Descrição de chapéu mudança climática

Leitores lamentam tragédias causadas pela chuva e defendem preservação ambiental

Visita milionária de Gisele Bündchen para o Carnaval é criticada

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Drama e chuvas no litoral
Todo verão é a mesma coisa ("Chuva recorde deixa 36 mortos, interdita estradas e põe litoral de SP em estado de calamidade", Cotidiano, 20/2). Não sabemos bem onde ou quando, mas que vai acontecer vai! Precisamos assumir a responsabilidade pela preservação das encostas e da Mata Atlântica.
Carolina Oliveira (Matinhos, PR)

Morar em um mundo feito de terra batida sem árvores e com muitas rodovias nem sempre permite o escoamento, mesmo que seja uma chuva comum anual, fica parecendo que é uma chuva incomum. E não há bueiro que vá conseguir desaguar uma Mata Atlântica somada a uma floresta amazônica. A água corre dos riachos para os rios e dos rios para o mar, se não há riachos nem rios e só há terra batida sem árvores e asfalto no caminho das águas, não adianta nem construir diques. É um mundo de lama.
Marcelo Inneccok (Brasília, DF)

Que bom que o governador decretou estado de emergência em cidades atingidas. Agora só falta o mais importante: renunciar ao alinhamento com o governo (aquele que sabemos) que incentivou o desmatamento na Amazônia e no Pantanal e outros descalabros que levam à catastrófica mudança climática. Isso não é obra da providência divina.
Maria Clara Araújo de Almeida (Rio das Ostras, RJ)

Região de Topolândia no município de São Sebastião, onde uma casa desabou por causa das fortes chuvas que atingiram a região - Divulgação/Defesa Civil de São Sebastião

Apesar de serem usuais as fortes chuvas nesta época do ano, a intensidade delas vem crescendo. Não foi por falta de avisos, pois os cientistas alertaram que, por conta do aumento global da temperatura da Terra, os eventos extremos seriam maiores e foram ignorados por aqueles que deveriam enfrentar o problema. Mais uma vez os negacionistas, inimigos da ciência, acarretam mortes e prejuízos materiais para toda a sociedade.
Alexandre M. Pereira (Ribeirão Preto, SP)


Ponte que cai
Já que construíram uma ponte tão frágil, em época de festividades deveria ter funcionários das prefeituras das duas cidades em cada extremidade orientando o trânsito dos pedestres ("Ponte entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina desaba durante a travessia de cem pessoas", Cotidiano, 20/2).
Lorena Machado Fabrico (Brasília, DF)

Os governantes comentaram que existem placas da capacidade da ponte. Desde quando o povo lê as placas? Nesses dias de festere, deveria ter sim a Defesa Civil "cuidando" para não dar o que deu. Ah... Segundo autoridades, a ponte tem mais de 40 anos e "nunca ocorreu"... Parece normal a frase. Lava-se as mãos!
Waldir Roque Maffei (Farroupilha, RS)

Ponte pênsil caiu durante a travessia de pedestres nesta madrugada (20)
Ponte pênsil caiu durante a travessia de pedestres nesta madrugada (20) - Reprodução/TV Globo

Colunista
A disseminação da mentira está atrelada à escolha de "a quem se quer proteger" ("Lei contra fake news de Lula serviria para Bolsonaro perseguir inimigos", Glenn Greenwald, 19/2). Não saberia dizer se isso ocorre por amor ao líder ou ódio ao opositor. Fato é que, convivendo com extremistas, percebemos que não há abertura para sequer ouvir o outro. Criaram uma muralha.
Maria Lúcia Bergami (Lins, SP)


Gisele Bündchen
Os valores estão dentro do que é pago no mercado, tanto para Gisele como para a segurança contratada por tempo determinado ("Cachê milionário de Gisele choca funcionários que ganharão R$ 200 pela noite em camarote", Mônica Bergamo, 20/2).
Marcos Antônio (Manaus, AM)

Não mora mais no Brasil e ainda leva R$ 2 milhões dos brasileiros.
Elisabeth Schmidt (Cachoeira do Sul, RS)

A modelo Gisele Bundchen chega ao camarote N1, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro - Marlene Bergamo/Folhapress

Delação do fim do mundo
Melhor se houvesse condenação ampla, de Odebrechts e asseclas (de qualquer partido). À jato errou-se na imiscuição de juiz e acusador sim.
Marcelo Molinari (Curitiba, PR)

A Lava Jato só constatou: há no país sistema delituoso contra cofres públicos que envolve políticos, empresários e Justiça. Enquanto políticos e empresas se ferravam, faça-se justiça. Mas, quando se aproximou do STF, foi preciso "estancar a sangria".
Samuel Gueiros Jr (Santarém, PA)


Cultura milenar
"Livro amarra milenar história da China sem cair no essencialismo cultural" (Mundo, 19/2). Para agregar, imperdível: "La Souplesse Du Dragon, Les Fondamentaux de la Culture Chinoise", de Cyrille Javary.
Marilia Furtado de Andrade (São Paulo, SP)


Informalidade e INSS
Resultado da Reforma Previdenciário e da regulamentação da terceirização feita nos dois governos anteriores. Em 30 anos, o governo pagará benefícios, tipo BPC, a esses que nunca contribuíram. Os que contribuem continuarão a pagar a conta, por meio de maior limitação de seus direitos ("Maioria dos trabalhadores de aplicativo estão sem proteção do INSS, diz estudo", Mercado, 20/2).
Julio Shiogi Honjo (Brasília, DF)


102 anos
Parabéns a todos que fazem a Folha! Apesar do cenário futuro incerto, espero contar com a Folha, para me informar, por muitos anos.
Fabiano Caetano de Souza (Goiânia, GO)

Parabéns, Folha! Nunca deixaremos de tecer as críticas que acharmos pertinentes ao jornal, mas sua história já faz parte do país!
Alex Sgobin (Campinas, SP)

Parabéns pelos 102 anos de glórias. Rumo aos 200 anos.
Neli de Faria (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.