Leitores criticam estado deteriorado do Palácio da Alvorada

Museu das Favelas, entrevista com Boric e show do Chico Buarque também são comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reforma no Alvorada
"Janja, mulher de Lula, diz que Bolsonaro estragou Alvorada: veja fotos" (Ilustrada, 5/1). Para quem acha que é fofoca: ali se trata de patrimônio público que deveria ter sido zelado sim. Nos 51 imóveis comprados em dinheiro vivo eles podem quebrar, rasgar, sujar fazer o que quiserem, mas lá não.
Vinícius Chaves (São Paulo, SP)

Visitei o palácio durante a gestão do Temer e o edifício já estava caindo aos pedaços. Mas, pior do que a conservação, são os puxadinhos que os diferentes governos, inclusive os do Lula, fizeram. A ignorância estética não é privilégio dos Bolsonaro, mas é verdade que eles levaram a esculhambação a outro patamar.
Evandro Sada (Brasília, DF)

Um caminhão de mudança é visto estacionado em frente ao palácio da alvorada - Pedro Ladeira/Folhapress

Museu
Favela não é só tráfico, crime e roubo. Inclusive, esses elementos também existem em outros nichos sociais. Esse espaço é importante para combater essa miopia social ("Museu das Favelas: Como mostrar aquilo que se procurou esconder por tanto tempo?", Cotidiano, 5/1).
Luana Costa (São Paulo, SP)

Boric
"‘Lula traz esperança, mas votação de Bolsonaro preocupa’, diz Gabriel Boric" (Mônica Bergamo, 5/1). Grande governante, tem uma leitura precisa do seu país e da América Latina, além de defender políticas mais inclusivas. Sem dúvida, uma renovação na política mundial. Lula deve buscar diálogo com ele e com todos os líderes latino-americanos para formar um bloco respeitado e que se contraponha à crença de que somos inferiores à Europa e aos Estados Unidos. Parabéns ao povo chileno por sua escolha.
Carlos Campos (São Paulo, SP)

O Chile, antes um país que, sob vários aspectos, serviria de referência para desenvolvimento, virou uma baderna.
Marisa Coan (São Caetano do Sul, SP)

O presidente do Chile, Gabriel Boric, na embaixada do Chile em Brasília - Marlene Bergamo/Folhapress

Tebet
"Tebet toma posse e destaca ‘alguma divergência’ econômica com equipe" (Mercado, 5/1). A síntese dessas divergências pode otimizar muito o sucesso do plano econômico. Lula sabe das coisas.
Carlos Eduardo Cunha (São Paulo, SP)

Tebet começa mal. Vai durar pouco. Não está com espírito de pertencimento ao governo. Melhor ir para oposição fora do ministério.
Denize Barbosa Lial (Santa Bárbara D’Oeste, SP)


Alimentação
"O caminho da alimentação saudável" (Opinião, 5/1). O artigo deveria ser lido nas escolas, por professores, alunos e demais funcionários, como ação de educação para a saúde pública e para a cidadania.
Suely Rozenfeld (Rio de Janeiro, RJ)


Ruas
"São Paulo em 2023" (Opinião, 5/1). Os buracos da cidade são tapados convenientemente por cones. Quando são consertados, após longa espera, não demora muito para voltarem.
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)


Chico Buarque
"Chico Buarque celebra ‘bom tempo’ em primeiro show após posse de Lula, no Rio" (Ilustrada, 6/1). Grande orgulho para o nosso país, que presente de Deus Chico ser brasileiro.
Claudia Astrid (Florianópolis, SC)

Acelerados
"Um ano humano" (Opinião, 5/1). Nossas vidas estão cada vez mais aceleradas. Estamos sempre correndo e sempre atrasados. Para quê? As tecnologias, que deveriam nos proporcionar tempo livre para lazer, convivência e ócio, nos deixam conectados o tempo todo, aumentando nossa ansiedade e a sensação de que o tempo se esvai.
Simon Widman (São Paulo, SP)


Revistas científicas
"Economistas se rebelam contra mudança em ranking de revistas científicas" (Mercado, 5/1). O fato é que, há muito, o universo das publicações acadêmicas no mundo todo se tornou uma farsa. Lobbies, panelinhas, preconceito contra pesquisadores de regiões periféricas, manutenção de paradigmas ultrapassados. A academia precisa se reinventar ao invés de ficar reclamando.
Rodrigo Silva (São Paulo, SP)

Minha aposta é publicar nas revistas que são lidas pela comunidade acadêmica. Futuramente seremos avaliados pelo índice de citação, que nem sempre tem relação com o Qualis.
Olivia Perez (Teresina, PI)


Agressividade
"Passageiros agressivos em voos entram na mira da Anac; veja medidas em estudo" (Mercado, 6/1). Acho que tem que haver essas medidas que estão sendo tomadas, mas também a melhora dos serviços.
Sandra Vidal (São Paulo, SP)


Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de Fundação João Paulo 2º/Canção Nova, Disal Distribuidora, Fundação Energia e Saneamento, Carlos Emiliano Eleutério, diretor executivo da Casa Viva Eventos, Innocenti Advogados, Rebecca R. Tavares, presidente e CEO da Brazil Foundation, e Luiz Felipe Perrone dos Reis, da Reis Advogados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.