'Eterna mentalidade de capitanias hereditárias', diz leitor sobre malha ferroviária

Encontro de Tarcísio e Caiado com Netanyahu em Israel é outro tópico comentado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Malha ferroviária
"Brasil tem seis rotas de trens de passageiros que não saem do papel" (Mercado, 19/3). Inaceitável que um país de dimensões continentais, grande população e potencial econômico tenha abandonado o transporte ferroviário. O Japão, com território muito menor, tem uma malha ferroviária invejável, com trens modernos, eficientes, seguros e confortáveis. Aqui, eterna mentalidade das capitanias hereditárias.
Miguel Gossn (Votuporanga, SP)

Plataforma do antigo complexo da Fepasa em Jundiaí, que foi restaurada
Plataforma do antigo complexo da Fepasa em Jundiaí, que foi restaurada - Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Governadores em Israel
Será que Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e Ronaldo Caiado, de Goiás, não têm assuntos mais importantes e urgentes para cuidar em seus estados? ("Tarcísio e Caiado visitam Netanyahu em Israel e cutucam governo Lula", Mundo, 19/3) Em vez disso, foram a Israel bajular de maneira servil o primeiro-ministro daquele país. E o que é pior, quem paga a conta da viagem inútil com certeza é a população, mais uma vez.
Ary Braz Luna (Sumaré, SP)

A imagem transmite a sensação de dois urubus políticos na carcaça política de Bolsonaro, que com o avança das investigações e condenações, será uma refeição para lá de indigesta na política.
Antônio Beethoven Cunha de Melo (São Paulo, SP)

Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), durante encontro com o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu - @ronaldocaiado no Instagram

Assédio no elevador
"A cultura do estupro em vídeo" (Mariliz Pereira Jorge, 19/3). É uma sociedade na qual você ainda tem que ouvir que o corpo não é da mulher. A gente ainda tem que gritar que o corpo é nosso!
Ana Rodrigues (Vitória, ES)

Trata-se de uma perversão. O gozo não é com ato libidinoso em si, é com a dominação, o não consentimento, a transformação do corpo da mulher em um objeto qualquer, que se encontra à sua disposição, a ser usado e abusado, conforme sua necessidade.
Anete Araujo Guedes (Belo Horizonte, MG)

Só a punição exemplar pode acabar com isso. Enquanto "Danieis" e "Robinhos" ficarem soltos, a agressão continuará.
Carla Oliveira (São Paulo, SP)

Reunião ministerial
"Lula olhou para a quitanda" (Elio Gaspari, 19/3). Tem gente que aceita qualquer coisa e fica sonhando com o país do futuro. Pior é que o futuro é incerto, pois não temos nenhum planejamento de médio e longo prazo com metas e programas estabelecidos. É o destino contra a vontade de acertar, mas isto não basta, se fôssemos uma empresa, quebrávamos no primeiro ano de funcionamento.
Paulo Cury (Rio de Janeiro, RJ)

Soberano
"Lula diz que seu Deus não é igual ao de Malafaia e culpa fake news pela rejeição de evangélicos" (Política, 19/3). Só o fato de termos nossas lideranças políticas falando constantemente sobre Deus, já é um sinal de nosso retrocesso como sociedade livre. Crenças são questão de foro íntimo. Essa é a mais triste faceta dos tempos que vivemos.
Rafael Galvão (Guarujá, SP)

Quer fortalecer a laicidade do Estado? Acabe com os inúmeros feriados religiosos.
José Ferreira (Lagoa Santa, MG)

Realmente é uma aberração o uso da religião na política com o único intuito de defender interesses pessoais. Lula está certo nessa avaliação. Nenhum país prospera quando começa a colocar líderes religiosos extremistas na política.
Ana Barbosa (Curitiba, PR)

Prejuízo
"Comerciantes amargam prejuízos com apagão no centro de SP: ‘Tá tudo perdido’" (Cotidiano, 19/3). Como algo assim pode acontecer? Por que não trocar de empresa? Setor energético é algo essencial para o funcionamento de qualquer coisa. Descaso ou dinheiro por baixo dos panos?
Marcius Carvalho (Belo Horizonte, MG)

SP está abandonada... Sem prefeito, sem governador. A conta pela defesa incondicional do "privatiza tudo" chegou e está sendo paga por todos os paulistanos. Quem sabe assim o povo começa a entender que não se privatiza serviços básicos como água, luz etc?
Felipe José Fernandes Macedo (São João Del Rei, MG)

Fuga
"Crianças de 3 anos fogem de creche municipal e saem correndo pela rua em Balneário Camboriú" (Cotidiano, 19/3). As autoridades do município deviam estar muito ocupadas com a vigilância sobre professores doutrinadores...
Sergio Moraes (São Paulo, SP)

O mais chocante nesse vídeo é ver esses dois adultos olhando duas crianças pequenas correndo no meio da rua e não fazendo nada!
Maria Cecilia Franchin (Colina, SP)

Uniforme ressignificado
"Nike apresenta nova camisa da seleção brasileira" (Esporte, 18/3). Isto aí já era. A camiseta foi corrompida pelos "direitrolhas". Sem falar na geração "neymarzete", que avacalhou de vez com o futebol brasileiro. Muita marra, pouca bola.
Daniel Vitorazzi (Dois Irmãos, RS)

Ficam alterando o design de uma camisa outrora respeitada a troco de nada. Uma seleção cujo passado é belo, vitorioso, uma seleção que fazia o Brasil parar para torcer e hoje se tornou um time sem alma, sem raça, cujos atletas só pensam em ostentar em redes sociais, em fazer dancinhas e que jogam um futebol medíocre. Pouco importa o novo layout dessa camisa que, por sinal, está cada vez mais feia e descaracterizada.
Klaus Serra (Brasília, DF)

Manifestação
"Mulheres denunciam Opus Dei em relatos de trabalho análogo à escravidão" (Mundo, 20/3). O Opus Dei sabe que há pessoas com experiências dolorosas e nossa prioridade sempre será ouvir, dar apoio, pedir perdão e reparar o que for necessário. Entretanto, algumas das acusações citadas na reportagem são graves e não têm fundamento na realidade. As numerárias auxiliares, além de serem fiéis do Opus Dei, são profissionais e, como tal, sua relação trabalhista é regida pela legislação de cada país. Apresentar essa relação como sendo "análoga à escravidão" é deturpar os fatos.
Roberto Zanin, do Escritório de Comunicação do Opus Dei no Brasil (São Paulo, SP)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.