Descrição de chapéu Banco do Brasil

Leitores criticam restrições a novos cursos de medicina

Agrishow, Drauzio Varella e história de amor são temas comentados na Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mercantilização na medicina?
Conversar para boi dormir ("À espera do STF, cursos de medicina proliferam com pressão por qualidade", Cotidiano, 30/4). Engraçado que absolutamente ninguém se preocupa com a criação de novos cursos de enfermagem, por exemplo. O medo é que o médico deixe de ser semideus que cobra o que quiser e atende se quiser e, como qualquer outro profissional, tenha que competir. Monopólio é o nome do jogo.
Max Ribas (Miracatu, SP)

Entrada de faculdade de medicina em São Paulo; país ganhou mais de 180 cursos na área
Entrada de faculdade de medicina em São Paulo; país ganhou mais de 180 cursos na área - Danilo Verpa/Folhapress

A quem interessa favorecer aos grandes grupos? Grandes grupos não garantem a qualidade da formação. O que garante é atender aos padrões de qualidade exigidos pelo MEC. As instituições de ensino superior de médio e pequeno porte podem garantir até mais, porque seguem os mesmos critérios de avaliação em que as grandes corporações são submetidas, mantendo menor número de estudantes e melhor acompanhamento. Não se pode tratar a formação profissional como mercadoria!
Angela Maria Magalhães Salvi (Recife, PE)


Agrishow e patrocínio
Essa turma do agro só está preocupada em encher o bolso de dinheiro ("Agrishow cancela cerimônia de abertura após polêmica com governo Lula", Mercado, 29/4). Falam, de boca cheia, que somos o maior produtor de alimentos do mundo, mas do que adianta se grande parte do povo passa fome. Só querem mandar o produto para o exterior. Mamam há muito nas tetas do Estado, com dinheiro barato, sonegando impostos e empregando cada vez menos. Além do trabalho escravo.
Carlos Eduardo Salles (Santos, SP)

Está na hora de o Banco do Brasil parar de financiar o agronegócio e financiar a tecnologia ("Governo diz que BB vai cancelar patrocínio à Agrishow após mal-estar por convite a Bolsonaro", Mercado, 29/4).
Marcelo Arias (São Vicente, SP)

Agora pode usar a máquina contra os inimigos?
Paulo Cury (Rio de Janeiro, RJ)

De toda a produção agrícola do agronegócio, pouco vai para a mesa dos brasileiros. Não, o agro não é pop.
Marli Moras Garcia (Vitória, ES)


Aposta no método errado
"Ministro interino do GSI critica uso de WhatsApp para informes de inteligência" (Política, 28/4). O WhatsApp é a fonte maior de fake news na política do Brasil. Usá-lo para informações oficiais é temerário e beira à irresponsabilidade, pois as mensagens poderiam ser manipuladas.
Marcos Valério Rocha (Luziânia, GO)

O ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli
O ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli - Pedro Ladeira/Folhapress

Big tech
"PL das Fake News é vago, e plataforma já modera conteúdo, diz diretor do Google" (Política, 28/4). Ele tem sua parcela de razão. Aposto que vai vai ser o dia inteiro gente pedindo para tirar o que não gostou da internet, apelando para a nova lei.
Danniele Miranda Maciel (São Paulo, SP)


Thiago Brennand
Não sei para que ficar se escondendo por baixo de boné e máscara ("Thiago Brennand é levado para prisão temporária em SP", Cotidiano, 30/4). Sua cara já é conhecida.
Elaine Valeria Rizzuti (São João Del Rei, MG)


Dr. Drauzio Varella
Tem toda a minha admiração ("‘Não é agora, com 80 anos, que vou desacelerar’, diz Drauzio Varella", Cotidiano, 30/4)! Quanto ao preparo das pessoas para a morte ou os cuidados em situações de doenças graves, há os cuidados paliativos, muito bem trabalhados via dra. Ana Claudia Quintana Arantes. Esses cuidados, felizmente, passaram a constituir mais uma disciplina na formação dos médicos! Uma grande vitória!
Beatriz Judith Lima Scoz (São Paulo, SP)

Drauzio Varella é um humanista. Cresci ouvindo-o nas rádios paulistas falando sobre drogas e doenças, como a Aids. Sempre com discurso claro. Infelizmente, muitos médicos são elitistas e pretensiosos. Tratam da doença, e não do ser humano. Drauzio escreveu "Estação Carandiru" e "Por um Fio". Longa vida a ele.
Emerson dos Santos (Florianópolis, SC)


Formação literária
"Não se engane, quadrinhos são sim literatura" (São Paulo Antiga, 29/4). Quadrinhos são excelentes caminhos que nos conduzem à literatura. Foi por causa deles que virei leitor. Depois dei quadrinhos aos meus filhos e todos se tornaram leitores.
Francisco Neto (Inhapim, MG)

Do descobrimento da América à Independência do Brasil, Turma da Mônica já contou diversas partes da história de maneira acessível para crianças e adolescentes
Do descobrimento da América à Independência do Brasil, Turma da Mônica já contou diversas partes da história de maneira acessível para crianças e adolescentes - Divulgação/Maurício de Sousa Produções

Indiscutível! Certamente quem não tem formação leitora nas histórias em quadrinhos (não leu ou leu e não gostou) pouco sabe de "fabulação" e, consequentemente, de literatura.
Maria Aparecida Saraiva Magalhães de Sousa (João Pessoa, PB)


Bagagem de mão
"Mulher é expulsa de voo da Gol após se recusar a despachar mala; testemunha aponta racismo" (Cotidiano, 29/4). Tripulação totalmente despreparada, a começar pelo comandante. Que a moça seja devidamente indenizada por passar por esse constrangimento de ser retirada do voo por três policiais.
Regina Ferreira (São Paulo, SP)

Frame de vídeo mostra o momento em que Samantha Vitena pega sua mochila e deixa aeronave
Frame de vídeo mostra o momento em que Samantha Vitena pega sua mochila e deixa aeronave - Reprodução

Conflito de interesses
"Presidente da BBC renuncia após revelação de empréstimo milionário a Boris Johnson" (Mundo, 28/4). Se fosse aqui no Brasil, seria nomeado a algum cargo importante e parabenizado, um herói praticamente.
Lenise de Souza Ferreira (Joinville, SC)

Tela na sede da BBC, em Londres, transmite comunicado de renúncia do presidente da emissora, Richard Sharp
Tela na sede da BBC, em Londres, transmite comunicado de renúncia do presidente da emissora, Richard Sharp - Henry Nicholls/Reuters

História de amor
"O sapato branco e as duas vidas alteradas" (Nosso estranho amor, 29/4). Essa coluna sempre faz meu dia melhor. Que texto delicioso! Obrigada por deixar meu coração quentinho.
Evelise Fonseca (Santos, SP)

Sapato branco com cadarço preto
Sapato branco - Mabel Amber por Pixabay

Lindo e poético texto! Que mulher sábia, a mãe da autora! Por valorizar um detalhe, conseguiu se livrar de um destino medíocre e construir uma vida pulsante, uma verdadeira e bem merecida história de amor. A sensibilidade e delicadeza do texto da filha comprovam!
Maria Isabel Carvalho (Salvador, BA)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.