'Como dizia o próprio Fernando Collor: o tempo é o senhor da razão', diz leitora

Assinantes comentam ação penal do STF contra ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Collor e STF
"STF forma maioria para condenar Collor por esquema de corrupção" (Política, 18/5). Esse elemento acabou com a minha primeira caderneta de poupança.
Jo Souza (Ananindeua, PA)

Por um breve momento, que dura um piscar de olhos, você acredita na justiça dos homens, mas você lembra que está no Brasil, onde o crime compensa, principalmente para os políticos. Então você percebe que o Collor deve estar rindo, já sabendo que nunca irá para a cadeia.
Cesar Montezuma Carvalho (Fortaleza, CE)

Até que enfim! Como dizia o próprio: o tempo é o senhor da razão!
Maria Helena Maccagnini (Porto Alegre, RS)

Fernando Collor (PTB-AL) no plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial, em maio de 2022 - Roque de Sá/Agência Senado

Silêncio como resposta
"Mauro Cid adota silêncio ao depor na PF sobre fraude em cartão de Bolsonaro" (Política, 18/5). Eu sei que isso tem que ser investigado e tal, mas estamos em maio já e ainda ficamos aqui falando se Bolsonaro se vacinou ou não, que assunto chato. Vamos focar no que realmente é importante, virar a página, chega de falar nesse ex-presidente que nada tem a nos acrescentar.
Klaus Serra (Brasília, DF)

Este vassalo prefere assumir a culpa do que comprometer o intitulado mito. Sabe bem o que acontece a quem delata gente da milícia.
Vanja Oliveira (São Raimundo Nonato, PI)


Definições
"Presidente da CPI do MST chamou movimento de terrorista e criminoso" (Painel, 18/5). Absurdo chamar de terrorista um movimento que produz tanto alimento para o Brasil.
Fernando Araújo (São Paulo, SP)

O MST é uma facção criminosa que conta com a leniência das instituições do Estado. Porém, apesar da sua forte ligação com o lulopetismo e suas obtusas teses, não é rigorosamente correto afirmar que o MST seja uma facção terrorista.
Jorge Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)


Ex-ministro
"CPI do MST pode chegar ao MTST de Boulos, diz Salles, relator da comissão" (Política, 18/5). Faltou perguntar se o ex-ministro não vê riscos de se tornar vidraça na CPI, considerando sua gestão criminosa no MMA como passador de boiada, que incluiu ser investigado por esquema de exportação ilegal de madeira.
Amalia Safatle (Itapevi, SP)


De saída
"Randolfe deixa partido de Marina após perder disputa sobre Foz do Amazonas" (Política, 18/5). O senador deveria ouvir atentamente os técnicos e cientistas do Ibama para conhecer profundamente as graves consequências da exploração de petróleo na foz do Amazonas para a população brasileira, antes de ter se precipitado em sair do partido.
Maria Eloisa Montero Miguez (São Bernardo do Campo, SP)


Diplomacia
"Lula chega a Hiroshima para maratona de bilaterais no G7" (Mundo, 18/5). Impressiona como em tão pouco tempo o Brasil voltou a ser respeitado internacionalmente. O desastroso governo anterior tinha assumido a postura de ser um pária. Pagamos um preço muito alto por conta disso em investimentos não realizados, comércio exterior prejudicado, insegurança jurídica e política, relações internacionais estremecidas etc. Foi um estrago imenso e cada dia é precioso para recuperar o que foi destruído.
Marcelo Alvarez Ghibu (Santos, SP)

Viajando de novo? Do Japão vai para onde?
Olavo Cardoso Jr. (Marília, SP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Hiroshima
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Hiroshima, onde participará, na condição de convidado, da reunião de cúpula do G7 - Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Investimento
"Presidente da Prada compra banca de jornal na Itália para mantê-la em funcionamento" (Mundo, 18/5). Em São Paulo, a prefeitura retirou e jogou em caminhões a maioria das bancas de jornal que tentavam sobreviver no centro da cidade.
Eduardo Freitas (São Paulo, SP)


Mercadoria de luxo
"Em crise, planos de saúde rescindem contratos e deixam crianças sem tratamento" (Mercado, 18/5). ANS é controlada pelos representantes dos planos. Não vai defender o povo, defende as operadoras. Enquanto saúde for mercadoria de luxo não haverá cidadania plena.
Fatima Marinho (São Paulo, SP)

Um absurdo esses planos de saúde se acharem no direito de tratar as pessoas dessa forma. A maioria dos associados paga e raramente usa, sequer para fazer exames. O plano paga as que usam e ainda sobra uma fortuna em lucros exorbitantes. Se gastaram a rodo e ficaram, dizem eles, no vermelho, não é culpa do associado. Processo neles.
Jailson de Bezerra (Brasília, DF)

Retorno
"Governo de SP manda famílias voltarem para casas condenadas em São Sebastião" (Cotidiano, 18/5). Sensacionais essas ações do município e do estado. Alguém acha que isso tem chance de dar certo?
Sergio Luiz Avena (Guarulhos, SP)


Detida
"Mulher é levada para delegacia após fazer topless na orla de Balneário Camboriú (SC)" (Cotidiano, 18/5). Brasileiros vão à Europa e acham natural. Mas no Brasil a mulher precisa "se cobrir". Homem sem camisa não é ato obsceno. Qual a diferença se homens também possuem mamilos?
Fernanda Salgueiro Borges (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.