Descrição de chapéu aborto maternidade

Homens não sabem o quão difícil é ser uma mulher, escreve leitora

Assinantes comentam coluna de Hélio Schwartsman sobre aborto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vital
A decisão judicial comentada no artigo ("Dupla Punição", Hélio Schwartsman, 28/2) é, não ironicamente, vital. E digo vital porque coloca em primeiro plano a vida da mulher, bem como suas decisões acerca do próprio corpo. Também concordo com o posicionamento do autor de que há um longo caminho a ser trilhado nesse campo. Já é chegada a hora de o Brasil zelar pelos vivos, não por aqueles que ainda estão por nascer.
Sofia Matias Forli (Ribeirão Preto, SP)

Concordo também com o autor citando que, se tratarmos o nascituro como uma pessoa igual a nós, isso diminuiria os direitos que nós, mulheres, lutamos por tantos anos para conseguir e continuamos lutando, pois esses direitos são tópicos de "brincadeiras" cada vez mais e parece que as pessoas, principalmente os homens, não sabem o quão difícil é ser uma mulher.
Júlia Negri Gaio (Curitiba, PR)

Ilustração de uso geral redes sociais relacionamento abusivo violência contra mulher abuso estupro aborto gravidez
Coluna de Hélio Schwartsman defende que dar direitos a nascituro rebaixaria estatuto jurídico da mulher - Catarina Pignato

Presidente vacinado
Tá aí, ó! É tão simples e até mais fácil ser ético e responsável! ("Lula é vacinado por Alckmin e diz que se imunizar é gesto de responsabilidade", 27/2).
Osmário Mendonça (Anápolis, Goiás)

Fortemente simbólico e representativo. Viva a ciência, empatia e a cidadania! Saúde e dignidade são nossos direitos.
Carlos Navas (São Paulo, SP)

Eu não votei em Lula, votei contra Bolsonaro e a foto de capa de Lula sendo vacinado por Alckmin me fez sentir um alívio maior do que a vitória de Lula. Emociona ver que saímos daquele pesadelo antivacina e tantos outros num só desgoverno.
Eliana Toffoli Batista (Rancharia, SP)

O presidente Lula (PT) recebe vacina bivalente anti-covid aplicada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin na Unidade Básica de Saúde no Guará (UBS 1), na região administrativa do DF - Pedro Ladeira/Folhapress

Sigma
"Homens sigma, tendência no TikTok, espalham misoginia na rede" (Hashtag, 28/2). A matéria apresenta muito bem esse tal movimento "manosfera", "homens sigma", "red pills" e afins, que eu nunca tinha ouvido falar. Nesse sentido, a matéria é boa e instrutiva. É realmente triste saber que isso existe... Espero que nada disso prevaleça, pois seria a pior resposta às transformações positivas que a sociedade tem passado, liderada pelos movimentos de mulheres e que combatem as desigualdades.
Gustavo Oliveira (São Paulo, SP)

Sem dúvida o alfabeto grego tem uma grande importância na história da civilização ocidental (ou mesmo além dela). Imensa em diversos aspectos. Mas ser usado para nomear essas idiotices delirantes é um verdadeiro escárnio.
Miguel Gossn (São Paulo, SP)


Academia
"Corpo definido não é só questão de disciplina, mas genética, tempo e dinheiro" (Equilíbrio, 28/2). O texto chama atenção para questões muito relevantes e também deixa claro que os famosos vivem apenas de aparência. Todos nós precisamos entender que o que está fora da realidade não pode ser alcançado. O conceito de corpo definido e perfeito é algo que a sociedade impõe e que muitos lutam para alcançar esse objetivo, mas a vida não gira apenas em torno disso.
Isabela Luíza Lorkievicz da Costa (Curitiba, PR)

Eu concordo parcialmente, pois o método pode não funcionar para alguns casos, como uma doença alimentar ou um biotipo que desfavorece a definição.
Lorenzo Siqueira Arrivabene (Curitiba, PR)

Como impacto de tal impossibilidade, as vítimas que não treinam seis vezes por semana passam a se frustrar com a sua imagem e alimentação, acarretando em sequelas irreversíveis. Dessa forma, é essencial relembrar que a incrível fisiologia que aparece em nossas telas a todo o momento, nunca será a mesma refletida pelo espelho de nosso quarto, uma vez que temos um cotidiano e condições extremamente díspares.
Júlia Yatsu (Sinop, MT)


Colheita criminosa
"Colheita de uva no RS era feita em regime de trabalho análogo à escravidão", (Mercado, 24/2). É preciso não comprar produtos provenientes dessas vinícolas. Precisam sentir no bolso. Deveriam investigar a fundo, deve ter muito mais, isso é só uma amostra do que esses empresários são capazes.
Soraya Terezinha Colmenarez (Caxias do Sul, RS)

Infelizmente era consumidor dos sucos de uva das referidas empresas, talvez seja insignificante o meu boicote, mas o farei em favor da minha consciência e em solidariedade aos trabalhadores vítimas.
Marco Antonio Barros (Campinas, SP)

Charge de Carlos Iotti sobre trabalho escravo na colheita de uvas para vinícolas de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul
Charge de Carlos Iotti sobre trabalho escravo na colheita de uvas para vinícolas de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul - Carlos Iotti

Esperança
Admirável o texto da Jade Beatriz "A gente não quer só comida, mas sem comida não dá" (Tendências/Debates, 27/2). Digo admirável por ter sido escrito por uma jovem, ainda frequentando o ensino básico e, mesmo assim, revela grande sensibilidade e faz uma boa análise do assunto, dando-nos a esperança de que as próximas gerações, possivelmente, serão melhores que a nossa.
Antônio Dilson Pereira (Curitiba, PR)


Satisfação
Momentos inesquecíveis na Folha para um idoso jornalista. O centenário de Sérgio Porto, com quem trabalhei no jornal Última Hora. A irretocável crônica de Vera Iaconelli. A entrevista com Michelle Prazeres e a necessidade de desconectar, coisa que me angustia. A resenha do livro de Yasmina Reza feita por Tati Bernardi e a crônica de Cristina Serra denunciando o asqueroso vídeo de Fabio Wajngarten aos ricos de São Sebastião.
Ignácio de Loyola Brandão (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.