Descrição de chapéu férias de verão

Você tem macetes para planejar e curtir suas viagens, leitor? Conte para a Folha

Na hora de viajar, evitar transtornos, facilitar o deslocamento e reduzir gastos são pontos essenciais, mas nem sempre óbvios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ônibus ou avião, qual compensa mais? Como conseguir passagens mais baratas? Como escolher a melhor hospedagem, com o melhor custo-benefício? E a organização das malas, o que é essencial e o que pode ficar de fora? Como driblar o estresse de aeroportos e rodoviárias ou contornar imprevistos, como atrasos e cancelamentos?

Planejar viagens pode ser sinônimo de estresse, mas é, também, uma arte que se aperfeiçoa com a prática. Não à toa viajantes experientes costumam ir além das dicas e têm seus próprios macetes —as táticas para que tudo corra bem ou, ao menos, sem grandes e caros perrengues.

0
Frequentadores curtem a praia do Leblon na altura da rua Bartolomeu Mitre - Eduardo Anizelli/Folhapress

Há também aqueles que são mestres na hora de garantir os melhores preços para passagens e sabem como ninguém "armar o esquema" da hospedagem, dentro do orçamento e cumprindo as expectativas. Outros têm macetes até para arrumar as malas o mais rápido possível, com tudo que é indispensável e ocupando pouco espaço.

A Folha quer saber: leitor, quais são os seus macetes, truques e dicas para viajar? O que você aprendeu com suas experiências anteriores que pode auxiliar outros viajantes? O que você considera essencial na hora de organizar a próxima aventura? Conte para a Folha neste formulário.

Algumas respostas podem ser publicadas no Painel do Leitor e divulgadas nas redes sociais da Folha.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.