Leitores comentam ataque de vândalos golpistas à democracia

'É imprescindível a intervenção federal, sem a qual a ordem não será restabelecida', diz assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ataque à democracia
"Golpistas invadem áreas do Congresso, Planalto e STF, e PM reage com bombas" (Política, 8/1). A tão aguardada e avisada invasão do Congresso brasileiro ocorreu. Muitos acreditaram que era alarmismo, mas não. Na invasão lamentável realizada por terroristas, vimos a leniência da Polícia Militar do Distrito Federal. É visto e notório que as forças de segurança inspiram desconfiança e que o governador Ibaneis Rocha não reúne condições de permanecer no cargo, afinal, não soube defender a capital do país.
Calebe Henrique Bernardes de Souza (Mogi das Cruzes, SP)

Não podem passar em branco as punições a esse bando de fanáticos e antidemocráticos bolsonaristas, não só pelas violências físicas e ameaças ao Estado, mas também pelas depredações. Que sejam processados e paguem dos seus bolsos os estragos feitos!
Tania Tavares (São Paulo, SP)

Lula e Dino, esqueçam isso de paz e amor e cumpram dever constitucional de proteger o patrimônio e a ordem pública. Ajam!
Cissa Jorge (Rio de Janeiro, RJ)

Vândalos golpistas invandem salão principal do Palácio do Planalto - Gabriela Biló/Folhapress

É lamentável o que ocorreu em Brasília. O brasileiro tem mania de importar modos e costumes norte-americanos, e a invasão do Capitólio está sendo copiada por milhares de manifestantes bolsonaristas, que não têm criatividade, originalidade, e desrespeitam as leis e a democracia. Parecem formigas invadindo o açucareiro, mas certamente serão esmagadas pelos dedos da Justiça!
Marcos Fernandes de Carvalho (São Paulo, SP)

Já imaginaram se fosse uma manifestação de professores da rede pública por salários mais decentes?
João Luiz Muzinatti (São Paulo, SP)

A omissão de parte das Forças Armadas coniventes e saudosistas do bolsonarismo demonstra claramente o risco que vivemos.
Sylvio Belém (Recife, PE)

"Lula decreta intervenção na segurança do DF, culpa Bolsonaro e chama invasores de fascistas" (Política, 8/1). A segurança externa dos prédios públicos de Brasília é de responsabilidade do governo do Distrito Federal, que recebe polpudas verbas da União para isso. Mas a omissão verificada perante o ataque dos arruaceiros aos Três Poderes demonstra que o governador é conivente ou não controla seus subordinados. É imprescindível a intervenção federal, sem a qual a ordem não será restabelecida.
Flavio Freitas Faria (Brasília, DF)

Há maneiras legítimas de ocupar o poder em nosso país, mas as cenas a que assistimos no domingo não estão neste rol. Invadir e atacar as instituições democráticas usando da bandeira nacional como capa, é, como escreveu Castro Alves, uma incoerência "atroz que a mente esmaga!"
Maria de Lourdes Mancilha Nunes Matos (Itajubá, MG)

Michelle no Senado
Estão considerando São Paulo o reduto bolsonarista? Espero que o valoroso povo paulista recupere a lucidez e mande para casa todos e tudo que lembre o malfadado período bolsonarista, já nas próximas eleições ("PL cogita candidatura de Michelle ao Senado em 2026", Painel, 7/1).
Neusa Ferreira Alves (São Paulo, SP)

Não acredito que os Bolsonaro vão desaparecer politicamente. Nem direita, nem esquerda, nunca acabam. A direita acredita que o ser humano pode se virar e prover recursos; a esquerda acredita que o Estado deve ajudar o ser humano a prover subsistência. E o povão está aí para ressuscitar essas figuras.
Josue de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ)


Ateliê
"Ex-alunos acusam escola de arte de praticar violência física e sexual" (Ilustríssima, 8/1). Psicopatas são altamente manipuladores e conseguem, através do contágio psíquico, criar uma egrégora de medo e submissão, por isso as pessoas demoram para denunciar, porque demoram para entender que estão sendo abusadas e, quando entendem, ficam com muita vergonha de terem se submetido. Sinto muito pelas vítimas e espero que o dono da escola pague pelos crimes.
Geralda Aparecida Dias (Várzea Paulista, SP)

Rouanet
"Rouanet nunca foi mamata para famosos, diz secretário de fomento do governo Lula" (Ilustrada, 7/1). A Rouanet foi criada para incentivar as empresas a dedicarem parte do seu imposto à cultura. Funcionou. Muita coisa poderia ser corrigida, mas a Rouanet foi feita de bode expiatório injustamente.
Claudio Goldman (São Paulo, SP)

Curioso que aqueles que criticam qualquer mecanismo de incentivo à cultura não a utilizam e nem a praticam. Sim, pois cultura é prática, hábito e difere completamente de entretenimento. Esquecem-se também da cadeia produtiva criada e fomentada por ela. Necessário haver critérios que possibilitem a redução da desigualdade, tornando o acesso a lei menos burocrático. Necessário e urgente fomentar a educação
neste país.
Carlos Navas (São Paulo, SP)


Falas de ministros
Quer dizer que, por conta da independência do Banco Central, não se pode meramente constatar que o Brasil pratica a mais alta taxa de juros do planeta? Censura, subserviência ou reverência excessiva? Ou tudo junto? (Elio Gaspari, 8/1).
Francisco Prado, assessor do ministro Fernando Haddad, da Fazenda (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.