do planeta. ("Taís Araujo: ‘Uma negra que não seja pessoa pública vai ter mais dificuldades que eu’", MPME, 19/11).
Rosane Aubin (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.