Descrição de chapéu violência

Leitores apontam responsabilidades de donos de cachorros na hora de passear na rua

'Os tutores devem ter capacidade física de controlar os impulsos de movimentação', afirma assinante

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caminhar com cães na guia, recolher dejetos e, principalmente, conhecer e controlar o comportamento de seus animais são algumas das responsabilidades apontadas pelos leitores da Folha para os donos de cachorros no ambiente público. A Folha perguntou a opinião dos assinantes sobre quais precauções devem ser tomadas pelos responsáveis para que acidentes não aconteçam. Confira algumas respostas a seguir.


Andar com seus cães na guia, independentemente da raça. De preferência mantendo distância de pessoas e de outros animais.
Marcilio Pinho Braz (Santos, SP)

Usar focinheira, evitar lugares de maiores aglomerações, pois o animal fica mais nervoso. Expressamente proibido frequentar praias.
Dario Cesar Capucci (Uberaba, MG)

Pela parte do governo, proibir a reprodução de cães extremamente agressivos com pitbulls e outros.
Marco Antonio Saulle (Tupã, SP)

Guia, sempre! Guias curtas para raças agressivas. Recolhimento de fezes e diluição de urina no caso de superfícies pavimentadas.
Luciano Cardinali (São Paulo, SP)

0
Movimentação de cachorros durante a tarde no Cachorródromo, maior parque indoor para cachorros da América Latina - Adriano Vizoni/Folhapress

Em dias de calor, os donos têm a obrigação de cuidar dos cães para que não queimem as patas, optando por espaços sombreados e oferecer água durante a caminhada.
Afra Maria Miceli (Curitiba, PR)

Todas as vacinas dos cachorros que passeiam em lugar público devem estar em dia! Nenhum cachorro deve andar solto, a não ser que seja num parque de cachorros!
Renata Argentino Milanez (Miami, FL)

Avisar as pessoas para não tocarem ou se aproximarem se o cão for antissocial. Evitar que brincadeiras ou comportamentos súbitos que possam assustar sejam realizadas. O cão age por instinto e, muitas vezes, ataca para se defender. Na dúvida, deve-se manter a distância de pessoas estranhas.
Ana Lucia Pereira da Silva (São Paulo, SP)

Manter na focinheira, com coleira e responder pelo comportamento deles.
Renato Paoliello Palet (Brasília, DF)

Devem ter atenção a tudo que está acontecendo a sua volta. Tutores devem conhecer seus cães, especialmente suas reações diante de outras pessoas e de outros animais. Devem ter liderança, domínio sobre eles na forma de postura e atitudes — sem uso de violência.
Erani de Camargo Stutz (Itu, SP)

Animais perigosos deveriam ser proibidos, pois, apesar de ser possível criá-los de maneira a ficarem dóceis, não há como garantir e isso põe em risco a vida do outro. Assim como armas são proibidas, especialmente em centros urbanos, cachorros agressivos também deveriam ser.
Rogério dos Santos Fernandes (São Paulo, SP)

Garantir a segurança de todos, humanos e animais, responder penalmente pelos atos do animal, como tentativa de homicídio.
André Bohlsen (São Paulo, SP)

Treinar o animal para não latir demasiadamente ou depois das 22h.
José Ilton Chiaradia Fernandes Junior (Bom Jesus do Norte, ES)

São seres especiais para nossa vida, nos tiram de situações adversas como depressão, nos fazem companhia e cabe a nós retribuir com os cuidados necessários. Animais não são responsáveis pela irresponsabilidade de seus tutores.
Marcia dos Santos Alarcon (Botucatu, SP)

Os tutores devem ter capacidade física de controlar os impulsos de movimentação dos seus cães. Devem estar atentos não somente ao comportamento dos animais no ambiente doméstico, mas, também, às características naturais de temperamento das raças que criam, especialmente a previsibilidade de reações e a agressividade.
João Fernando Cravos (Brasília, DF)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.