Descrição de chapéu maternidade

Leitores citam as mulheres que mais impactaram suas vidas

Madonna, Lina Bo Bardi, Ludmila Ferber e Marina Silva são algumas personalidades

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nesta semana, a Folha pediu aos leitores que citassem uma mulher que impactou suas vidas de forma positiva. Confira algumas respostas a seguir.


Minha avó. Ela me ensinou tudo o que sei sobre a vida. Foi ela quem me apresentou os mitos do folclore brasileiro, embora não tenha ensinado como mito. Ela teve uma importância gigantesca na minha vitória ao passar para no curso de história e a ser forte e paciente.

Guilherme Haniel de Almeida e Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Lina Bo Bardi. Arquiteta, vanguardista, modernista. Inovou a arquitetura de São Paulo e será exemplo de profissionalismo por muitas gerações.
Selma Strublic (São Paulo, SP)

Lina Bo Bardi na sua poltrona Bowl, no início dos anos 1960
Lina Bo Bardi na sua poltrona Bowl, no início dos anos 1960 - Thomas Scheier / Instituto Bardi / Acervo Casa de Vidro

Minha mãe. Ela, nos momentos mais difíceis de minha vida, sempre esteve ao meu lado, me apoiando e me incentivando a sempre melhorar como ser humano.
Jamilton José da Costa Junior (Itajubá, MG)

Minha esposa. Eu tenho um problema cardíaco e sei que se não fosse a vontade dela em cuidar de mim, procurar tratamento e médico, já estaria morto. Devo muito a ela por isso.
João Avelino de Molina Mandell (São Paulo, SP)

Madonna. Suas músicas, seu comportamento e suas falas foram muito importantes para me fazer seguir meu caminho na arte, me assumir gay e ser forte com isso. Através dela conheci Almodóvar e tantos gênios do cinema, da moda e das artes plásticas.
Manfrini de Paula Fabretti (São Paulo, SP)

A cantora Madonna durante apresentação no Madison Square Garden, em Nova York - Taylor Hill - 12.nov.12/Getty Images North America/AFP

Ludmila Ferber. Porque foi uma mulher com princípios bíblicos, não negou sua fé, e, diante da morte, não desistiu de lutar!
Adelanny Souza (Teresina, PI)

Minha mãe, uma professora e mulher forte, que teve 8 filhos e lutou contra um câncer por 12 anos. Foi ela quem me inspirou a estudar e me formar em engenharia elétrica, algo raro para mulheres na época e mesmo nos dias atuais. Graças a ela, eu conquistei uma carreira de sucesso em uma empresa dominada por homens. A saudade, a gratidão e o amor que sinto por ela são eternos.
Ana Rita Xavier Haj Mussi (Curitiba, PR)

Minha amiga Josephine Esan, por pagar minha inscrição no Enem muitos anos atrás. Minha amiga Katemari Rosa, por sua admirável trajetória de vida: da periferia de Porto Alegre ao doutorado Universidade Columbia. E a escritora Ingrid Betancourt, por me ensinar com seu monumental "Não Há Silêncio Que Não Termine".
Jaime Souza (Salvador, BA)

Minha avó materna, dona Lulu. Mostrou o que era ser um homem de respeito e não um cabra safado.
Sebastião Amorim (Petrolina, PE)

Marina Silva! Das personalidades políticas brasileiras ela se destaca pela ética que manteve ao longo dos anos e imensa sabedoria que conduz suas decisões. É símbolo de fé, resistência e perseverança em meio a inúmeras adversidades!
Melquisedec Godoy (Curitiba, PR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.