Descrição de chapéu América Latina Argentina

'Com tipos amalucados como Milei e o Bolsonaro não vamos a lugar nenhum', diz leitor

Assinante pede candidatos com mais seriedade para representar a direita

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eleição argentina
"Massa surpreende e sai na frente de Milei para 2º turno na Argentina" (Mundo, 22/10). A direita tem que, com urgência, passar a escolher candidatos com perfil de seriedade e equilíbrio. Com tipos amalucados como Milei e o Bolsonaro não vamos a lugar nenhum.
Flavio Augusto Orsi (Vacaria, RS)

A Argentina é um país admirável, lindo, com vida cultural fantástica. Devemos torcer para que se livre de uma vez da ameaça da extrema direita insana.
Lorena Pardelhas (Porto Alegre, RS)

Ainda tem o segundo turno e precisamos saber qual será a escolha do macrismo, mas alivia um pouco ver que o eleitor pode ser racional, mesmo em meio ao desastre em que se encontra a Argentina.
Alberto Melis Bianconi (Taubaté, SP)

Javier Milei discursa a apoiadores após resultados do primeiro turno - Luis Robayo/AFP

Cassação
"Processo que pode cassar Moro avança, e TRE-PR marca depoimento de ex-juiz" (Política, 22/10). Moro é odiado pelo PCC, pelo Congresso, pela Suprema Corte e pelo governo. Ter esses inimigos só demonstra que ele está no caminho certo, mas o Brasil é o país do errado. Se você fizer o certo, você vai preso ou é morto.
Vicente Valcarcel (Rio de Janeiro, RJ)

Eu, como cidadão brasileiro, espero que sejam feitas sérias e profundas investigações em relação às diversas operações da Lava Jato. Seguindo os ritos do processo, com certeza. Como dizem no Nordeste, há muito caroço por baixo do angu.
Reginaldo Siliva (São Paulo, SP)

Violência nas escolas
"Ataque em escola de Sapopemba, em SP, deixa aluna morta" (Cotidiano, 23/10). Mais uma adolescente que morre por ignorância e radicalismo de um (des)governo que liberou armas, um claro incentivo à violência. Espero que essa sandice, que já está sendo revertida (pelo atual governo federal), poupe a vida de outros.
Silvia Tahamtani (Cotia, SP)

A questão é de que forma o sistema educacional está disposto a fazer o que deve ser feito. Como se sente um professor na sua valoração profissional? Que parte ele acredita que tem no desenho de uma sociedade melhor? Todos comentaram que o menino agressor sofria bullying, só os psicólogos que não sabiam? Os psicólogos conversavam com os alunos, monitoravam o clima social nas classes? Isto não se resolve com detectores, expulsões ou policiais.
Armando Moura (São Paulo, SP)

Privilégios
"Agressor de irmã de Zanin é indiciado por lesão corporal e maus-tratos de animais" (Cotidiano, 22/10). Se a vítima não fosse irmã de quem é, a diligente Polícia Civil agiria com tamanho senso de urgência? Ou seria o Brasil apenas uma República de bananas e da carteirada?
Nilton Silva (Brasília, DF)

Ele queria atingir os cães. Se não fosse irmã de um Deus do olimpo, teria terminado aí.
Emilio Bazzani (São Caetano do Sul, SP)

Comportamento
"Deputado bolsonarista é acusado de assédio sexual e omissão de socorro a prostituta" (Política, 22/10). Misoginia, assédio e abuso sexual, funcionários fantasmas, rachadinha, abuso de poder. Um clássico da estirpe. Não foi o bolsonarismo que criou isso. Ele os catalisou e deu visibilidade ao padrão de valores da turma.
Jorge Guimarães (Recife, PE)

Pelo seu histórico aqui descrito, era para este senhor está na cadeia. Mas estamos no Brasil. Aqui só come cadeia quem é pobre ou inimigo do sistema.
Mônica Elsen (Armação dos Búzios, RJ)

Calamidade
"O relativismo ético do terror" (Becky S. Korich, 23/10). Concordo com tudo, menos com a ideia de que as pessoas são diferentes no "mundo virtual". Antes elas falavam suas opiniões para círculos mais restritos e não tinham grandes influenciadores com opiniões semelhantes. Ou alguém aqui nunca ouviu uma porção de absurdos em conversa de bar antes de dividirmos nossas responsabilidades entre real e virtual?
Leonardo Trindade (São Paulo, SP)

Não estamos falando de política e nem de diferenças de crenças e religiões, estamos falando de terrorismo. O Hamas não tem nada a ver com o conflito humano que acontece entre Israel e Palestina. Ele surgiu como um grupo terrorista, ou melhor, desumano e isso não pode ser aceitável.
Daniella Simantob (São Paulo, SP)

Nem sempre ganhar a guerra é o melhor negócio. Saber parar é importante.
Cláudio Fernando Mahler (Rio de Janeiro, RJ)

Amadurecimento
"Canto mal e cada vez mais alto" (Giovana Madalosso, 22/10). Suspiro. Ando com 44 anos na mesma toada. Buscando mais liberdade e arte na vida. Outras formas de luta.
Larissa Esteves de Souza (Dracena, SP)

Pela leitura do belo texto, não dá para afastar também a ideia da redenção que a aposentadoria carrega. Valeu, Giovana, vou tentar cantar mais vezes no carro!
Vitor Luis Aidar Santos (Jaboticabal, SP)

Música brasileira
"Tenho horror à sigla MPB, diz Edu Lobo, 80, com disco de novas interpretações" (Ilustrada, 23/10). Esse conceito de que "minha música ficou complexa ao longo do tempo" é muito relativo. A música de Edu não evoluiu. Os conceitos dele são os mesmos da década de 1960. O percurso de seu amigo Chico Buarque já é suficiente para relativizar o valor desse "complexa".
Braulio Fernan (Rio de Janeiro, RJ)

Nossos gênios já se foram ou estão em vias de. Viva Edu! Aproveitemos enquanto o tivermos por aqui.
Jorge Ceretta (Florianópolis, SC)

Edu está certo. Qualquer porcaria pode ser chamada de MPB.
Nacib Hetti (Belo Horizonte, MG)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.