Descrição de chapéu Banco Central

Leitores se dividem entre defender Lula e autonomia do BC

Possível retorno de Dilma e fuga de garimpeiros são outros temas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Banco Central
"Lula contra BC pressiona alimentos e ameaça sua popularidade" (Mercado, 8/2). Bolsonaro esbravejou e desqualificou o quanto pôde a urna eletrônica, usando linguagem chula com pessoas e instituições. Lula escolheu a autonomia do Banco Central para as suas pedradas e desrespeita o presidente da instituição. São apenas os juros que estão em xeque? Ou porque o "cidadão" foi herdado do governo vencido? É estratégia ou só raiva? Cresça, meu caro!
Maria Ester de Freitas (Guarujá, SP)

Votamos em Lula para tirar Bolsonaro, mas o avatar deste incorporou no Lula. Bolsonaro vociferava no cercadinho e Lula vocifera nas reuniões com ministros e governadores. As equipes que Lula escolheu para os ministérios estão fazendo um bom trabalho, mas as falas do presidente, que quer aparecer sozinho, não deixam que esses bons trabalhos sejam percebidos. O Brasil precisa de paz!
Cecilia Centurión (São Paulo, SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala durante inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, no Rio de Janeiro - Mauro Pimentel/AFP

Agrado
"Lula diz que não precisa ‘pedir licença para governar’ nem agradar ninguém" (Mercado, 8/2). Claro que ele precisa de licença. Dos companheiros do centrão, da turma do PT, da mulher dele. Ele manda, mas não manda tanto assim...Além disso, quase metade da população votou contra ele. Parte dos que votaram nele foi só por ser contra Jair Bolsonaro.
Ivo Ferreira (Rio de Janeiro, RJ)

Presidente precisa governar com sabedoria e escuta, não com arrogância. Poucos presidentes entenderam qual é exatamente o cargo que ocupam, bem como a diferença entre política de governo e política de Estado.
Fabio Camargo Bandeira Villela (Presidente Prudente, SP)

A turma do mercado teve os quatro anos de Bolsonaro para fazer alguma coisa pelo país e o que vimos foi a instalação do caos. Lula está correto. O pior inimigo da chamada independência do BC é o Roberto Campos Neto, que faz politicagem para agradar Bolsonaro e a turma do mercado financeiro.
Pedro Gonçalves (Tauá, CE)

Retorno de Dilma
"Haddad pede saída de presidente do Banco do Brics, e Dilma pode assumir o cargo na China" (Mônica Bergamo, 8/2). É triste ver tantas críticas vazias direcionadas à pessoa da ex-presidente. Até agora só vi insultos, argumentação zero.
Bianca Simao (São Carlos, SP)

Vou ser bem rápido e objetivo: que Deus nos ajude! E olhe que sou petista, mas Dilma não né.
Rivaldo Marrocos Sucupira (João Pessoa, PB)

Muito justo! Pessoa das mais competentes, podia ser no Brasil, mas o importante é que ela possa estar contribuindo com a reconstrução do país pelo qual sempre lutou e ama! Talvez na política lhe falte a chamada "flexibilidade", mas como executiva ninguém nunca colocou em dúvida sua capacidade!
Sandra Regina Vidal (Goiânia, GO)

Marisa
"Presidente da Marisa renuncia em meio a dívidas de quase R$ 600 milhões" (Mercado, 8/2). Cadê os defensores dos juros abusivos do BC independente? A ideologia neoliberal está destruindo o tecido empresarial brasileiro.
José Davi (Castanhal, PA)

Virou moda? Somem com o dinheiro, não pagam ninguém e decretam falência?
Abrahao Neto (São Paulo, SP)

Os fundos de investimento compram empresas para especular ou para sugá-las ao máximo, em pouco tempo. Depois se lixem empregados, fornecedores, governo, acionistas minoritários. É um método, no qual se inclui a contabilidade "esperta".
João Jaime de Carvalho (São Paulo, SP)


Heranças
"Governador de São Paulo veta redução de imposto sobre heranças e doações" (Mercado, 8/2). Esse balão de ensaio que foi a diminuição do valor do ITCMD, foi um ato político e não apoiado pelos burocratas de plantão, já era esperado sua defenestração, mas favorece a hipótese de usarem sentimentos de "justiça tributária", logicamente em favor dos pobres para aumentarem essas taxas, agora que levantaram a lebre…Milton Vasconcelos (São Paulo, SP)


Fuga
"Fuga de garimpeiros da terra yanomami tem dias na mata, longos percursos de barco e trecho a pé" (Cotidiano, 8/2). Os maiores culpados não estão nessas fotos. O que se vê? Um monte de gente miserável sendo expulsa de uma terra cheia de sobreviventes do genocídio que a extrema direita alegremente promoveu! Um aviso, se essa gente for apenas punida e não assistida, vão procurar outras formas de sustento dentro do crime.
Luís Santiago Málaga (São Paulo, SP)

Penso que devemos dar amparo a todos. O Estado deve ter políticas de amparo social a todos os brasileiros. Contudo, devemos encontrar maneiras mais sustentáveis de vida. O planeta não suporta mais tais práticas.
Eliane Freitas (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.