'O cubismo é uma técnica, uma escola, não uma vingança entre casais', escreve leitora

Dalai-lama, troca de bagagem e feminismo evangélico são outros temas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Criador e criatura
"Como as telas de Picasso exibem o comportamento misógino do pintor" (Ilustrada, 8/4). Machismo é uma desgraça e deve ser combatido. Mas se a gente quiser anjos na arte, aí é só nas telas, por que na realidade isso nunca existiu. Se for levar a vida particular da pessoa do artista para julgar sua arte, não sobra um rascunho de principiante.
Eduardo Rocha (Brasília, DF)

Não duvido do machismo dele, que foi escancarado por todas mulheres sobreviventes à relação com o pintor. Agora, dizer que ele deformava suas mulheres na pintura é meio pueril, o cubismo é uma técnica, uma escola, não uma vingança entre casais...
Maria Helena Firmbach Annes (Porto Alegre, RS)

O pintor Pablo Picasso entre algumas obras em sua casa em Mougins, na França - AFP

Intrusa
"Cobra invade avião e sobe pelo corpo de piloto no meio do voo: ‘Atordoado’" (F5, 10/4). Ao ler apressadamente o título da notícia sobre cobra que invadiu avião e subiu pelo corpo do piloto em pleno voo, pensei, em princípio, que se tratava de algo relacionado aos 100 dias do governo de Lula, com Bolsonaro montado em seu cangote. Depois da leitura completa soube que era sobre uma naja intrusa na África do Sul.
Túllio Marco Soares Carvalho (Belo Horizonte, MG)


Dalai-lama
"Dalai-lama se desculpa por pedir a garoto para chupar sua língua" (Mundo, 10/4). Enquanto os homens enxergarem simples mortais como sendo deuses ou mitos infalíveis, casos como o do dalai-lama resultarão sempre em espanto e escândalo. O anseio pela imagem de um pai protetor, por um salvador da pátria ou do universo, impede os crentes de enxergar os entes humanos por eles colocados num altar contendo todos seus defeitos, fraquezas e vícios, mantendo-os incólumes.
Moisés Spiguel (Campinas, SP)

É uma pena isso ter acontecido. Esta pecha ficará destacada, mesmo que haja milhões de boas causas.
Eliana Cicarelli (São Paulo, SP)


Injustiça
"Brasileiras presas com drogas após troca de malas relatam demora da Justiça alemã e falta de acesso a remédios" (Cotidiano, 9/4). E os prováveis molestados por essa gangue? Imagino que outras pessoas inocentes podem estar presas e sem qualquer condição de defesa. Afinal, nem todos têm condições de acionar o governo brasileiro para pedirem ajuda ao serem arbitrariamente detidos um aeroporto.
Miriam Ester Soares (Belo Horizonte, MG)

Essas duas mulheres devem procurar o melhor advogado no assunto e processar a companhia aérea e os responsáveis pelo manuseio das malas no GRU de Guarulhos e exigir uma indenização.
Mariana Gutierrez (Sertãozinho, SP)


LulaTur
"Lula enfim vai à China, com pontas soltas acerca de projeto ambicioso de Xi" (Mundo, 11/4). O LulaTur à China, com cerca de 300 pessoas, é um passeio caro num Brasil carente de tudo. Foram 100 dias no "palanque político" falando abobrinhas, sem plano de governo, apenas o "arcabouço fiscal" para elevar a carga tributária e gastar desenfreadamente, mas no "trem da alegria" com 912 pessoas durante dois meses na transição no Centro Cultural do Banco do Brasil. O que fez até agora foi acirrar o "nós contra eles", passear nos Estados Unidos, Argentina, Uruguai e agora na China.
Humberto Schuwartz Soares (Vila Velha, ES)

Espinhoso
"Valdemar Costa Neto, do PL, engole três espinhas de peixe e faz endoscopia" (Mônica Bergamo, 10/4). Um é camarão, outro espinhas de peixe. Se cuida, Valdemar. Saúde! Você precisa para no futuro ver o PL e o fascismo definhar. Melhoras!
Rives Passos (Campo Grande, MS)


Feminismo evangélico
"Lute como uma crente: dá para ser evangélica e feminista?" (Juliano Spyer, 10/4). Não sou evangélica, sou católica praticante , teóloga e caminho no meio biblista em muitos estudos. A Bíblia nos mostra a mensagem do bem viver, mas não se pode esquecer que foi transmitida e depois escrita para outro tipo de civilização. Se preparem, estudem, tenham uma fé e deixem de ser submissas aventureiras e sigam suas vidas. Vale mais a pena e não terão de correr atrás depois de medidas protetivas.
Maria Inês Boldrin (Bauru, SP)

A mulher mais feminista que eu conheço pessoalmente é evangélica.
Gisele Endrigo (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.