Você já ganhou algum animal como lembrancinha, leitor? Conte para a Folha

Prática é criticada atualmente, mas já foi bem comum em festas e data comemorativas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Você já ganhou algum animal como brinde em alguma ação ou data comemorativa? Comum entre os anos de 1980 e 2000, animais como peixes, coelhos e pintinhos eram prendas em festas de aniversário e festas juninas. Acabavam tendo uma vida curta e, por vezes, eram vítimas de maus tratos e abandono.

Em feiras, os pintinhos eram coloridos com corante azul e rosa para chamar a atenção dos clientes, por exemplo. Mas, com o aumento da conscientização, a prática –que ainda ocorre em menor proporção –é criticada e denunciada por muitas pessoas hoje em dia.

Dezenas de pintinhos juntos - Jorge Araújo/Folhapress

Os animais, além de vistos como um objeto, não recebiam os cuidados necessários, e muitas vezes nem compatíveis com o ambiente urbano.

"Eles precisam de um ambiente parecido com aquele do qual vieram, com plantas, pedras e locais para se esconder e descansar", explica a médica veterinária Marina Meireles, na matéria da Folhinha desta sexta-feira (5).

Diante disso, a Folha quer saber: você já ganhou algum animal? Qual foi a sua história com esse bichinho? Como vê hoje esse costume? Acha que deveria ser proibido? Conte neste formulário.

Algumas respostas serão publicadas no Painel do Leitor e nas redes sociais da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.