Leitores comentam a cassação de Deltan Dallagnol: 'Corrupção parece ser imortal'

'A nova versão do PowerPoint tem tantas opções bonitinhas', escreve leitora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cassação
"TSE cassa mandato de Deltan, ex-coordenador da Lava Jato" (Política, 16/5). Concordo 100% com as palavras de Deltan Dallagnol quando ele disse que "está em curso no Brasil uma vingança sem precedentes contra agentes da lei que ousaram combater a corrupção". Tentam fazer o mesmo com o ex-juiz Sergio Moro. E não vai demorar muito para acontecer o mesmo com o ministro Alexandre de Moraes (aliás, já tem gente criticando suas atitudes). Por essas e outras, a Lava Jato teve vida curta, enquanto a corrupção parece ser imortal.
Jaime Pereira da Silva (São Paulo, SP)

Volte a fazer palestras e cobrar R$ 30 mil por cada. A nova versão do PowerPoint tem tantas opções bonitinhas! Vai, menino, uma vida de apresentações pela frente te espera.
Anna Amélia Meule (Uberlândia, MG)

Saiu do MP, elegeu-se deputado para se blindar e, suprema ironia do destino, agora fala em perseguição política. De triste nesta história, apenas o fato de que só pegaram o Robin, falta pegar o Batman.
Celso Balloti (São Paulo, SP)

Torço para que Bolsonaro seja punido por seus atos ilegais, com perda de elegibilidade política e prisão, o que seria um fortalecimento de nossa democracia. Porém, torço mais ainda para que tais punições decorram de procedimentos legalmente inquestionáveis, para que não se repita o fato de penas serem anuladas por questões técnicas do processo investigativo e não pela análise do mérito das ações praticadas.
Jonas Nunes dos Santos (Juiz de Fora, MG)

O deputado cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) deixa seu gabinete e caminha até o salão verde da Câmara dos Deputados, onde fez um pronunciamento à imprensa - Pedro Ladeira/Folhapress

Sistema S
"Tirar dinheiro do Sesc e do Senac é uma falsa boa ideia" (José Manuel Diogo, 17/5). O sistema S é dos raros setores que funcionam neste país. A quem interessa neutralizá-lo? Há interesses envolvidos, com certeza, mas ninguém conta.
Eulalia Moreno (São Paulo, SP)

O Sesc faz vai muito além de entretenimento: odontologia, segurança alimentar, oficinas, educação formal e informal e, claro, arte. Criar este precedente é algo perigoso e antidemocrático.
Carlos Navas (São Paulo, SP)

Moral
"Elon Musk diz que trabalho remoto é moralmente errado" (Tec, 17/5). Em casa fica mais difícil botar o cabresto, né? Típico capitalista. Para que contribuir com o bem-estar dos robôs que trabalham para ele?Eliane Freitas (São Paulo, SP)

Elon Musk calado é um poeta.
Maria Cury (Guaxupé, MG)

Moralmente errado é um ser desses ter acumulado tanto capital e poder. O cara compra o Twitter, plataforma que mais faz a humanidade perder tempo, enquanto reclama de produtividade.
José Roberto Pereira (Curitiba, PR)

Educação comprometida
"Salário do professor no Brasil não aumenta mais que 50% até o final da carreira" (Educação, 17/5). A desvalorização do professor também se mostra na rede municipal da educação em São Paulo. Em 2022 os educadores receberam um " pseudo" aumento. Pseudo porque o desconto do salário no IPREM também aumentou e o que, de fato, os educadores receberam ficou abaixo do salário anterior. Um exemplo sou eu mesma: a partir de março de 2022, meu salário diminuiu quase R$ 400.
Beatriz Judith Lima Scoz (São Paulo, SP)

Seca
"Seca histórica castiga Argentina e agrava crise econômica" (Mundo, 16/5). Um governo populista desastroso e uma seca horrorosa... Aqui temos já o governo desastroso, a seca que fique distante.
Mario Kurtz Filho (Santa Maria, RS)

Não existe nada tão ruim que não possa piorar. Esta parece ser a triste sina de um país tão encantador como é a Argentina. Como pode se recuperar? O mais trágico é que a grande maioria dos jovens educados, a força de trabalho de uma nação, só tem um objetivo: ir morar no exterior.
Dulce Warwick (Aracaju, SE)

Estereótipos
"Sequência de ‘Menino do Pijama Listrado’ mantém problemas do original" (Ilustrada, 17/5). Se até mesmo nós, ao narrarmos nossas histórias, somos atravessados por nossos imaginários, o que dizer de um narrador externo. Então prefiro a ficção assumida como tal. Dessa forma, sabemos que é uma criação, mas que pode muito bem sugerir analogias sobre a vida real.
Rafael Vicente Ferreira (Belo Horizonte, MG)

O ator Jack Scanlon como Shmuel, em cena de 'O Menino do Pijama Listrado', com direção de de Kevin Smith - Divulgação

Colunista
Genial e imperdível artigo de Mariliz Pereira Jorge ("Agora pode-se chamar a ex-primeira-dama de MiCash", 16/5). Com fina ironia diz tudo sobre tanta hipocrisia que fomos obrigados a engolir durante quatro anos! Mas é compensador ver que a verdade dos fatos vem emergindo a cada dia com odor de podridão que só não sente quem não se importa em conviver em meio a esse fedor.
Eliana França Leme (Campinas, SP)


Editorial
"Mulheres à obra" (Opinião, 16/5). Editorial muito importante e atual. A licença-paternidade estimula um maior vínculo afetivo entre todos os envolvidos e gera impactos positivos para o desenvolvimento das crianças e para a igualdade de gênero. Que venham mais revoluções!
Regina Siani Guimarães (Campinas, SP)

Folhateen
Fui leitor do Folhateen nos anos 1990 por divulgar artistas novos como, por exemplo, Planet Hemp, Speedfreaks e Champignon, do Charlie Brown Jr. Quando eu escrevi as biografias deles, o suplemento jovem da Folha foi uma importante fonte de pesquisa. Bom retorno e uma longa vida ao Folhateen 2.0!
Pedro de Luna (São Paulo, SP)

Parabéns, Folha, pela iniciativa! Os adolescentes carecem de bom jornalismo escrito.
Clemerson Araujo (Rincão, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.