Descrição de chapéu Rússia

Lula navega com os pés em duas canoas diferentes, diz leitor

Assinantes criticam postura do presidente na Guerra da Ucrânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Língua solta
"Lula fala demais" (Hélio Schwartsman, 17/4). O presidente fala demais mesmo e se acha um gênio do improviso. Ou é um gênio deslumbrado ou um bobo aloprado. Caiu fácil nas armadilhas do Xi e do Lavrov.
José Antonio Garbino (Bauru, SP)

Nosso presidente nunca perde a oportunidade de dar tapinhas nas costas de seus pretensos "camaradas", ainda que sejam tiranos notórios.
Flávio Guimarães de Luca (Limeira, SP)

Hélio Schwartsman analisou corretamente as frases mal colocadas do presidente. Votei no Lula e sou visceralmente contrário ao desgoverno bolsonarista. Não pode um governante de um país importante como o Brasil desejar navegar com os pés em duas canoas diferentes. Errou feio o nosso presidente. Espero que a eficiente diplomacia brasileira consiga sanar os ânimos com os nossos parceiros ocidentais. A Rússia invadiu a Ucrânia. Putin é o único culpado.
Ricardo Pedreira Desio (São Paulo, SP)

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto, em Brasília - Lucio Tavora/Xinhua

Evidência
"Profundamente problemática, diz Casa Branca sobre postura de Lula na Guerra da Ucrânia" (Mundo, 17/4). À margem da controvérsia gerada por posições do governo brasileiro em relação à Guerra da Ucrânia, um ponto se sobressai: o reconhecimento da importância do Brasil na geopolítica mundial, evidenciado na veemência dos protestos dos EUA e da União Europeia.
Patricia Porto da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

A posição do governo sobre esta guerra da Rússia contra a Otan é impecável. Mentalidades colonizadas que somos desde muito tempo, não conseguimos contrariar os interesses ocidentais, EUA à frente, num conflito que apresenta uma grotesca inovação: fazem a guerra, empilham bilhões de dólares com venda de armamentos e terceirizam para a Ucrânia o horror da guerra que são as mortes e a destruição. Portanto, nossa posição altiva, soberana e pacifista está correta.
Clarilton Ribas (Florianópolis, SC)

O presidente Lula deveria aceitar o convite de Zelenski e visitar a Ucrânia. Seria uma boa oportunidade para resgatar a credibilidade brasileira na interlocução de negociações para cessar o conflito na Europa.
Luiz Oliveira (São Paulo, SP)

Cartão corporativo
"Comissão da Câmara fará audiência sobre compra de móveis para o Alvorada" (Painel, 17/4). Eu quero saber onde estão os 83 móveis surrupiados do Palácio da Alvorada! Móveis que pertencem ao Brasil! Diferentemente, os novos móveis comprados pelo atual governo não serão integrados ao patrimônio pessoal do atual presidente.
Fernanda Salgueiro Borges (São Paulo, SP)

Um absurdo esse tipo de gasto. Qual o propósito? Na minha opinião, dar um tapa na cara do brasileiro cada dia mais pobre e pagador de todo esse luxo.
Luciano Silva (São Vicente, SP)


Abril vermelho
"MST invade fazendas, sedes do Incra e área da Embrapa em ações do abril vermelho" (Política, 17/4). O MST é uma força civilizatória no país, que ainda não conseguiu retomar a promessa do presidente João Goulart após o golpe dos militares.
Rafael Lopes Azize (Salvador, BA)

MST representa o povo trabalhador na luta para garantir seus direitos contra os grandes detentores de capital no país. Até onde sei, não existe nenhum grande empresário do agronegócio na seção de comentários deste jornal. Então, acordem, aqui todos são trabalhadores, direcionem seu ódio a um sistema em que a maior parte do povo não tem onde morar e onde trabalhar. O MST luta por vocês também.
Victor Silva (Santos, SP)

Sob nova direção
"Carlos Bolsonaro diz que deixará comando das redes sociais do pai" (Política, 16/4). Dez anos fazendo estrago na vida do brasileiro. Não vai ser fácil recuperar esse estrago. A democracia vai comendo a sopa pelas beiradas.
Renato Vieira (Florianópolis, SC)


Formação
"Ensino deficiente leva a mais erros médicos" (Opinião, 17/4). O MEC tem que interferir urgentemente nas faculdades. Em todas as áreas há muitas deficiências de ensino. Não podemos continuar a produzir incapazes.
Petrônio Alves Filho (Três Lagoas, MS)

Uma medida imediata e eficaz seria a seleção de profissionais por meio de um exame aos moldes do que faz a OAB para que advogados possam exercer a profissão. Mas o corporativismo da classe médica é um monstro de conservadorismo e atraso. Lembrem da baixaria praticada quando aqui chegaram os médicos cubanos, que foram exercer medicina nos rincõees desprezados pelos mimadinhos formados às nossas custas em universidades públicas.
Dagmar Zibas (São Paulo, SP)


Colunista
"Chá de revelação" (Manuela Cantuária, 17/4). Crônica sobre a burguesia, que faz sexagem fetal, um exame caro, que antecipa esse conhecimento em poucas semanas. Eu descobri o sexo do meu filho pelo ultrassom, como 99% das brasileiras. Aí não dá para ter festa de revelação.
Dannielle Miranda Maciel (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.