Qual é o seu quadro favorito da pintora Tarsila do Amaral?

O que a obra desperta ou o que significa para você?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta terça-feira (17), completam-se 50 anos da morte da pintora Tarsila do Amaral (1886-1973). A artista foi um dos principais nomes do modernismo brasileiro e muitas de suas obras são reconhecidas de longe pela população.

Durante a exposição "Tarsila Popular", em cartaz no Masp (Museu de Arte de São Paulo) em 2019, o público se aglomerava em frente ao "Abaporu" para tentar tirar uma selfie antes que ele retornasse ao acervo do Malba (Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires), na Argentina.

Em agosto passado, o quadro "Sol Poente" também ganhou nova evidência após ser recuperado em uma operação deflagrada por agentes da DEAPTI (Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade), avaliado em R$ 250 milhões, no Rio de Janeiro.

0
Visitantes do Masp na exposição "Tarsila Popular", em 2019 - Jardiel Carvalho - 28.jul.19/Folhapress

Mas outras obras também são bastante conhecidas pelos brasileiros, como "A Cuca", "Operários" e "Antropofagia", além de seus autorretratos e registros de outros artistas, como Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

Qual o seu quadro favorito da artista plástica, leitor da Folha, e por quê? O que a obra desperta ou o que significa para você? Deixe seu comentário neste formulário. Algumas respostas serão publicadas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.