'Renascimento', de Laerte, é eleita a melhor charge de 2022 por leitores

Ilustração mostra uma planta revivendo após Jair Bolsonaro deixar o país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

A charge 'Renascimento', de Laerte, foi escolhida a melhor charge do ano em 2022 por leitores da Folha. A ilustração recebeu 43 votos em uma enquete, de um total de 140.

Publicada em 29 de dezembro na edição impressa, no site e nas redes sociais do jornal, a charge mostra, numa primeira cena, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) subindo as escadas de embarque aéreo com expressão de aborrecimento. Ao lado dele, em primeiro plano, está uma jardineira com uma planta morta. Após o avião do ex-presidente decolar e se afastar no céu, a planta renasce, com folhas e flores coloridas.

Na charge de Laerte, em 3 cenas: - Bolsonaro sobe uma escadinha de embarque aéreo, mal humorado - em primeiro plano, uma jardineira com um arbusto morto, reduzido a galhos secos.  - em seguida, com a mesma jardineira no primeiro plano, um avião se afasta, no céu. - na última cena, o avião se foi, e o arbusto seco renasce, com folhas e algumas flores. Outras plantas também renascem na terra.
Charge de Laerte publicada em 29 de dezembro de 2022 - Laerte


Jair Bolsonaro deixou o Brasil e viajou aos Estados Unidos em 30 de dezembro, um dia antes de deixar a Presidência, após perder as eleições para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Rompendo uma tradição democrática, ele não passou a faixa presidencial para seu sucessor e, desde então, está no país americano.

A escolha da charge encerra o concurso Charge do Ano – Escolha dos Leitores. Concorriam outras 11 ilustrações finalistas, escolhidas pelos leitores ao longo de cada mês do ano passado.

Em segundo lugar, com 25 votos, ficou a charge Racismo reverso, de Benett. Publicada em janeiro de 2022, a ilustração ironiza a expressão que busca deslegitimar a luta por igualdade racial no país.

Já em terceiro lugar, com 17 votos, está a ilustração Ninguém passa fome no Brasil, do mesmo autor, que satiriza declarações negacionistas do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre o aumento da crise alimentar. A charge foi publicada em agosto de 2022.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.