Descrição de chapéu Rússia

Muito irresponsável a posição do Brasil que não reconhece o agressor russo, diz leitor

Leitores também comentam bolsonarismo no Nordeste e energia solar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apoio
"Se o Brasil fosse invadido, Lula apoiaria um plano de paz que recompensa o agressor?" (Mundo, 17/4). Muito irresponsável a posição do Brasil que não reconhece claramente o agressor russo. Milhares de ucranianos foram mortos, milhões de famílias ucranianas, destruídas, e o povo sofrendo privações terríveis pela guerra. Triste ver o governo brasileiro se aliar a ditaduras autocráticas sanguinárias.
Eduardo Demaman (Salvador, BA)

Podem criticar o Brasil e o Lula como quiserem, mas essa posição do governo atual, em relação à guerra, é muito razoável e mais imparcial do que qualquer outro país que, direta ou indiretamente, apoia a invadida Ucrânia ou a invasora Rússia. Os EUA estão atolados até o pescoço, desde antes da guerra, e querem falar de imparcialidade e da moral dos outros?
Rodrigo Evora (Guarulhos, SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião ministerial dos 100 dias de governo, no Palácio do Planalto - Gabriela Biló/Folhapress

Análise
"STF começa a julgar se acusados por ataques golpistas de 8/1 se tornam réus" (Política, 16/4). Que recebam penas exemplares, mas que processem e prendam também as mentes que arregimentaram estes ignorantes para esta seita de extrema direita!
Bira Scutari (Ferraz de Vasconcelos, SP)

Precisamos ser seríssimos com o patrimônio público para sairmos do estigma da impunidade e do "tudo acabou por isso mesmo".
Sheila Ribeiro (Salvador, BA)

Aqui na província, os alegres carros embandeirados sumiram misteriosamente no dia 9 de janeiro. Ainda assim, sobrevivem aqui e acolá os mais abnegados à causa...
Elisabeth Schmidt (Cachoeira do Sul, RS)

Suspeito
"Zanin terá que enfrentar ‘dilema de Moro’ caso se torne ministro do STF" (Política, 16/4). Não existe dilema, existe lei. Moro cometeu milhares de irregularidades
Gilberto Rosa (Rio de Janeiro, RJ)

Nomear o próprio advogado! Estamos nos acostumando com o mau exemplo. Ganha o mais esperto e não o mais virtuoso. E o pior: isso não nos choca mais. Perdemos nossas referências, nossos valores. Sinto vergonha disso tudo...
João Braga (Marília, SP)


Tentativa
"Bolsonarismo tenta crescer no Nordeste em meio a brigas e dissidências" (Política, 16/4). Apesar do que disse certo político, a capacidade intelectual do nordestino em geral é muito superior à de determinados indivíduos do lado oposto do mapa do Brasil, que ainda apoiam aquela figura grotesca que fez da Presidência um motivo de chacota nacional e internacional. Pelo que eu sei, uma das leis imutáveis da natureza é a de que o tempo sempre anda para a frente, nunca para trás. Espero que continue assim pelo bem desse nosso país já tão combalido.
Jailson de Bezerra (Brasília, DF)


‘O Pequeno Príncipe’
"‘O Pequeno Príncipe’ faz 80 anos e dribla fama de ‘piegas’ com lição sobre valor da vida e das relações humanas" (Folhinha, 14/4). Não sei o que acontece comigo, mas hoje, velho e cansado, ainda tenho o desejo de ler e reler este livro continuamente!
Agostinho de Almeida Moreira (Quirinópolis, GO)

Charge enviada por leitor em referência aos 80 anos de 'O Pequeno Príncipe'
Charge enviada por leitor em referência aos 80 anos de 'O Pequeno Príncipe' - Luiz Baran

Taxação
"Energia solar por assinatura permite economizar até 20% na conta de luz; veja como" (Mercado, 16/4). Uma rara notícia boa para o consumidor/contribuinte brasileiro. O que me preocupa é o lobby contrário das distribuidoras de energia, que pode levar o Congresso a inventar uma taxação grande.
Joaquim Caminha de Sa Leitao Neto (Fortaleza, CE)


Ensino
"Alunos ficam sem aula de biologia, história e química no 3º ano do novo ensino médio em SP" (Educação, 16/4). Alguns saberes são essenciais para o indivíduo se posicionar na vida pública, mas são esses que estão sendo descartados pelo "novo" ensino médio. A educação no Brasil ainda serve como instrumento de dominação e manipulação. Uma pena!
Aída Bueno Bastos (Vila Velha, ES)

O novo ensino médio está cumprindo perfeitamente o papel para o qual foi concebido: precarizar ainda mais a educação pública e alijar o jovem cidadão do direito ao conhecimento. É urgente que o governo Lula enfrente os poderosos interesses que estão por trás dessa aberração e revogue completamente essa (de)forma!
Mateus Bego Bueno (Campinas, SP)

Total absurdo! Aumentando cada vez mais a distância entre o ensino público e o privado. Mais uma maneira de impedir o acesso a uma educação de qualidade e a universidade a todos, principalmente aos do ensino público. A quem interessa?
Leila Barbosa (São Paulo, SP)


Colunistas
"Se Lolita tivesse TikTok" (Giovana Madalosso, 16/4). Políticas públicas que reconheçam o problema fundamental do patriarcado e da violência machista e misógina que grassa historicamente contra meninas e mulheres cobrariam uma sociedade mais afetiva, cuidadosa e educada em relação às pessoas, suas necessidades e as suas realidades.
Andréa Bandeira (Recife, PE)

"Pessoas são agredidas, ideias não" (Lygia Maria, 16/4). É comum o ataque ao mensageiro e não à mensagem. Apesar de discordar de opiniões, cada um tem a sua e não podemos descartá-las, ou abusar do indivíduo que opina. O direito de expressão deveria existir em qualquer Constituição, mas infelizmente isso não é verdade. Nós gostamos mesmo de atacar as pessoas, porque falta cultura para cuspir na estrutura.
Flavio Ferrando (Jundiaí, SP)

"Onde vivem os negros" (Ana Cristina Rosa, 16/4). Excelente texto. É fácil mandar o problema para longe do nosso convívio.
Maria Luísa Beltrao Lemos (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.