Leitora diz que é antipetista, mas que não quer ser tachada de antidemocrática

Assinantes também falam de participação de Janja no governo Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Antipetismo
Desde 2003 participei de passeatas totalmente pacíficas na avenida Paulista. Sempre achei ser um direito cívico meu discordar do PT. Atos terroristas nunca fizeram parte dos antipetistas, como continuará não fazendo, mas nunca pensei que seria chamada de "antidemocrática". Rogo à imprensa que não nos coloque no mesmo patamar dos terroristas que depredaram Brasília, porque quero continuar defendendo meus direitos.
Beatriz Campos (São Paulo, SP)

0
Manifestação antidemocrática de bolsonaristas golpistas em frente ao Quartel do Comando Militar do Sudeste, no bairro do Ibirapuera, zona sul da capital paulista - Mathilde Missioneiro - 3.nov.22/Folhapress

Onipresente
"Onipresença de Janja inclui posses, reunião com governadores e mensagem à PF" (Política, 15/1). Finalmente uma esposa de presidente que não é decorativa (comportamento padrão desde que Ruth Cardoso deixou o Alvorada). Se Janja tem disposição para mudar os paradigmas do papel de primeira-dama, que o faça, que seja ativa e contribua com a reconstrução do nosso país.
Camila Souto (São Paulo, SP)

Ela está mais para Cristina Kirchner do que Evita. Parece que a estão preparando para assumir a candidatura à Presidência. Os demais candidatos que se cuidem.
Reinaldo Zatoni (Santo André, SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira/Folhapress

Ataque à democracia

"Jardineiro do Congresso relata desalento com destruição e paixão por obra ‘Bailarina’" (Política, 15/1). Senti no texto um amor pelas "coisas" públicas, sentimentos que todos deveríamos ter. Por favor, mais amor por tudo o que nos rodeia, do público ao privado. Mais respeito, mais empatia, mais humanidade.
Rosangela Silvestrin (Farroupilha, RS)

Parabéns ao servidor que, com dedicação, interpreta magnificamente o espírito que deveriam ter todos os servidores públicos. Com certeza os governos passam e o Estado fica; ele deveria fazer uma palestra no plenário conjunto para explicar o sentido de servir ao Estado aos nossos políticos .
Caio Milani (Holambra, SP)

Limites jurídicos
"Métodos de Moraes ganham força após ataque golpista e ampliam debate sobre limites jurídicos" (Política, 16/1). A democracia é o nosso maior ativo a ser tutelado! A atuação do ministro Alexandre de Morais está completamente justificada. E, quer saber? Demorou até demais!
Marcelo Silva (Ilhabela, SP)

Então, os fins finalmente justificam os meios? Bom que, hoje, esses meios parecem agradar. Amanhã, quem sabe? E aí, talvez, nos arrependamos da conveniência de ocasião. Se não acreditamos nos princípios que dizemos defender, com que moral puniremos os vândalos? Para uma nação que passou um quarto de século sob um regime de exceção, parece que pegamos gosto pela coisa e passamos a endossar aquilo que então criticamos. Precisamos de magistrados, não somente de promotores.
Alexandre Pereira (Rio de Janeiro, RJ)


Entrevista da 2ª
Excelente a entrevista publicada nesta Folha com o pesquisador Fábio de Sá e Silva ("Ataque golpista tem digitais da Lava Jato, diz pesquisador", 15/1). A Lava Jato enganou muita gente, durante muito tempo. Quem apontava falhas era tachado de idiota. Aos poucos, porém, os idiotas de fato calaram-se e se esconderam. Mas já era tarde: o vírus do ódio, por exemplo, já havia engendrado sua epidemia, e hoje ainda muitas instituições são vítimas dessa febre.
João Luiz Muzinatti (São Paulo, SP)

Acredito que a Operação Lava Jato está sofrendo uma descredibilização forte. Uma pena pois possibilitou o retorno de valor incomensurável de capital aos cofres públicos e mostrou o nível de corrupção do Brasil.
Jose Carlos Martins (Belo Horizonte, MG)


Miopia
"Temos de corrigir a miopia orçamentária de curto prazo, diz Simone Tebet" (Mercado, 16/1). Essa dona precisa estar alinhada com o Haddad. O partido dela não moveu uma palha para fazê-la ministra. A imprensa cobrou de Lula a nomeação dela, mas ela se apoia em empresários que apostaram tudo em Bolsonaro. Melhor ela começar a pensar ou vai sair para aparecer candidata como uma versão do Ciro feminina.
Armando Moura (São Paulo, SP)


Garimpo
"Heleno autorizou condenada por tráfico a explorar garimpo em área vizinha aos yanomamis" (Ambiente, 16/1). Que situação! Um general envolvido com ilegalidades! O governo Bolsonaro deixou mais esta herança: a de revelar até onde pode um militar ao agir ao arrepio da lei!
Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)

Na gestão passada reaprendemos o que já foi ensinado por mais de 20 anos na ditadura militar: lugar de militar não é em cargos técnicos ou até mesmo políticos. Militar cuida da defesa do país em caso de guerra e só.
Anderson Costa (Osasco, SP)


Conservadorismo na Igreja
"Morte de Bento 16 deixa conservadorismo da Igreja Católica sem rumo certo" (Mundo, 15/1). A questão é simples: ou a Igreja se abre e moderniza ou vira seita de radicais conservadores. A América Latina é espelho para esse momento. Ao se distanciar dos pobres, calando a Teologia da Libertação, o catolicismo esfarelou sua importância. Apoiamos o papa Francisco contra o obscurantismo.
Jose Trindade (Curitiba, PR)


Gina Lollobrigida
"Morre Gina Lollobrigida, musa italiana que foi sex symbol do cinema, aos 95" (Ilustrada, 16/1). Memorável citação de tantos astros e estrelas que brilharam e nos emocionaram por onde passaram, além do cinema que os tornou em evidência maior. Continuarão brilhando além deste espaço.
Celito Freitas de Medeiros (Curitiba, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.