Leitores elogiam participação do povo brasileiro na posse de Lula

Cadela Resistência e velório de Pelé também são assuntos comentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Povo brasileiro
"Lula recebe faixa de criança, indígena, negro, mulher, operário e pessoa com deficiência em nome do ‘povo brasileiro’" (Política, 1º/1). Jair, o pequeno, nos deu um presente ao se recusar a passar a faixa: a alma do Brasil cintilou ali, naquela rampa!
José Bernardo (Belo Horizonte, MG)

Depois desses quatro anos de trevas foi uma cena que me devolveu um pouco de esperança. Lindo.
Karina Akemi (São Paulo, SP)

Melhor receber a faixa do seu verdadeiro dono do que de alguém que a usava apenas decorativamente.
Mateus Vaz de Sá (Goiânia, GO)

Simplesmente histórico! O povo brasileiro representado na posse. Foi muito emocionante, como ex-catador de papel e hoje professor, me senti presente. Agora vamos reconstruir a educação desse país, tão desprezada nos últimos tempos.
Edilson Aparecido Chaves (Curitiba, PR)

Convidados participam com Luiz Inácio Lula da Silva da transmissão da faixa presidencial, em Brasília  - Eduardo Anizelli/Folhapress

Resistência
"Conheça a cadela Resistência, que subiu a rampa do Planalto com Lula e Janja" (Política, 1º/1) Um momento da posse presidencial foi particularmente intenso e inesquecível: quando vi a cadelinha no colo de Janja. Ali passei a ver a esposa do presidente como uma amiga, uma irmã. Supus que a vira-latinha era o Brasil dos desassistidos, dos que revolvem o lixo, dos que dormem na rua...
Patricia Porto da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Levar cachorro na posse é uma tremenda falta de respeito com a população. Começou mal.
Rafael Garcia (São Paulo, SP)

Respeitar e adotar seres indefesos, no meu entendimento constitui uma inequívoca grandeza de alma. Parabéns a Janja, Lula e a todos que mantêm acesa a chama da esperança por um mundo menos cruel e mais civilizado.
Gerson Narciso (Goiânia, GO)

A primeira-dama Janja Lula da Silva com a cadelinha Resistência, adotada pelo casal - Pedro Ladeira/Folhapress

Quem avisa amigo é
"Dilma afirma que governo Lula tem que se organizar para ter sustentação e evitar ruptura" (Política, 2/1). Um conselho desses no primeiro dia é sinal de que o barco começou sem rumo. E isso é ruim.
Marcos Fernando Dauner (Joinville, SC)


Adeus, Pelé
"Filhos de Sandra falaram com Pelé no hospital: ‘A gente conseguiu finalizar perdoando’" (Esporte, 2/1). Aí a expressão clara de que ali havia um ser humano: genial nos campos de futebol e também com suas falhas... que tenha recebido o perdão e se sentido confortável em sua passagem. Bela atitude dos netos e dos familiares que os chamaram para esse momento.
Edvaldo de Souza Almeida Junior (Taciba, SP)

O amor sempre vence! Para o Pelé deve ter sido muito importante, resgatar algo pendente. Ele devia isto aos netos e a si mesmo. Afável com todos, teve em vida a oportunidade de acertar esta questão.
Jane Medeiros (Rio de Janeiro, RJ)


Negação
"Acampamento esvaziado de bolsonaristas em SP tem até negação da posse de Lula" (Política, 1º/12). O esvaziamento do tal acampamento já mostra um reconhecimento da realidade e uma aceitação dos fatos. Afinal, você tem direito a ter uma opinião própria, mas não tem direito a ter fatos próprios.
João Victor de Oliveira Pontes (Fortaleza, CE)


Prioridades
"PSOL pedirá prisão preventiva de Bolsonaro ao STF" (Mônica Bergamo, 1°/1). As reflexões devem ser feitas sobre "como a terra arrasada poderá ser fértil novamente." Não há tempo para semeadura, nem revanchismos. Buscar a prisão do Bolsonaro é algo que poderá ficar mais para a frente. São discussões desgastantes.
José Roberto Mathias (São Paulo, SP)

Só não entendo por que não fizeram isso com ele no poder. Vamos ver se ele aguenta ou se o poder tem realmente força para mantê-lo encarcerado como fizeram com o Lula.
Juliana Nascimento (São Paulo, SP)


Desmoralização
"Bolsa cai 3% e dólar sobe 1,5% em reação às primeiras ações de Lula" (Economia, 2/1). Já no primeiro dia de governo, Lula, desmoraliza o ministro da fazenda Fernando Haddad, quando decide prorrogar por mais 60 dias a desoneração de impostos sobre os combustíveis. Esse é o Lula soberbo, demagogo, que somente sabe de forma irresponsável desperdiçar os recursos dos contribuintes sem se preocupar com o equilíbrio fiscal.
Paulo Panossian (São Carlos, SP)


Nei Lopes
"Brasil embranqueceu no pensamento, afirma Nei Lopes, que faz 80 anos" (Ilustríssima, 1º/1). A inspiração vem da rua, onde o povo está; a verdadeira "academia" nasceu nos terreiros e nos batuques.
Antonio Catigero Oliveira (São Paulo, SP)

Nei Lopes, octogenário que nos dá uma aula para entender um pouquinho mais sobre nosso país e do que é a experiência negra por aqui. Quanta vitalidade e sabedoria! Axé!
Inimar Júnior (Goiânia, GO)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui os votos de boas-festas recebidos de Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Sergio Etchegoyen, Raul Jungmann e Marcelo Furtado, do Centro Soberania e Clima, Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Fabio Mechetti (diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais), Roberto Valério (CEO da Cogna Educação) e Douglas A. Koneff (Encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.