Para você, é possível separar o artista de sua obra? Conte para a Folha

Qual a sua postura diante de afirmações e posturas polêmicas?

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ato de separar a criatura do criador nem sempre é simples. Por isso, à medida que artistas dão declarações polêmicas ou suas posturas no passado são analisadas, o público reavalia suas obras e as ressalvas a respeito do contexto histórico, bem como a defesa do legado, costumam aparecer.

Diante disso, alguns adotam uma postura pessoal de não consumir mais as produções de determinadas pessoas. Em outros casos, ignoram a existência do artista para apreciar sua obra. Há também quem acredite que determinados posicionamentos ou posturas em nada influenciam na produção e que é preciso relevar.

A escritora J.K. Rowling, autora de Harry Potter - Debra Hurford Brown/Divulgação

Entre os casos recentes estão a conduta percebida como misógina do pintor Pablo Picasso (1881-1973), que estaria presente também em suas telas, as falas transfóbicas de J.K. Rowling, autora de Harry Potter, o racismo retratado por Monteiro Lobato (1882-1948) ou mesmo o antissemitismo de Kanye West, que chegou a ser banido de redes sociais e teve playlist removida pela Apple Music.

Como o debate é amplo, a Folha gostaria de saber a sua opinião, leitor. Para você, é possível separar o artista de sua obra? Deixe sua resposta neste formulário.

As respostas poderão ser publicadas no site e nas redes sociais no jornal.

A Folha agradece a sua colaboração!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.