Leitores analisam condições de trabalho de motoristas de aplicativos

Entre os assuntos, assinantes também falam de uso de máscaras no transporte público

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aplicativos
"Lula diz que aplicativos exploram trabalhadores de forma nunca vista na história" (Mercado, 1º/3). É a escravidão legalizada a plena luz do dia. Os donos destes aplicativos cada vez mais ricos e os motoristas de apps sem nenhum amparo trabalhista.
Antonio Vicente Netto (São Paulo, SP)

Os aplicativos oferecem oportunidade de ganho a muitas pessoas que, sem eles, estariam desempregadas, sem renda e, muito possivelmente, beneficiárias de políticas de transferência de renda. Ou seja, os aplicativos são benéficos para muita gente.
Jorge Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)

Motoboys de aplicativos fazem manifestação na avenida Paulista e pedem melhores condições de trabalho - Marlene Bergamo - 20.jan.21/Folhapress

Não sei que conta esse pessoal faz para encontrar que trabalhar para app de transporte vale a pena. Esse tipo de app depende muito de novos trabalhadores entrando na plataforma, porque quem já está há um tempo sai fora quando cai na real.
Marcelo de Oliveira (São Paulo, SP)


Falha de caráter
Celulares são computadores de pesquisa. Hoje, acreditar em asneiras é uma opção, não é mais mera ignorância. Pólio, meningite, tuberculose e outras pragas voltam a matar porque os que optam pela burrice acham que vacina é opinião política. Talvez, se Lula tomar cloroquina em público, os fãs do bandido foragido em Miami, só por ódio, estudem mais e ao menos vacinem suas crianças.
João Bosco Egas (Garibaldi, RS)


Desperdício
De tirar o sono o artigo de Fernando Goldsztein na Folha ("Mudança fantasma é gota no oceano do descaso", Opinião, 1º/3). O texto deveria ser distribuído por dias seguidos aos congressistas para despertar reflexão sobre o absurdo com o dinheiro público. De tabela, o autor relembra o descalabro permanente de nosso Parlamento: cada um dos 513 deputados tem direito a 20 assessores; cada um dos 81 senadores tem direito a 60 assessores. Custo total: R$ 30 milhões por dia, R$ 11 bilhões por ano.
José Dalai Rocha (Belo Horizonte, MG)


Reoneração dos combustíveis
"Reoneração da gasolina deve impactar inflação em 0,32 ponto" (Mercado, 28/2). Se bem pensado, dá para fazer de um limão um suco verde detox...
Isabel Terezinha Ferronato (Blumenau, SC)


Bento Gonçalves e MST
O trabalho análogo à escravidão pelo campo e as invasões do MST às monoculturas (socialmente pouco produtivas e altamente concentradoras de renda), são verso e reverso da mesma moeda, de um Brasil de miséria e atraso em pleno século 21. Enquanto as nações com justiça social discutem os conflitos tecnológicos, nós continuamos nos conflitos agrários sub-humanos dos séculos passados. Somos uma nação de futuro, para poucos.
Antônio de Melo (São Paulo, SP)

Pousada investigada por agressões a trabalhadores em Bento Gonçalves segue em atividade no bairro Burgo - Caue Fonseca/Folhapress

Superioridade
"‘Se a arma dele é a bala, a minha é o humor. Eu não vou parar’, diz Lívia La Gatto" (Mônica Bergamo, 1º/3) Para mim é muito simples. Nós, mulheres, somos a maioria numérica e aprendemos que temos poder para mudar as coisas. Isso provocou medo em um grupo de homens, que não querem dividir esse poder. Então essas reações neandertalistas me parece previsível. Não me surpreende. Como sociedade temos é que entender que competição não é bom para ninguém. Cooperação é a nossa salvação!
Mônica Casarin Fernandes Elsen (Rio de Janeiro, RJ)

Viva a boa internet! Divulguem que esse homem vive do estímulo indireto à violência contra as mulheres. Que cessem suas contribuições.
Aderval Rossetto (Catanduva, SP)


Economia
Enfim encontrei um economista de estimação, consideração e que vive no Brasil real! ("Bolsa Família é a verdadeira liberdade econômica para milhões", 2/3, André Roncaglia). Que venham mais matérias e análises do André Roncaglia. Essa a Folha acertou em cheio!
Olga Maria Biaggioni Diniz (São Paulo, SP)


Redes sociais
"Governo Tarcísio bloqueia redes sociais em escolas estaduais de SP" (Educação, 2/3). A arbitrariedade dessa medida só pode ter uma razão: aumentar a precariedade do ensino público e assim justificar a privatização da educação.
Maria Cenerentola (Campinas, SP)

Certíssimo. A permissividade não tem lugar na educação. Tem que haver disciplina.
Colombo Melo (São Paulo, SP)

Tecnologia educacional de qualidade, produzida pela empresa do secretário oportunista?
Clayton Ferreira (Itaquaquecetuba, SP)

O governador Tarcísio de Freitas no coquetel de inauguração da Pina Contemporânea, no bairro da Luz - Mathilde Missioneiro/Folhapress

Máscara
"Uso de máscara deixa de ser obrigatório em metrô e trens de São Paulo" (Saúde, 2/3). Que horror! É tanta gente tossindo, pigarreando e espirrando em um espaço mínimo... Que irresponsabilidade!
Mara Passos (São Paulo, SP)

Ah, até que enfim! Ninguém estava mais usando mesmo.
Ricardo Luiz (São Paulo, SP)


Cassação
"Moro diz à Justiça que pedido de cassação do PL requer ‘psiquiatra’ e quer Dallagnol como testemunha" (Mônica Bergamo, 2/3). Sergio Moro passará à historia da República como um juiz nefasto, interesseiro, midiático. Sua trajetória bolsonarista é prova cabal para ser qualificado negativamente. A perseguição implacável ao Presidente Lula, com a complacência do MPF sob a liderança do Dallagnol, já devidamente provado, transformaram ambos em figuras de péssima reputação.
Milton Barbosa Cordeiro (Belém, PA)

A suprema ironia; o caçador virou caça!
Enio Schneider (Arapoti, PR)

Torço para que o Sergio Moro e o PL se destruam.
Dionisio DeBarros (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.