'Inacreditável é existir brasileiros que se convençam com o cinismo de Bolsonaro', diz leitor

Realidade penitenciária e desconfiança de Lula com militares são comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Inacreditável
Inacreditável é existir brasileiros que se convençam com o cinismo das respostas mal articuladas do maior responsável pela incitação da turba que insiste em achar que seu líder é apenas um mero espectador inocente ("‘Inacreditável’, diz Bolsonaro nos EUA sobre ataques cometidos por apoiadores", Política, 16/1).
Jefferson Vieira (São Paulo, SP)

Ele fez o de sempre, foi evasivo e repetiu o mantra de que ensinou política ao povo, indiretamente justificando o que aconteceu. Não entendo por que continuam fingindo que essas falas não são apenas mais gasolina para os psicopatas que o escutam.
Flavia Suzue Ikeda (São Paulo, SP)

Ex-presidente Jair Bolsonaro recebe apoiadores em condomínio na região de Orlando
Ex-presidente Jair Bolsonaro recebe apoiadores em condomínio na região de Orlando - Thiago Amâncio - 1º.jan.23/Folhapress

Prisão de golpistas
"Em audiências, presos reclamam de falta de wi-fi, da comida e da limpeza nas lentes de contato" (Painel, 16/1). Depois das queixas, no mínimo, exóticas aos juízes nas audiências de custódia em Brasília, penso que, com o uso desse "serviço" público pela classe média alta brasileira, a partir de agora, a expectativa é que haja uma melhora significativa no tratamento dado às pessoas pela polícia e nas condições humanitárias dos presídios brasileiros. Certas tragédias às vezes podem ter um lado bom.
Marcos da Silva (Londrina, PR)

Dia histórico: a extrema direita clamando por direitos humanos.
Francisco Paulo Almeida (São Paulo, SP)

Preso contra a sua vontade? É sério isso? Tem que avisar que o monte de gente que briga por um espaço na cela está lá por vontade própria. Só mostra o grau de sem noção dessa gente. O quanto eles são uma ameaça para o emprego dos humoristas.
Ana Rodrigues (Vitória, ES)

"Idosa que participou dos ataques golpistas em Brasília já foi condenada por tráfico de drogas" (Política, 17/1). Naquele tempo, quando acabou condenada, ela só lidava com gente ruim. Hoje, entre os bolsonaristas, ela lida com gente muito pior.
Joaquim Salomão (Curitiba, PR)

A bolsonarista Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, 67 - Reprodução/@_Janoninho no Twitter

Editorial
"Série de humilhações" (Editoriais, 16/1). As Forças Armadas rebaixaram-se a um nível preocupante desde quando aceitaram deixar de ser um órgão de Estado e decidiram ser um órgão de governo. Além da autocrítica, é necessário fazer uma depuração nos seus quadros que estão contaminados pelo jogo político antidemocrático.
Ângela Luiza Bonacci (São José dos Campos, SP)


Desconfiança
"Lula dispensa 40 militares do Alvorada após expor desconfiança" (Política, 17/1). 40 militares dispensados? Só isso? Não tem processo contra eles? Eles foram dispensados porque fizeram certamente algo. É como uma anistia, mais uma onde os militares escapam ilesos. Até quando seremos escravos da tutela militar? Quando vamos acabar de vez com essa mentalidade que nos faz míope para ver claro?
Bruno Silva (São Paulo, SP)


Proteção de obras
"Como ataques a obras de arte mudaram a vida de museus do país; veja vídeo" (Ilustrada, 16/1). É muito oba-oba para pouca ação. A grande maioria dos museus e igrejas com arte sacra no Brasil estão em lamentável estado de conservação e péssimo estado de segurança.
Marcos Fernando Dauner (Joinville, SC)

Outro grande risco para os museus brasileiros e locais similares de história, cultura e arte é o incêndio, como o que ocorreu no Museu Nacional na Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro, administrado pela UFRJ.
Marcos Antônio (Manaus, AM)

Protesto
"Ativista Greta Thunberg é detida na Alemanha em protesto contra mina de carvão" (Mundo, 17/1). As autoridade alemãs têm muito a responder sobre o que está acontecendo lá. Um país que nos acostumou a ouvir seus discursos preservacionistas agora nos assusta com imagens de destruição de florestas milenares e vilarejos históricos. Greta me representa!
João Perles (Pereira Barreto, SP)

Greta é aquele beija-flor com uma gota no bico para salvar a floresta no incêndio. Muito bem, Greta!
Gino Passos (Rio de Janeiro, RJ)

Policiais carregam a ativista ambiental na Alemanha - Christoph Reichwein - 17.jan.23/AFP

Carandiru
"STF suspende indulto de perdão a todos os policiais militares condenados pelo massacre do Carandiru" (Cotidiano, 17/1). O indulto aos executores dessa barbárie se configura como uma das maiores afrontas à dignidade humana daqueles que sequer tiveram o direito de cumprir a sua pena e voltar à vida em sociedade. Também uma afronta às famílias que viveram essa tragédia. Medida acertada que, esperamos, se torne definitiva.
Fabio Mariano (São Paulo, SP)

O que Bolsonaro concedeu aos PMs não foi um indulto, mas sim uma autorização para matar em nome do Estado, tal qual o "excludente de ilicitude" pregado pelo ex-juiz Sergio Moro.
Luiz Marcelo Zerbini Pereira (Catalão, GO)

Rogério Ceni
Rogério Ceni talvez seja um grande técnico futuramente, mas antes precisa decidir se quer ser técnico, presidente, gerente de futebol, pois tudo junto não irá conseguir fazer nada bem ("A fronteira da carreira de Rogério Ceni", PVC, 15/1).
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)

Rogério cobra jogadores e diretoria, tirando-os da zona de conforto, para que eles se superem e entreguem o que têm de melhor, mesmo não sendo tão brilhantes como ele foi. Aliás, é o que se espera de um líder.
Mario Donizete Pelissaro (Atibaia, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.