Descrição de chapéu chuva clima jornalismo

Problemas com falta de energia? Conte para a Folha

Aumento das chuvas no período de verão causam destruição, alagamentos e falta de energia na cidade de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo (SP)

São Paulo está novamente debaixo d'água. Com um início de semana com temperaturas elevadas, uma pancada de chuva ou outra é esperada. Mas, como estamos falando de São Paulo, essas pancadas vêm desavisadas e muito fortes.

Nesta segunda (8) e terça-feira (9), tempestades provocaram a morte de duas pessoas e deixaram moradores sem energia elétrica. Algumas estão nessa situação há mais de 25 horas. Os ventos chegaram a 76 km/h, causaram queda de árvores e galhos e danificaram trechos da rede elétrica.

Ruas ficaram alagadas próximas ao metrô Santa Cecília, em São Paulo, após fortes chuvas na tarde de segunda-feira (8) - Rubens Cavallari/Folhapress

Uma reportagem da Folha revelou que o tempo de espera por equipes da Enel, concessionária responsável pelo abastecimento elétrico em São Paulo, dobrou em cinco anos, com uma espera para a resolução do problema de cerca de 12 horas e meia. O fato é preocupante, visto que a cidade tem visto um alto volume de chuvas.

O tempo em que domicílios ficam sem luz, por outro lado, diminuiu em cerca de 11% no mesmo período.

Árvores caíram sobre a rede elétrica e sobre veículos após forte chuva seguida de ventania em São Paulo nesta segunda (8) - Marco Ambrósio/ Ato Press /Agência O Globo

Pensando nesse cenário, envie seu relato sobre os problemas causados pela falta de energia para a Folha. Há quanto tempo você está sem luz? Qual foi o maior tempo que passou no escuro? O contato com a Enel foi bem-sucedido ou causou mais dor de cabeça? Quais foram as consequências de passar esse período sem energia?

Conte para a Folha neste formulário. Algumas respostas podem ser publicadas no Painel do Leitor e divulgadas nas redes sociais da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.