O mercado imobiliário adora o dindim, mas odeia a cidade, diz leitor

Assinantes comentam Plano Diretor de SP, lives de Lula e ataque em escola no Paraná

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo


Plano Diretor
"Câmara recua em pontos polêmicos do Plano Diretor de SP" (Cotidiano, 19/6). Os donos de construtoras e os vereadores que moram em bairros protegidos e arborizados, como os Jardins, vão sufocar a cidade e pagarão com seus mandatos. Denunciem a destruição do pouco que resta de vida saudável na cidade de São Paulo. O mercado imobiliário adora o dindim, mas odeia a cidade.
Antonio José Lopes (São Paulo, SP)

Vereadores, sejam de São Paulo ou de outra cidade, são inúteis e quando resolvem trabalhar é para degradar a cidade ou impedir o desenvolvimento. Tanto é que o patrimônio histórico barroco foi todo destruído, o que resistiu ao tempo está em ruínas. E evolução também não existe, os prédios autorizados são tacanhos, nunca seremos como Nova York ou Dubai. O Plano Diretor não é bom e certamente ficará pior.
Israel Sena (São Paulo, SP)

foto colorida mostra prédios na região do Mirante de Santana, em dia com céu sem nuvens
Mirante de Santana (zona norte de SP), onde a revisão do Plano Diretor quer liberar a construção de prédios no entorno - Bruno Santos/ Folhapress

Planos de saúde
"’Sinto mais medo que vontade de empreender em planos de saúde’, diz fundador da Qualicorp" (Mercado, 18/3). O mercado de planos de saúde no Brasil é abusivo. Você não consegue fazer um plano individual justo. É para poucos, pouquíssimos. E o pior, atendimento médico e clínico está no mesmo nível do SUS.
Mônica Casarin Fernandes (Armação dos Búzios, RJ)

Se estivesse bom para esse sujeito, com certeza estaria ruim para o consumidor.
João Jaime de Carvalho (São Paulo, SP)

O governo deveria regular menos esse mercado. Bons planos de saúde privados devem ser muito caros mesmo. As pessoas que contratam planos de valor mais baixo terão direitos a consultas e exames básicos. Na "hora H", precisarão recorrer ao SUS. Mas ilusão também é um mercado.
José Lino da Silva (Goiânia, GO)

Lives
"Lula ignora promessa, repete Bolsonaro e usa live oficial para ataques" (Política, 19/6). Esperava que Lula demonstrasse mais ponderação, mas ele tem se comportado como um exaltado líder de grêmio estudantil. O Brasil precisa caminhar para o centro, mitigar a polarização extremada, mas Lula vai no caminho contrário. Pior para ele que não consegue captar o que o povo brasileiro deseja ardentemente.
André Silva de Oliveira (Belém, PA)

Chamar o governo anterior de fascista é ataque? Ataque é estimular o ódio, pregar e articular golpe de Estado e exterminar comunidades indígenas. Acho saudável a gente lembrar sempre o que foram os quatro anos do governo inominável que se passou, para não permitirmos mais que fascistas, xenófobos, misóginos e homofóbicos cheguem ao poder.
Eduardo Vianna (São Paulo, SP)

Ataque em escola
"Ex-aluno mata estudante e fere outro em ataque a tiros em escola no Paraná" (Cotidiano, 19/6). Aos que pregam ódio, separação, armas para todo mundo e querem criar muralhas com o resto do Brasil, assumam a responsabilidade por mais essa tragédia com os jovens. Está aí o triste resultado.
Jose Walter Da Mota Matos (Pouso Alegre, MG)

E existem aqueles que são contra a segurança armada nas escolas. Estão cegos e não percebem que o mundo de hoje é outro. Para mim, escola deveria ser local exclusivo de aprendizado. Qualquer outra demanda administrativa deveria ser direcionada a outro local. E o acesso às instituições deveria ser bem controlado com detectores de metal. Interessante que para proteger o dinheiro faz-se de tudo, mas as vidas de crianças e adolescentes são motivo de discursos hipócritas.
Roberta Melissa Oliveira (Diadema, SP)

Não hesito sequer um segundo em atribuir grande parte dessas desgraças ao bolsonarismo, amaldiçoada seita que apodreceu o país durante quatro anos. E hesito menos ainda em afirmar que ela deve ser arrasada por todos os meios legais cabíveis.
Alex Sgobin (Campinas, SP)

Armas e professores
"Metade da população brasileira defende que professor saiba usar arma, diz pesquisa" (Educação, 19/6). Professores são profissionais importantíssimos para a sociedade, mas ganham pouco e estão expostos a agressões perpetradas por sociopatas. Devem ter assegurado o direito à sua própria defesa e à defesa de seus alunos.
Paulo Roberto Dufraye (Rio de Janeiro, RJ)

Saber lidar com ataque é muito diferente de dar porte de arma para os professores. É preciso saber reconhecer comportamentos potencialmente perigosos e saber como lidar com eles antes que resultem em ataques. Quem pensa em armar o professor consegue projetar o que vai acontecer? O aluno entra armado, o professor atira e mata o aluno. A violência e o trauma continuam. A escola vai continuar coberta de sangue.
Ana Rodrigues (Guarulhos, SP)

Mulheres
"Ginecologista é preso em Maringá sob suspeita de abuso e tentativa de estupro de pacientes" (Cotidiano, 19/6). Mulheres, procurem ginecologistas mulheres. Fim.
Adriana Santos (Macaé, RJ)

Fake news
"Estudantes criam plataforma para combater as fake news" (Educação, 19/6). Ótima notícia para começar bem o dia. Sinto muito orgulho por esses garotos. São exemplos assim que a mídia sempre deve divulgar para inspirar outros jovens a se destacarem fazendo coisas boas para todos.
Claudio Loredo (Palmas, TO)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.