Descrição de chapéu América Latina

Leitores comemoram vitória da Argentina na Copa do Mundo

'Messi e companhia formaram um belíssimo time', diz assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Argentina campeã
"Argentina bate a França em final histórica, e Copa do Mundo ganha Messi" (Esporte, 18/12). Parabéns, Argentina. A terceira estrela veio para a América do Sul. Lavou a alma dos sul-americanos. Gracias!
Paulo Roberto Silva Marcondes Cesar (Pindamonhangaba, SP)

Meu neto de 14 anos me perguntou: "Vó, para quem você está torcendo?". Eu respondi: "Para o Messi". E ele: "Eu também, vó, pro Messi!" E foi assim, eu penso, que muitos brasileiros se viram torcendo pela Argentina ("Título de Messi faria bem ao futebol", Tayguara Ribeiro, 17/12).
Conceição A. Araújo Oliveira (Belo Horizonte, MG)

A França perdeu, mas Emmanuel Macron lá estava dignamente para reconhecer o resultado e recepcionar os vencedores. Na vida, no esporte e na política democrática vamos sempre respeitar quem venceu.
José Roberto Machado (São Paulo, SP)

Vocês mereceram. Messi e companhia formaram um belíssimo time. Nós, brasileiros, temos q nos contentar com dancinhas, pilhérias, palhaçadas e coisas parecidas dos nossos medianos jogadores, que gostariam de ser craques.
Djalma Filho Costa e Silva (Teresina, PI)

Torcedores comemoram vitória da Argentina na Copa do Mundo em restaurante no bairro da Mooca, em São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress

37 ministérios
"Lula terá 37 ministérios com divisão do Planejamento e recriação da Pesca" (Política, 17/12). Pragmatismo. Não se governa sem o ventrão, que foi eleito em peso no Congresso. E sim, eles querem ministérios. É toma lá da cá? É sim, senhor. Ou querem que Lula sofra um impeachment como Dilma ou como Bolsonaro iria tomar antes de dividir o bolo com o centrão? Querem mudar o Brasil, elejam deputados que não sejam do centrão, caso contrário, Lira e companhia reinarão.
Vinícius Chaves (São Paulo, SP)


Disputa
"Grupo de Boulos vence disputa no Psol, e partido apoiará governo Lula" (Painel, 17/12). Com apenas 12 deputados federais em 513 cadeiras, o Psol não pode se dar ao luxo de ser independente. O momento vai precisar de uma base atuante e ao mesmo tempo crítica no Congresso Nacional, para que Lula consiga governar.
Manoel Roberto Seabra Pereira (Brasília, DF)

O Psol tem que evoluir. Não é puxadinho do PT. Faz parte da frente democrática que elegeu Lula no segundo turno. Deve estar de corpo e alma na hora de governar e ajudar a corrigir rumos. Precisamos do Psol corajoso e responsável, sem vacilar.
Paulo Emmerich (Vitória, ES)


Recaída
"Bolsonaro teve recaída na tristeza com saída do Planalto e deve parar por 3 meses, dizem aliados" (Painel, 17/12). Tristeza e dor tem as famílias dos mortos pela Covid que Jair Bolsonaro foi responsável e ainda debochou. Tristeza tem 33 milhões de brasileiros que passam fome por um país saqueado e arrasado por ele.
Marli Miranda Vieira (São Paulo, SP)


Nélida Piñon
"Morre Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, aos 85" (Ilustrada, 17/12). Nélida Piñon, minha escritora há muitos anos favorita. Que infortúnio! Adquiri recentemente seu último livro publicado "Um Dia Chegarei a Sagres", cuja leitura iniciarei quando a tristeza e a comoção com o seu passamento suavizarem.
Sylvio Peixoto (Belo Horizonte, MG)

Ombudsman
"Folha, Janio e a gastança" (José Henrique Mariante, 18/12). Boa reflexão! Um pouco de alento quando a lucidez revela os desafios reais, interesses de mercado e oportunismos dissimulados que capturam a Folha.
Monica Damous Duailibe (São Luís, MA)

Choro de indignação por ver alguém de 90 anos ser demitido após tantas contribuições valiosas para o desenvolvimento de nossa subjetividade, para a formação de nossa consciência. Irei atrás do senhor Janio, que certamente não sucumbirá a esse despropósito.
Maria Conceição Silva Bragança (Santos, SP)

Janio de Freitas fez de sua coluna algo imprescindível, nunca deixou de revelar sua preocupação e posição crítica sobre os rumos do jornalismo praticado nos dias atuais, inclusive com jornalistas enriquecendo, cobrando valor altíssimo para fazer palestras e algo no gênero, uma verdadeira corrida caça níqueis. Janio é um professor de ética de prática jornalística!
Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)


Ensino integral
"Avanço do ensino integral em SP empurra alunos ao noturno para poder trabalhar" (Educação, 17/12). Sou aluno da USP de período noturno e estágio no mercado financeiro e mesmo assim é difícil. Imagine alunos de escolas públicas trabalhando em subempregos. Na realidade, falta sensibilidade do Estado: deveria haver um programa de bolsas que garantisse ao menos um salário mínimo para que os jovens terminassem o ensino médio e em seguida pudessem ingressar no ensino superior. Triste este país.
Felipe Araújo Braga (Caieiras, SP)


Fies
"A dupla Haddad-Mercadante e o Fies" (Elio Gaspari, 17/12). No seu último ano à frente do cargo, em 2011, o Fies financiou 150 mil estudantes, número previsto no Plano Plurianual de 1998 (governo FHC). Número, portanto, muito aquém das necessidades de acesso à educação no país. Enquanto ministro, foi o que mais expandiu a educação superior pública com a entrega de 126 novos campi universitários. Além disso, instituiu o Prouni, que converteu em bolsas de estudo integrais tributos sonegados por instituições privadas de ensino superior.
Fernando Haddad, ex-ministro da Educação (São Paulo, SP)


Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de IVIX Value Creation, Companhia das Letras e Luiz Carlos Trabuco Cappi, Nilton Horita e Lucia Porto, do Bradesco.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.