Descrição de chapéu indústria inflação

Assinantes criticam falhas da última edição do Censo

Linguagem neutra e aniversário de São Paulo também são comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Censo
"Censo vive tragédia absoluta e dados não são confiáveis, diz ex-presidente do IBGE" (Mercado, 24/1). Era notável a depreciação dada ao Censo pelo governo Bolsonaro. Estatísticas obtidas pelos meios formais foram descredibilizadas, incluindo os dados científicos levantados pelas universidades. O que o brasileiro precisava era somente dos dados inventados por mídias bolsonaristas para reafirmar suas convicções e esconder realidades.
Vanessa Magalhães (Rio de Janeiro, RJ)

"Mesmo criticado, Censo expõe o novo perfil do consumidor" (Maria Inês Dolci, 24/1). Sim, a população mundial está envelhecendo, mas o Censo realizado no Brasil entre 2022 e 2023 tem problemas metodológicos graves. Do meu ponto de vista, não há como salvar o Censo atual, o remédio é realizar outro.
João Perles (Pereira Barreto, SP)

Com Censo atrasado, IBGE estimou população brasileira em 207 milhões, mas técnicos do próprio instituto criticam a metodologia utilizada. Devido à população menor, 702 municípios esperam perder R$ 3 bilhões em repasses da União e prometem ir à Justiça
Com Censo atrasado, IBGE estimou população brasileira em 207 milhões, mas técnicos do próprio instituto criticam a metodologia utilizada. Devido à população menor, 702 municípios esperam perder R$ 3 bilhões em repasses da União e prometem ir à Justiça - Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

São Paulo, 469
"Mercadão de SP faz 90 anos e tenta virar atração gastronômica 24 horas, apesar de degradação" (Cotidiano, 24/1). Aniversário de São Paulo, sujeira e degradação para visitar em todos os lugares.
Paolo Valerio Caporuscio (São Paulo, SP)

"Churrasco grego, por que São Paulo te odeia?" (Cozinha Bruta, 23/1). No início dos anos 1990, eu trabalhava no bairro da Penha, em São Paulo. Vendiam churrasco grego lá e na hora do almoço às vezes eu comia. Vinha acompanhado com um copo plástico descartável com suco artificial. Era gostoso e barato.
Eduardo Oliveira (São Paulo, SP)

"Saiba por que a pizza, o sushi e o carbonara de São Paulo não são como os originais" (Comida, 23/1). Avisinho para os puristas: estamos em São Paulo, Brasil, América do Sul. Inventamos e reinventamos nossas maravilhosas comidas. Não gostou? Temos dois aeroportos para quem quer comida "original".
Mara Passos (São Paulo, SP)

São Paulo, a cidade que nunca dorme e é motor econômico do Brasil. Em constante evolução, jamais abriu mão de sua rica tradição: uma metrópole onde povos se encontram e realizam seus sonhos, fazendo dela sua cidade do coração. Parabéns pelo seu aniversário!
José Ribamar Pinheiro Filho (Brasília, DF)

Atraso
"Atraso em obras públicas prorroga concessão de esgoto até 2033 em Ribeirão Preto" (Mercado, 23/1). Mas a taxa de tratamento de esgoto vem sendo cobrada desde 2000. 100% do valor pago pelo consumo de água. Para onde foi e vai esse dinheiro?
Carlos Frederico Ferreira (Ribeirão Preto, SP)


Crédito
"Comandante do Exército pediu crédito de confiança e prometeu resolver caso Cid, diz Múcio" (Política, 24/1). Este Múcio me faz lembrar quando surgiu o Windows 95. Todo mundo sabia que havia vários vírus destruidores de arquivos espalhados que aniquilava o sistema operacional e mesmo assim as pessoas compartilhavam eles.
Marcelo de Souza (São Paulo, SP)


Resgate
"Mais de 1.000 yanomamis foram resgatados para não morrer, diz chefe de Saúde Indígena" (Cotidiano, 24/1). Desolador. Isso é crime. Ficaram indefesos diante da política extremista. Ser de direita é uesma coisa. Ser de direita e desumano é bem outra. Fascistas criminosos.
Tania Zampieri (Piracicaba, SP)

"‘Olhaí os curuminzinhos tudo com malária, não tenho o que fazer’, disse testemunha da crise nos yanomamis" (Cotidiano, 24/1). A iniciativa de extermínio estava tendo êxito. Se o genocida ficasse mais quatro anos na Presidência, teria alcançado o seu objetivo. Este era só um de seus projetos de destruição da nação brasileira. Muitos outros estavam em desenvolvimento. Principalmente aquele de destruição da nossa natureza, saúde, educação e cultura.
Eloisa Giancoli Tironi (São Paulo, SP)

Ataque à democracia
"Suspeito de destruir relógio de dom João 6º no Planalto é preso em Minas" (Política, 23/1). Olha o nível da ralé que achou que poderia golpear a democracia. Agora serão todos caçados como ratos, não importa que esgoto adentrem.
Raimundo Carvalho (Vitória, ES)

"Fotos da Folha indicam possível pichadora do ‘perdeu, mané’ na estátua da Justiça do STF" (Política, 24/1). Mais uma feroz tigresa que vai miar fininho agora, anonimato é bom enquanto dura.
Vera Maria da Costa Dias (Porto Alegre, RS)

Mídias
A seção de humor da Ilustrada às vezes provoca reflexões que merecem mais destaque. Desta vez é Manuela Cantuária quem nos chama a atenção para um assunto essencial ("Heróis morrem de overposting", 24/1). Estamos vivendo uma epidemia de mídias sociais, que viciam como droga, com consequências dramáticas para indivíduos e sociedade. Pouco se questiona a gravidade disso, mas tenho esperança de que tenha algum cientista buscando "vacinas" contra esse mal do século 21.
Rineu Santamaria Filho (Monte Alto, SP)


Razão
"Mesmo frágil, razão ainda é a melhor defesa contra barbárie" (Juliana de Albuquerque, 24/1). Texto excelente. A razão é, como todas as crenças, um exercício de fé. Abrir mão dela significa deixar de acreditar na civilidade e se medir pelo que há de mais raso.
Cleon Bassani (Florianópolis, SC)


Linguagem neutra
"Agência Brasil, do governo federal, publica texto com linguagem neutra" (Política, 24/1). A gramática deve servir a humanidade e não o contrário! Se usar tais expressões inclui uma parte da sociedade, trazendo dignidade, realização pessoal, não vejo o porquê de não se usar!
Mauricio Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Respeito toda forma de expressão humana e dos direitos de diversidade, sejam quais forem, mas não concordo em "adaptar" a língua culta às variantes de comportamento.
Antonio de Andrade (Rio de Janeiro, RJ)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.