Leitora afirma que Erundina sempre foi um exemplo na política brasileira

'Maravilhoso se no Brasil existissem 20 políticos iguais a ela', diz outra assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Autorização tardia
"Erundina tem contas aprovadas 31 anos depois de deixar a prefeitura" (Mônica Bergamo, 1º/3). Uma agilidade comovente. Supondo que houvesse algum ilícito, o que se ganharia condenando as contas mais de 30 anos depois do fim da administração?
Fernando Alves (São Paulo, SP)

Erundina sempre foi um exemplo na política brasileira. Uma reparação tardia, mas muito necessária. Que seja celebrada e divulgada.
Adriana Justi Monti (São Paulo, SP)

Maravilhoso se no Brasil existissem 20 políticos iguais a ela.
Nelia Rios (São Paulo, SP)

A deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) durante sessão deliberativa para discussão e votação de propostas na Câmara - Elaine Menke/Câmara do Deputados

Indesejado
"Comandante do Exército diz a generais que fala vazada sobre Lula buscava pacificar temas políticos" (Política, 1º/3). Não vi nada de muito relevante no áudio. O Exército era contemplado pelo governo anterior com mimos até então nunca recebidos pela classe. Acredito ter sido um simples comentário, sem nada desabonador para ele. E se a fala foi tirada de contexto, investigação já, para as providências cabíveis e necessárias.
Maria Lima (Santo André, SP)

Se os generais subordinados a Tomás traíram ele gravando e divulgando a conversa, trair a pátria e querer golpe é fichinha. A democracia brasileira não está tendo um pingo de paz. Sem anistia aos militares golpistas e terroristas.
Bianca Moreira (Brasília, DF)

Lula, de camisa branca, cumprimenta com aperto de mãos o comandante do Exército, de farda, ambos sorriem
Lula cumprimenta o novo comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva - Ricardo Stuckert/divulgação

Integralismo
"Líder integralista assume mandato de deputado federal" (Painel, 1º/3). Ao invés de darmos um passo à frente damos um passo para trás. De volta aos anos 1930.
Jorge Silva (São José dos Campos, SP)

A grande praga do século 20 tentando renascer. Hitler e Mussolini podem ter morrido. Mas suas pestilências fascistas ainda resistem nas mentes deturpadas da trupe bolsonarista. Todo cuidado é pouco.
Darci de Oliveira (Porto Alegre, RS)


Popularidade
"‘Não temos projeto para ficarmos populares em 6 meses’, diz Haddad após anúncio sobre combustíveis" (Mercado, 1º/3). Haddad deu uma jogada de mestre atendendo o social com garantia dos programas sociais, o ambiental favorecendo o etanol não poluente e não a gasolina, o fiscal com receita para abater o déficit fiscal gigantesco deixado pelo governo anterior, a inflação mantendo o subsídio para o diesel e a tributação provisória das exportadoras de petróleo. Se esta tributação se tornar permanente e for para área social, também será uma boa medida porque as exportadoras de petróleo têm lucros absurdos…
Wilson Kfouri (São Paulo, SP)


Exploração
"Surras, choques, spray de pimenta: o que afirmam os trabalhadores resgatados no RS" (Mercado, 1º/3). Só haverá o fim da exploração dos trabalhadores, em regime análogo à escravidão, quando a lei for mais rígida e como pena, transferir todos os bens dos exploradores aos explorados.
Alberto Kiess (Rio de Janeiro, RJ)


Inovação
"Carteira do Google passa a incluir passagens de Metrô e CPTM em SP" (Tec, 1º/3). É progresso. Mesmo que o transporte não melhore e seja demorado.
José Roberto Gomes Rocha (Aracaju, SE)

Tela de celular apresenta QR Code do sistema Top, adquirido via Carteira do Google
Tela de celular apresenta QR Code do sistema Top, adquirido via Carteira do Google - Reprodução/Google

Penalidade
"Receita confirma investigação sobre pressão para abafar devassa a desafetos de Bolsonaro" (Política, 1º/3). Que a justiça seja feita.
Sonia Maria de Souza Martins (Rancharia, SP)

Essa família Bolsonaro é uma vergonha. Transformaram as instituições públicas num feudo de coisas ruins. Quando serão punidos nos rigores da lei? Ou a lei nesse país é só para os pobres?
Maria Folberg (Porto Alegre, RS)

O método miliciano se infiltrou com força nas instituições do Brasil inteiro como um câncer.
Felipe José Fernandes Macedo (São José Del Rei, MG)


Maternidade
"Após alta recorde na pandemia de Covid, mortes maternas voltam a ocorrer por causas evitáveis" (Saúde, 28/2). Em muitos casos, o Brasil é seu próprio inimigo. Mesmo tendo mostrado sua importância na pandemia do coronavírus, o SUS ainda não recebeu o aumento de recursos que desesperadamente precisa e, enquanto não receber, o Brasil não alcançará as metas estipuladas pela ONU.
Rafael Yuki Nakatani (Curitiba, PR)


Machismo
Achei genial o assunto abordado pela Mariliz Pereira Jorge ("O macho oprimido", 1º/3), pois o feminismo está cada dia tomando mais visibilidade e os homens que não conseguem ver as mulheres como "superiores" a eles ficam dando palestrinhas sobre assuntos que não necessitam ser conturbados e dando a entender que a mulher é louca por estar oferecendo algo para o homem.
Júlia Muniz Amador (Curitiba, PR)

A autora traz uma opinião muito clara e importante, abordando sobre o que muitas vezes nós, mulheres, sofremos sem culpa alguma. Esses tipos de pessoas que pensam assim são potenciais causadores do feminicídio.
Maria Fernanda Árabe Marcelino (Ji Paraná, RO)

Atualmente os homens ainda enxergam o feminismo como movimento oposto a eles e, como homem, penso que ele é muito importante e necessário, já que traz maior igualdade entre as pessoas, e paz para as comunidades.
Flávio Hirayama Gheller (Curitiba, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.